Representatividade: 13 filmes incríveis com protagonistas pretas

Histórias de amor, de terror, de comédia e até de princesa da Disney... Confira a lista completa!

Por Amábile Reis Atualizado em 19 nov 2020, 14h12 - Publicado em 19 nov 2020, 14h13
colecao capricho sestini mochila bolsas
CAPRICHO/Sestini/Reprodução

Nos últimos meses, nós vimos manifestações antirracistas ao redor do mundo. O Brasil, vale ressaltar, é um país que sofre de um racismo estrutural imenso. E dados podem confirmar esse triste cenário. Por exemplo, você sabia que, de acordo com números do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2019, 74,5% das pessoas assassinadas em intervenção policial são pretas ou pardas no nosso país? Pois é!

Para te ajudar a compreender cada vez mais sobre racismo e sobre privilégios, a CAPRICHO já te indicou 14 filmes, séries e documentários necessários (clique aqui para ver). E, agora, queremos expandir essa lista. A gente deseja te mostrar longas com representatividade e protagonistas pretas. É isso mesmo! Histórias de amor, de terror, de comédia e até de princesa da Disney… São vários títulos diferentes para você maratonar em casa. Preparada?

O Sol Também É Uma Estrela

Natasha (Yara Shahidi) é uma jovem que acredita em dados explicados pela ciência. Já Daniel (Charles Melton) é um romântico incorrigível. Eles se conhecem e o boy aposta com a protagonista que a fará se apaixonar por ele em menos de 24 horas.

Uma Dobra No Tempo

Os irmãos Meg (Storm Reid) e Charles (Deric McCabe) decidem reencontrar o pai (Chris Pine) que está desaparecido. Eles acabam em uma jornada por diferentes lugares do universo.

Felicidade Por Um Fio

Após passar por algumas desilusões, Violet (Sanaa Lathan) decide repaginar o visual e a aceitação do seu cabelo natural está ligada a esta reformulação como mulher.

Estrelas Além Do Tempo

O filme se passa durante o período de Guerra Fria, em que Estados Unidos e União Soviética batalham pela supremacia especial. E, ao mesmo tempo, ocorre uma profunda cisão racial entre pretos e brancos em solo americano. Vemos Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe), três funcionárias brilhantes da NASA, precisando provar a sua competência dia após dia e também precisando lidar com o preconceito que há na instituição.

A Princesa E O Sapo

Um sapo – alegando ser príncipe – pede para que Tiana (Anika Noni Rose) dê um beijo nele. No começo, ela acha a ideia repugnante, mas o tal príncipe diz que dará a ela dinheiro suficiente para que realize o seu sonho de abrir um restaurante. Só que, depois da ~bitoca~, ao invés do rapaz se tornar humano, Tiana é quem vira também um sapo.

Nós

Adelaide (Lupita Nyong’o) e o marido Gabe (Winston Duke) decidem fazer uma viagem em família. Mas, o que não imaginavam era a chegada de um grupo misterioso de ~pessoas idênticas a família eles~ que mudarão tudo.

Amor Em Obras

Continua após a publicidade

Gabriela (Christina Milan) perde o emprego e o namorado, mas ganha um concurso na internet em que se torna dona de uma pousada na Nova Zelândia. A pousada, em si, está caindo aos pedaços. Mas, mais que este prêmio, a protagonista ganha a chance de redescobrir o amor.

Jogada Certa

Leslie (Queen Latifah) é uma fisioterapeuta que tem dificuldades em namorar por os homens sempre a verem como amiga. Até que ela passa a atender o jogador de basquete Scott McKnight (Commo) e os dois perceberem que há algo romântico entre eles.

Um Crime Para Dois

Um casal (Issa Rae e Kumail Nanjiani) está passando por uma crise no namoro até, por acidente, se verem envolvidos num assassinato. Eles precisam resolver o crime para limpar seus nomes.

MIB: Homens De Preto – Internacional

Molly (Tessa Thompson) viu dois agentes da MIB apagarem a memória de seus pais quando era criança. Desde então, ela se tornou obcecada para entrar na organização. Ao conseguir o trabalho, é enviada para Londres a fim de investigar algo estranho que tem rolado na agência local.

A Família Da Noiva

O filme de comédia conta a história de um casal birracial (Zoe Saldana e Ashton Kutcher) e como o boy tenta ser aceito pelo pai da noiva (Bernie Mac) por ser branco.

Tudo E Todas As Coisas

Maddie (Amandla Stenberg) é uma garota que nunca saiu de casa por conta de uma síndrome que sofre, em que seu corpo não seria capaz de aguentar os vírus e bactérias presentes no mundo exterior. Uma família se muda para a casa ao lado de Maddie e ela conhece Olly (Nick Robinson) pela janela. Os dois se apaixonam, mas como poderão viver um romance sem se tocar?

BÔNUS TRACK, É ÓBVIO!

Pantera Negra

É CLARO QUE NÃO PODÍAMOS DEIXAR DE FORA ESTE FILMAÇO (*caps lock para demonstrar empolgação, haha*). O longa conta com um elenco incrível e majoritariamente preto. Necessário, importante e relevante são algumas palavras que podemos usar para descrever a trama. Tem que assistir!

Prepara para a sessão pipoca, miga?

Continua após a publicidade
Publicidade