Representatividade: 4 escolhas de atores pretos que incomodaram racistas

A verdade é que a cor não interfere em nada nesses personagens!

Por Vitória Macedo - Atualizado em 9 out 2020, 22h39 - Publicado em 12 out 2020, 10h00
colecao-roupas-capricho-marisa
Divulgação/CAPRICHO

Você já parou para pensar que muitas vezes quando vemos personagens negros nas telinhas eles geralmente são estereotipados ou secundários? Acontece muito! Para piorar, além disso, alguns papeis históricos importantes tanto nos filmes e quanto nos seriados também são embranquecidos, o que leva as principais premiações a premiarem somente atores brancos. Ou seja, há uma falta representatividade latente na indústria e que precisa ser corrigida com urgência, sabe?

Ainda, quando algumas produções ~ousam~ oferecer trabalhos de personagens que, até então, são descritos como brancos nas histórias a atores pretos, isso chega a causar um rebuliço na Internet, demonstrando ainda mais o racismo da nossa sociedade. Por exemplo, quem não se lembra do ‘auê’ que rolou na web quando a Disney anunciou que Halle Bailey faria a princesa Ariel no live-action de A Pequena Sereia?

O fato é que a raça não interfere na maioria desses personagens, mas dá a possibilidade de mais gente preta se enxergar no mundo cinematográfico, o que é maravilhoso e deveria, inclusive, acontecer com mais frequência. Preparada para ver alguns casos em que as produtoras seguiram essa linha de raciocínio e que deixaram os racistas incomodados? Veja a lista abaixo:

Anna Diop como Estelar

Estelar é um heroína alienígena de pele laranja nos quadrinhos, que ganhou vida nas telinhas com Anna Diop. Quando foi escalada para a personagem da série Titãs da Netflix, a atriz precisou desabilitar sua seção de comentários no Instagram. Ela se manifestou depois dos ataques dizendo: “Estou aqui para lembrá-los que qualquer coisa negativa e desagradável que alguém escolha dizer sobre você é sempre uma reflexão e revelação de eles mesmos. Isso não define você e certamente não faz você menos perfeita do que você é.”

Continua após a publicidade
Anna Diop como Estelar em Titãs Courtesy of Warner Bros / Netflix/Divulgação

Yara Shahidi como Sininho 

Recentemente foi anunciado que Yara Shahidi faria a Sininho, a fadinha Tinker Bell da Disney, no novo live-action, Peter Pan & Wendy. Mais uma vez, ataques foram proferidos à atriz nas redes sociais por fãs que reclamaram da escolha, pois não condiz com a personagem loira de olhos azuis que estávamos costumadas a ver. A cor de Sininho não afeta em nada as características da personagem, mas tem muita gente que se incomoda, por que será?

Yara Shahidi
Yara Shahidi Fiona Goodall/Getty Images

Halle Bailey como Ariel

Mais uma representatividade na Disney, sim! A cantora e atriz Halle Bailey, que faz a série Grown-ish e canta ao lado de sua irmã Chloe, foi escalada para o papel da Ariel, de A Pequena Sereia. Claro, a escolha gerou comentários ofensivos a cantora nas redes. As justificativas eram que a escolha deturpou a suposta “cor correta” da princesa. Em entrevista ao portal Variety, ela disse: “Sinto que estou sonhando, estou grata pela oportunidade e não dou atenção para a negatividade. Será lindo, estou muito animada de fazer parte disso”. 

LOS ANGELES, CALIFORNIA – AUGUST 06: Halle Bailey attends Variety’s Power of Young Hollywood at The H Club Los Angeles on August 06, 2019 in Los Angeles, California. (Photo by Rodin Eckenroth/Getty Images) Rodin Eckenroth/Getty Images

Michael B. Jordan como Tocha Humana

Quando o ator foi escolhido para o papel de Tocha Humana do Quarteto Fantástico, ele teve que rebater várias críticas racistas. Nos primeiros filmes inspirados nos quadrinhos, o herói foi interpretado por Chris Evans. Várias alegações foram feiras, entre elas a de que a escolha não era “fiel aos quadrinhos”, uma vez que o personagem é branco e de olhos azuis. “Talvez, se eu der o exemplo, Hollywood comece a considerar dar mais papéis de destaque a outras pessoas de cor, talvez possamos chegar às pessoas que estão presas na mentalidade de que ‘PRECISA ser fiel aos quadrinhos.’ Ou talvez nós tenhamos que atravessa-los.” comentou o ator em uma entrevista. O filme que Jordan atuou foi um fracasso de público, mas não o fez hesitar em viver outro personagem de uma história em quadrinhos, o principal antagonista de Pantera Negra.

Michael B. Jordan como Tocha Humana Entertainment Weekly/Reprodução

 

Continua após a publicidade
Publicidade