Continua após publicidade

BTS: veja os momentos que marcaram 2022 para o grupo de k-pop

De projetos solos ao anúncio do alistamento militar, relembre os destaques de Jin, Suga, J-Hope, V, RM, Jungkook e Jimin ao longo do ano

Por Gustavo Balducci Atualizado em 30 out 2024, 15h13 - Publicado em 31 dez 2022, 10h00

Se em 2021 o BTS fez história com seu retorno aos palcos depois de dois anos longe do público devido à pandemia, em 2022 não foi diferente. Para comemorar os nove anos de carreira, o grupo lançou Proof, um disco dividido em três partes que reúne hits e apresenta músicas inéditas, encerrando um capítulo importante da trajetória dos artistas. “Como a mensagem para os fãs que estiveram conosco nos últimos nove anos é o centro do álbum, nós colocamos o máximo de esforço nas letras”, explicou RM. “É um álbum que conta a história do BTS”, concluiu Suga.

Ainda na época do aniversário, o grupo revelou que daria uma pausa para que os integrantes pudessem se dedicar a projetos solos. “Acho que essa mudança é o que precisamos para começar o nosso segundo capítulo do BTS”, disse J-Hope durante a live do BTS FESTA 2022.

Pelo segundo ano consecutivo, eles foram indicados ao Grammy na categoria de Melhor Performance em Duo/Grupo Pop com o single Butter, mas ficaram sem troféu (outra vez). Apesar da frustração, eles entregaram uma performance inesquecível cheia de referências cinematográficas e que contou com a participação especial da cantora Olivia Rodrigo.

Continua após a publicidade

Em maio, o septeto também foi à Casa Branca, sede do governo dos Estados Unidos, a convite do presidente Joe Biden para falar sobre o aumento dos crimes de ódio contra asiáticos no país e a importância de mais diversidade e inclusão. Que orgulho!

Já o momento que mais emocionou o fandom ARMY, sem dúvidas, foi a confirmação do alistamento militar obrigatório. Após reunir milhares de pessoas em um show gratuito na cidade de Busan, em outubro, o BTS anunciou que todos os membros irão se apresentar ao exército, começando por Jin, que completou 30 anos em dezembro. “Tanto a empresa quanto os membros do BTS estão ansiosos para se reunir novamente como um grupo por volta de 2025, seguindo seu compromisso”, diz o comunicado oficial da Big Hit Music.

Continua após a publicidade

Além de tudo isso, cada um dos sete integrantes se destacou ao longo do ano com seus projetos paralelos. Bora relembrar?

J-Hope prometeu e entregou tudo com Jack In The Box, seu primeiro disco solo, lançado em julho. O astro também foi uma das atrações principais – e o primeiro sul-coreano – do festival Lollapalooza, que aconteceu em Chicago, nos Estados Unidos. Recentemente, ele também uniu forças com o rapper Crush no single Rush Hour.

RM foi outro membro que lançou seu primeiro disco solo. O líder do BTS abriu seu diário sobre os últimos 20 anos em Indigo, um projeto divulgado em dezembro que une rap, blues e R&B, e conta com a parceria de diversos artistas, entre eles Anderson .Paak, Erykah Badu e Park Ji Yoon. Apaixonado por arte desde sempre, ele ainda tocou algumas faixas durante uma live realizada no museu Dia Beacon, em Nova York.

Continua após a publicidade

Jungkook viajou até o Catar para cantar o tema oficial da Copa do Mundo! No palco da cerimônia de abertura, realizada no estádio Al Bayt, ele apresentou a faixa Dreamers ao lado do cantor e ativista Fahad Al-Kubaisi, e se tornou o primeiro artista do k-pop a se apresentar em um evento desse tipo. Outro hit emplacado por ele foi Left And Right, parceria feita com Charlie Puth.

Suga produziu e participou de um feat com ninguém menos que PSY, um dos principais responsáveis pelo boom da onda coreana no mundo graças ao hit viral Gangnam Style, em 2012. Em That That, a dupla entra no clima do faroeste e se diverte em um duelo poderoso de dança e rap. Não à toa, a música já ultrapassou 380 milhões de visualizações no YouTube!

Continua após a publicidade

V parou a internet com sua participação no desfile da grife CELINE durante a semana de moda de Paris. O cantor foi à Paris junto com Lisa, do BLACKPINK, e o ator Park Bo-gum e se tornou um dos assuntos mais comentados das redes sociais. Ele também estrelou o reality show In The Soop: Friendcation, que mostra suas férias ao lado dos amigos Choi Woo Sik, Park Hyung Sik, Park Seo Joon e Peakboy. O programa está disponível no Disney+.

Jimin teve um ano mais tranquilo, mas deu tempo de emprestar sua voz para a trilha sonora de Amor e Outros Dramas, um dos melhores k-dramas de 2022 disponíveis para assistir no streaming. Essa foi a primeira vez que ele contribuiu para uma série de TV.

Continua após a publicidade

Jin se despediu dos fãs e iniciou seu alistamento militar em dezembro. Nas primeiras semanas, ele passará por um treinamento de campo e depois será transferido para uma nova unidade até concluir seu programa, previsto para acabar em junho de 2024. Apesar da distância e do confinamento, o cantor deve atualizar suas redes sociais esporadicamente em períodos de descanso e feriados. Antes do exército, Jin apresentou o ARMY com The Astronaut, música feita em parceria com o Coldplay. Para completar a novidade, ele foi até a Argentina para se apresentar junto com a banda britânica em um show transmitido mundialmente. Já estamos com saudades <3

E aí, qual foi o seu momento favorito do BTS em 2022?

Publicidade