Continua após publicidade

Influenciadoras deixam pelos do buço à mostra para normalizá-los

"Meu objetivo é questionar as normas sociais em torno da feminilidade", disse TikToker de 20 anos

Por Djenifer Dias 25 Maio 2021, 14h06

Somos a favor da liberdade de escolha de meninas e mulheres sobre seus próprios corpos e apoiamos iniciativas que promovam esse pensamento. Por isso, ficamos muito felizes quando encontramos influenciadoras que seguem esse mesmo propósito!

A americana Kira Upin é um baita exemplo! Depois de sofrer bullying por conta dos seus pelos faciais, a TikToker de 20 anos resolveu ir contra a corrente e colorir seu buço na internet.

Ao pintar meu buço, meu objetivo é questionar as normas sociais em torno da feminilidade. Estou quebrando o estigma de que mulheres não têm bigode postando vídeos e tingindo o meu de várias cores. Ter pelos no rosto é natural, com ou sem desequilíbrios hormonais. As mulheres podem decidir, ou não, remover seus pelos, mas precisa ser uma escolha feita de forma individual, não por pressão da sociedade“, explicou a jovem em entrevista à Allure.

Montagem com fundo rosa, estrelas douradas e roxa, com 3 imagens. Na primeira influenciadora loira, posa com o braço levantado e com expressão séria, na segunda um close no buço e nos lábios da influenciadora, na terceira jovem posa com celular tirando selfie e cabelo com presilhas coloridas, a expressão da jovem é pensativa.
Influenciadoras incentivam o poder da escolha na hora de se depilar @joannajkenny / @kira.upin/Instagram

Quem também promove mudanças através de suas redes sociais é a influenciadora e esteticista britânica Joanna Kenny. Ela sempre compartilha cliques ressaltando os pelos e imperfeições de sua pele, na tentativa de normalizá-los. “Antes, eu usaria de todos os artifícios para remover os pelos. Inclusive, percebi que minha acne ficava inflamada quando eu passava por processos depilatórios”, revelou para a Glamour US.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Joanna Kenny (@joannajkenny)

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Joanna começou a perceber que seus pelos tinham uma tonalidade mais escura ainda na adolescência e chegou a pensar em fazer de tudo para escondê-los. Na legenda da postagem acima, ela fez um desabafo sobre a sua relação com eles. “Eu ainda recebo alguns comentários de haters sobre o fato de eu ter pelos no buço. Eu sei que assim como acne, poros, linhas e rugas, os pelos faciais são retocados da maioria das formas de mídia, que são o ponto de referência de grande parte das pessoas para determinar o que é normal. Então, essa sou eu normalizando pelos faciais para qualquer pessoa que cresceu acreditando que é algo para se envergonhar“, escreveu.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Joanna Kenny (@joannajkenny)

Ela ainda fez uma lista para nos ajudar a aceitar melhor nossos pelos faciais e refletiu sobre a nossa beleza não ser definida pela opinião dos outros. “Minha existência não é sobre o quão bonita você me acha. Fim. Pelos faciais não me deixam suja; não me fazem menos mulher; deixar meus pelos faciais não significa que eu não me cuido; ter pelos faciais visíveis não significa que eu tenha algum desequilíbrio hormonal, ou que meu desejo de normalizá-los seja para influenciar quem tem esse desequilíbrio a não se tratar; pelos faciais e corporais podem ser hereditários; escolher não remover meus pelos faciais não significa que eu não concordo com a escolha de outras pessoas. A questão é que todos devemos ter a liberdade de fazer escolhas para nossos próprios corpos sem medo de julgamento.”

Há alguns anos, para mostrar seus produtos, marcas de beleza têm apostado em fotos que não passam por retoques e acabam entregando a textura real da pele das pessoas, incluindo seus pelos. Nesses casos, embora polêmicas sejam geradas, as campanhas também podem causar uma grande identificação do público.

Continua após a publicidade

Já contamos a história de Naetê Andreo, Luana Carvalho e Isabella Trad, influenciadoras brasileiras que apoiam o movimento Body Positivity e acreditam que a depilação deveria ser uma escolha e não obrigação.

Vale lembrar que não se depilar não te faz mais “suja”. Segundo o médico dermatologista Abdo Salomão Jr., diretor da Clínica Dermatológica Abdo Salomão Júnior, “podemos dizer que não é uma questão de higiene. Não é porque uma pessoa tem pelos que vai acumular bactérias, por exemplo. Definitivamente não tem nada a ver. Para manter o corpo limpo, basta ter os cuidados básicos, como se banhar uma vez por dia”.

Confira o vídeo da TikToker Kira Upin colorindo seus pelos do buço:

@kirayoopReply to @420cowb1tch69 does it kinda look like a chapped third lip? … yes. Should I do a different color pink next time… prob. #mustache #foryou♬ WAP(feat. Megan Thee Stallion) – Cardi B

 

 

Publicidade