10 séries, filmes e documentários na Netflix que abordam raça e racismo

Para entender e refletir mais sobre um problema histórico

Por Vitória Macedo - Atualizado em 13 set 2020, 12h00 - Publicado em 10 set 2020, 15h23

Diversas movimentações estão acontecendo no mundo todo em relação à justiça social e principalmente à vida das pessoas negras. Muita gente acaba percebendo que não sabe tanto sobre a temática racial, que esconde profundos problemas históricos, quanto achava que sabia ~ou que deveria saber~.

Por isso, selecionamos algumas séries, filmes e documentários do catálogo da Netflix que abordam o assunto, para você entender um pouco mais sobre o racismo e perceber o quanto ele ainda é um mal gigantesco em nossa sociedade. Assim, quando estiver diante de uma situação de discriminação racial, saberá refletir sobre a questão e até mesmo se posicionar.

Prepare a pipoca porque a maratona vai começar!

 

1. A 13ª Emenda

O documentário da roteirista Ava DuVernay explora o encarceramento em massa nos Estados Unidos, focando na criminalização dos negros.

2. Olhos que Condenam 

A minissérie, baseada em fatos reais, conta a história de cinco adolescentes do Harlem acusados de um ataque brutal no Central Park que eles não cometeram. Também feito por Ava DuVernay.

Olhos Que Condenam”: Promotora do caso que inspirou a série processa Netflix por difamação
Netflix/Divulgação

3. What Happend Miss Simone

Este documentário conta a história da lendária ativista dos Direitos Civis e cantora Nina Simone.

4. Minha História 

Por falar em mulheres incríveis, este documentário, além de contar a vida de Michele Obama,  mostra os bastidores da turnê do lançamento da autobiografia da ex-primeira-dama norte-americana.

Continua após a publicidade

5. Homecoming

A tour de #blackgirlmagic não acaba por aqui. O filme Homecoming mostra a célebre apresentação de Beyoncé no Coachella 2018, que ficou conhecido como Beychella. Todo o bastidor revela a transformação de um conceito criativo em um movimento cultural. Muito rainha, né? 

6. Cara Gente Branca

Uma série de sucesso que segue um grupo de estudantes negros fazendo seu próprio caminho na Ivy-League School, universidade predominantemente branca. Os episódios são curtos e abordam assuntos sérios, mas com uma pegada de humor irônico.

7. A Vida e a História de Madam C. J. Walker

Este filme inspirador conta a história da primeira mulher que se tornou milionária sozinha, revolucionou o cuidado com o cabelo afro e trouxe uma mudança social. 

8. Moonlight

Vencedor do Oscar de Melhor Filme, o emocionante drama retrata a vida de Chiron, um homem negro gay crescendo em Miami. 

(A24 Studios/Reprodução)

9. The Get Down

The Get Down , que infelizmente já foi cancelada, é uma verdadeira aula sobre o movimento do hip hop e sua relação com os jovens negros marginalizados no final dos anos 1970. Por isso, o ritmo é um símbolo de resistência política. A série, que conta com a participação de Jaden Smith e Justice Smith, tem uma trilha sonora maravilhosa. <3 

10. Bem-vindo a Marly Gomont

Aliviado por fugir de uma ditadura, um médico do Congo se muda com a família para um vilarejo francês. Lá eles precisam lidar com o medo e rejeição dos moradores locais. 

 

Foto: Divulgação

Já segue a CH nas redes sociais?
INSTAGRAM | TIKTOK | TWITTER | FACEBOOK | YOUTUBE

Continua após a publicidade
Publicidade