8 mulheres incríveis que estão transformando a história da moda hoje

Nomes poderosos de ativistas que fazem a diferença na indústria!

Por Sofia Duarte 8 mar 2021, 11h17

Você sabia que teve um tempo em que as mulheres não usavam calça jeans? Em ambientes de trabalho e até em algumas faculdades, por exemplo, era uma peça proibida. Inacreditável, né?!

Muitas conquistas do feminismo tiveram repercussão na moda, e as roupas foram aliadas do movimento. Coco Chanel se inspirou nos uniformes militares masculinos, enquanto Mary Quant difundiu a minissaia em um período em que as mulheres falavam sobre liberdade sexual. Mais tarde, nos anos 80, as tendências fashion foram influenciadas por ícones como Madonna, que sempre expressou opiniões políticas em seus looks. Já nas passarelas dos anos 90, a modelo Naomi Campbell fazia questionamentos necessários sobre discriminação racial.

Enfim, conhecemos várias mulheres que transformaram o jeito como nos vestimos e trouxeram inovações fundamentais para o avanço do movimento feminista. Pensando nos dias de hoje, quem são as protagonistas quando o assunto é moda? A gente listou 7 personalidades que apostamos que estão realizando grandes mudanças no mundo fashion!

Rihanna

Rihanna
Instagram/Reprodução

Em 2017, Rihanna lançou a Fenty Beauty e revolucionou o mercado da beleza com 40 tonalidades de base. Um ano mais tarde, anunciou a Savage x Fenty, linha de lingerie com grande diversidade de cores e tamanhos. Depois, veio a grife Fenty (que, infelizmente, foi encerrada em 2021), e a empresária se tornou a primeira mulher negra a participar do grupo de luxo LVMH. Além de criações inovadoras, RiRi está causando um impacto importante na indústria da moda. Rainha faz assim!

Stella McCartney

Stella McCartney
Instagram/Reprodução

Stella McCartney é uma das maiores referências da moda de luxo sustentável. As coleções da estilista britânica são veganas e chamam a atenção para temas como desperdício de água e consumo exacerbado. O ativismo de Stella vai para além das roupas e encontra manifestações nas passarelas, como em um desfile na semana de moda de Paris que teve animais de pelúcia em protesto contra o uso de peles verdadeiras.

Kim Kardashian

Kim Kardashian
Instagram/Reprodução

As ~polêmicas fashion~ que mais causam controversas na internet provavelmente estão no armário de Kim Kardashian. A socialite passou por várias mudanças em seu estilo desde os anos 2000, mas atualmente é conhecida como a rainha das tendências vintage por ter relançado a moda de peças como biker shorts, chinelo de salto, biquíni asa-delta, modelagem esportiva… Em 2019, ela também criou sua própria marca de shapewear chamada Skims.

  •  

    Continua após a publicidade

     

    Continua após a publicidade

    Maria Grazia Chiuri

    Maria Grazia Chiuri
    Instagram/Reprodução

    Em 2016, a estilista italiana se tornou a primeira mulher a assumir a direção criativa da Dior, e, desde então, a marca tem colocado o feminismo no centro do debate. A frase “We Should All Be Feminists” [Todos deveríamos ser feministas, em português], da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, apareceu na primeira coleção de Maria Grazia Chiuri no comando da grife francesa e ganhou fama no mundo todo. Na semana de moda de Paris de fevereiro de 2020 foi a vez da frase “I Say I” [Eu digo eu], da ativista italiana Carla Lonzi.

    Billie Eilish

    Billie Eilish Oscar 2020

    A dona do hit bad guy está influenciando uma nova geração com seu estilo cheio de personalidade e suas indagações sobre autoestima e padrões de beleza. Uma vez, a cantora explicou que uma das razões de só usar roupas oversized é para evitar que as pessoas julguem seu corpo. Além disso, Billie Eilish está se aventurando na moda com suas coleções de roupas – algumas com materiais sustentáveis e peças até para crianças –, por meio das quais consegue colocar em discussão as normas de gênero impostas pela sociedade.

    Lizzo

    Lizzo
    Instagram/Reprodução

    Lizzo é a diva pop que precisamos! Ela arrasa nas mensagens positivas sobre empoderamento e amor próprio e consegue transmitir essas atitudes em seus visuais fashionistas. A cantora traz visibilidade às mulheres plus size, mostrando que, sim, todos os corpos são lindos, e sua confiança se destaca no tapete vermelho. Lembra da minibolsa da Valentino que virou até meme?

    Meghan Markle

    meghan markle
    Jeremy Selwyn - WPA Pool/Getty Images

    A duquesa de Sussex se tornou uma das maiores referências de estilo do mundo, tanto que foi eleita o ícone fashion mais influente da família real pelo Lyst. Desde que entrou para a monarquia, Meghan Markle tem quebrado protocolos tradicionais e, agora que ela e o príncipe Harry se afastaram dos compromissos e obrigações como membro seniores da realeza, os looks estão cada vez mais a cara dela. <3

    Marina Ruy Barbosa

    Marina Ruy Barbosa usando look azul
    @shopginger/Instagram

    No Brasil, Marina Ruy Barbosa tem se destacado como empresária de moda principalmente após abrir a sua própria marca, a Ginger, que se preocupa com o impacto que causa no meio ambiente. Além disso, a atriz foi nomeada, em novembro de 2020, a nova diretora de moda da ZZ MALL, novo marketplace do grupo Arezzo&Co. A ruiva promete muitas inovações no mundo fashion!

    Fora as mulheres que já citamos aqui, existem muitas outras que fazem história nas áreas da moda e da beleza. Beyoncé, Victoria Beckham, a estilista Angela Brito, Zendaya e por aí vai…

    Qual dessas divas mais te inspira?

    Continua após a publicidade
    Publicidade