Continua após publicidade

Marcas nacionais e estrangeiras que estão agindo no combate ao coronavírus

Iniciativas fundamentais para ajudar o mundo diante dessa pandemia

Por Sofia Duarte Atualizado em 1 abr 2020, 19h50 - Publicado em 1 abr 2020, 13h00
perfume ch o boticario fragrancia capricho mood
CAPRICHO/Divulgação

Estamos vivendo um período extremamente complicado por conta da pandemia de Covid-19, então toda ajuda nesse momento é bem-vinda. Marcas nacionais e estrangeiras estão unindo esforços para contribuírem no combate ao coronavírus, seja fabricando equipamentos de proteção individual para profissionais da saúde ou doando cestas básicas a pessoas desempregadas e em situação de vulnerabilidade. Separamos algumas dessas iniciativas incríveis que dão esperanças diante de um cenário tão difícil!

No Brasil

A Lojas Renner, que fechou todas as suas unidades físicas no país, fará o apoio por meio do seu braço social, o Instituto Lojas Renner. A doação de R$ 4,1 milhões será destinada a hospitais responsáveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que poderão adquirir suprimentos básicos para o tratamento da doença, são eles os hospitais de São José (em Criciúma – SC), São Donato (em Içara – SC), Conceição e Clínicas (Porto Alegre – RS) e InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP, em São Paulo). Além disso, parte do valor será direcionada a famílias da comunidade do bairro Bom Jesus, em Porto Alegre. 

View this post on Instagram

Mais que nunca estamos juntos! Conheça as iniciativas que estamos realizando por meio do Instituto Lojas Renner para ajudar nesta corrente de solidariedade É só clicar no link da nossa bio. 😉 #seguimosjuntos . . #PraCegoVer #PraTodoMundoVer: o post é um card all type com a seguinte mensagem: “a Renner também está nesta corrente de solidariedade para combatermos juntos a Covid-19. Por isso, iremos apoiar, por meio do Instituto Lojas Renner, hospitais que são referência no tratamento da doença e comunidades em situação de vulnerabilidade. Agora é o momento de unirmos forças e cuidarmos uns dos outros. Acompanhe nossas iniciativas no site do Instituto Lojas Renner. #seguimosjuntos”.

A post shared by Lojas Renner (@lojasrenner) on

O Instituto Mary Kay, conhecido por apoiar causas que combatem a violência doméstica, doará parte de sua verba para a fabricação de 5 mil testes modernos, com resultados rápidos, do novo coronavírus, que serão distribuídos a hospitais públicos de todo o território nacional. Além disso, haverá uma contribuição para a ONG Fala Mulher, que ficará responsável por comprar materiais de prevenção do vírus (álcool em gel, luvas e máscaras) que, por sua vez, serão distribuídos a mulheres vítimas de violência doméstica.

View this post on Instagram

Temos muito orgulho de ter o Espírito de Ajuda como um de nossos valores desde sempre. Neste momento não seria diferente. A Mary Kay está dedicando parte da sua cadeia de suprimentos e instalações da Fábrica Global, localizada no Texas, para produção de Álcool em Gel para doação a hospitais e clínicas que lutam contra a pandemia de COVID-19. #SpreadLove #IssoÉMaryKay

A post shared by Mary Kay Brasil (@marykaybrasil) on

Na semana passada, a Marisa entregou 15 mil camisetas brancas para profissionais da rede pública de saúde, por meio da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo (SES/SP). A ação tem como objetivo reforçar a quantidade de roupas que podem ser usadas pelos profissionais que estão na linha de frente do combate à Covid-19, considerando que eles devem trocar e lavar as peças com maior frequência.

Continua após a publicidade

View this post on Instagram

A rede de solidariedade que vem se espalhando cada vez mais por todo o país para reduzir os impactos do novo coronavírus ganhou mais um aliado: a Marisa. Nesse momento em que é tão importante que as roupas de médicos e enfermeiros sejam lavadas e trocadas com mais frequência, nós doamos 15 mil camisetas brancas para as profissionais da saúde que estão na linha de frente do combate a pandemia. Essa é nossa forma de dizer: MUITO OBRIGADA. Vamos juntas!

A post shared by Marisa (@voudemarisa) on

As fábricas da Natura na América Latina vão se dedicar, gradativamente, à produção de itens essenciais de higiene pessoal, além de álcool em gel e líquido. A marca também se uniu à Avon para doar 2,8 milhões de sabonetes em barra a comunidades carentes nas cidades próximas das operações no Brasil e em outros países da América Latina.

View this post on Instagram

Tudo o que estamos vivendo é um desafio. Para cada um de nós. Para todos nós. Mas sabemos que a nossa união é a solução. Por isso, vamos nos unir para barrar o contágio e preservar a nossa rede de relações. Cada dia estamos aprendendo e fazendo um novo pacto social. Sempre juntos. Conheça algumas de nossas iniciativas no link da bio. #CadaPessoaImporta

A post shared by Natura (@naturabroficial) on

Desde o dia 18 de março, a PatBO está revertendo 10% de suas vendas do e-commerce para compras de itens de higiene pessoal para moradores da comunidade Olga Benário, localizada na região do Capão Redondo, em São Paulo. A iniciativa é uma parceria com o Projeto Rizoma, que trabalha com crianças e adolescentes que vivem em condições precárias de saneamento básico, e vai até 30 de abril.

View this post on Instagram

A partir de hoje até 30 de abril de 2020, iremos reverter 10% das vendas do e-commerce para ações de promoção de higiene pessoal recomendadas pela OMS para o @projeto.rizoma que trabalha com educação de crianças e adolescentes que vivem em condições precárias de saneamento básico, na comunidade Olga Benário, região do Capão Redondo, em São Paulo. • VAMOS JUNTOS? O Rizoma é um projeto de educação de Habilidades Socioemocionais para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social que há três anos atua em comunidades em SP, RJ e BH. A missão do projeto é que nossos pequenos possam desenvolver autonomia e construir o mundo onde querem viver. Assim, nesse momento de tantas incertezas e com a desigualdade de oportunidades reforçadas pela pandemia, vamos mais uma vez trabalhar para diminuir essas distâncias. Na comunidade Olga Benário, Capão Redondo, SP, não existe saneamento básico e as casas não possuem estrutura de banheiro. Para saber mais: www.projetorizoma.org

A post shared by PatBO (@patbo_brasil) on

Continua após a publicidade

O grupo Arezzo & Co, dono de marcas como Fiever e Schutz, doou 10 mil pares de tênis brancos para profissionais da saúde e um respirador mecânico ao Hospital de Campo Bom. Também ocorreu uma mobilização dos fornecedores de tecidos, fábricas e a Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul para produzir 25 mil máscaras, que serão distribuídas pelas Secretarias de Saúde das cidades de Campo Bom, Novo Hamburgo e pela Secretaria de Saúde do Estado do RS.

View this post on Instagram

PRODUÇÃO DE 25 MIL MÁSCARAS DE PROTEÇÃO Em um cenário de tantos desafios, a união é a grande arma secreta para vencermos. Pensando nisso, a Arezzo&Co mobilizou fornecedores de tecidos, fábricas e a Secretaria da Saúde da Cidade de Campo Bom para produzir 25 mil máscaras de proteção. A orientação técnica para a produção das máscaras foi feita por responsáveis da Secretaria de Saúde de Campo Bom. Os tecidos, doados por fornecedores da região. Mais de 12 fábricas cederam seus maquinários para que um grupo de voluntários produzisse o primeiro lote. E um fornecedor de embalagens assumiu a organização em pacotes de 100 unidades. As máscaras serão distribuídas pelas Secretarias de Saúde em Campo Bom, Novo Hamburgo e pela Secretaria de Saúde do Estado do RS. Nosso MUITO OBRIGADO para todos os voluntários e envolvidos. Demos um importante passo, juntos, para combater a pandemia na região do Vale dos Sinos.

A post shared by Arezzo&Co (@arezzoco) on

A Maria Filó iniciou uma campanha com a ONG Ação da Cidadania para arrecadar e distribuir cestas básicas a comunidades carentes do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Brasília – e ainda deve ocorrer uma ampliação futura para o Sul e Nordeste. As doações são feitas através do site da ONG.

View this post on Instagram

Visite nosso site e saiba como fazer sua doação para a ONG Ação da Cidadania, que distribui cestas básicas para pessoas que vivem em comunidades carentes. Vamos ajudar?

A post shared by Maria Filó (@mariafilo) on

A Riachuelo já fabricou 12 mil aventais hospitalares para pacientes, que foram entregues às Secretarias de Saúde do Estado de São Paulo e do Rio Grande do Norte. Agora, em parceria com indústrias têxteis, a marca irá produzir e doar aos órgãos públicos 40 mil itens hospitalares, como máscaras, toucas e jalecos médicos.

Continua após a publicidade

View this post on Instagram

União e solidariedade são agentes transformadores, principalmente em momentos delicados como o que estamos vivendo. Pensando em como poderíamos contribuir com a sociedade, transformamos tecidos em máscaras, toucas e aventais hospitalares para serem doados aos órgãos de saúde públicos. Mais de 40 mil unidades serão entregues às equipes médicas e à população. Estamos, realmente, juntos nessa! #CorrenteDoBem

A post shared by Riachuelo (@riachuelo) on

A Isla, marca mineira de bolsas, está revertendo 10% das vendas realizadas até 30 de abril em seu e-commerce para a Fundação Amor Horizontal, que distribui cestas básicas e kits de higiene a crianças de São Paulo. Doações também podem ser feitas direto neste link.

No mundo

O LVMH, um dos conglomerados mais poderosos da moda, que controla grifes como Louis Vuitton, Dior e Givenchy, está usando suas fábricas de cosméticos e perfumes para produzir cerca de 12 toneladas de álcool em gel, que serão doadas às autoridades francesas.

View this post on Instagram

#LVMHjoinsforces Given the risk of a shortage of hydroalcoholic gel in France, Bernard Arnault instructed the LVMH Perfumes & Cosmetics business to manufacture within their production sites as much gel as needed to support the public authorities. Since Monday, the gel has been delivered free of charge daily to the French health authorities and as a priority to the Assistance Publique-Hôpitaux de Paris. The LVMH Group would like to express a special THANK YOU to all those who made it possible, in particular to our exceptional production teams from @guerlain, @diorparfums and @givenchybeauty who have shown great solidarity and engagement in a spirit of collective effort for the common good. The Group and its Maisons are extremely proud and humbled to do their part in the fight against COVID-19 and to help those whose mission is to protect and care for others. As such, we will continue to honour this commitment for as long as necessary, in connection with the French health authorities. #Coronavirus #COVID19 #APHP #staysafe #StayAtHome #COVID2019france #LVMH #LVMHtalents #Guerlain #ParfumsChristianDior #DiorParfums #Dior #GivenchyBeauty #Givenchy

A post shared by LVMH (@lvmh) on

O grupo italiano Calzedonia, detentor de marcas no Brasil, como Intimissimi e Calzedonia, adaptou algumas de suas fábricas para a produção de 10 mil máscaras e aventais médicos por dia, que serão destinados aos serviços de saúde da Itália. Essa é uma quantidade inicial que pode ser aumentada gradativamente.

Continua após a publicidade

A Chanel anunciou uma produção de máscaras para reforçar os suprimentos básicos nos hospitais da França, país que está usando aproximadamente 40 milhões de máscaras por semana, segundo o Ministro da Saúde, Olivier Veran.

View this post on Instagram

BY THE WINDOW. From our House to yours, CHANEL wishes to express its solidarity with everyone staying at home or affected by the Covid-19 pandemic. We are grateful to those supporting others during these unprecedented times. #StayHome #AllTogether #ByTheWindow #Merci Photographs by Alexander Liberman, Karl Lagerfeld and Peter Lindbergh. Film by Steve McQueen. With Gabrielle Chanel, Heidi Mount-Whitworth, Gaspard Ulliel and Diane Kruger. – © CHANEL 2009, 2017, 2014 © Getty Images 1951

A post shared by CHANEL (@chanelofficial) on

A espanhola Inditex, dona da Zara, Bershka, Pull and Bear e outras redes de fast-fashion, comunicou que deixou suas fábricas e times de logística à disposição do governo da Espanha para produzir e doar máscaras, jalecos, óculos protetores e luvas a pacientes e profissionais de saúde de hospitais do país.

A Uniqlo, principal etiqueta da japonesa Fast Retailing, comprometeu-se a doar 10 milhões de máscaras cirúrgicas a instituições médicas do mundo inteiro. A empresa ainda disse que, no futuro, conforme a demanda, oferecerá outros serviços para ajudar no combate ao vírus.

View this post on Instagram

A Message to Our UNIQLO Community  Our priority during these challenging times is the health and safety of our customers, employees and communities around the world.  To help combat the spread of COVID-19, UNIQLO parent company Fast Retailing has enlisted the support of its manufacturing partners to procure 10 million masks that will be donated to high-priority medical facilities worldwide. And our aim is to provide more assistance as specific needs become clear.  At this time, we share our deep respect for the many people who are providing care for those affected.  We wish you and your family to stay healthy and well.  UNIQLO

A post shared by UNIQLO ユニクロ (@uniqlo) on

Continua após a publicidade

A Ralph Lauren vai doar US$ 10 milhões a um fundo que auxilia funcionários da própria empresa afetados pelo novo coronavírus e ao Fundo de Resposta Solidária da Organização Mundial da Saúde (OMS) à Covid-19. A marca também está produzindo 250 mil máscaras e 25 mil aventais.

View this post on Instagram

The Ralph Lauren Corporation is starting the production of 250,000 masks and 25,000 isolation gowns with our U.S. manufacturing partners for donation to support the fight against COVID-19.

A post shared by Ralph Lauren (@ralphlauren) on

O grupo Kering, dono da Saint Laurent, Gucci e Balenciaga, está fabricando três milhões de máscaras que serão entregues aos serviços de saúde franceses. Por sua vez, a Gucci vai produzir 1,1 milhão de máscaras cirúrgicas e 55 mil aventais, que serão destinados à Itália.

View this post on Instagram

We Are All in This Together. Gucci stands with its global community to fight the #Covid19 pandemic by making two separate donations to crowdfunding campaigns. Locally, in Italy where the company is based, a 1 million euros donation to the Italian Civil Protection Department #DipartimentoProtezioneCivile in partnership with @intesasanpaolo’s #ForFunding platform to reinforce Italy’s health services and to source new ICU beds. Globally, Gucci donated 1 million euros to the United Nations Foundation’s Covid-19 Solidarity Response Fund in support of the World Health Organization @who through Facebook’s US$10 million Matching Fundraiser to monitor and collect data on the spread of the virus to strengthen ICUs across the world, supply protection equipment to health personnel and fast-track the creation of vaccines and therapies. The initiatives are captured in an original illustration gifted by Rome-based artist @mp5art, a person who holds their hand on their heart a message of human solidarity. “Gucci has created a world, open and free: a Gucci global community. We ask all of you to be the changemakers in this crisis, to stand together with us in the fight against the Coronavirus. We are all in this together,” say @alessandro_michele, Creative Director of Gucci, and #MarcoBizzarri, President and CEO of Gucci. Calling on our #GucciCommunity to join with us, give through our Donate Sticker on Stories to the United Nations Foundation’s Covid-19 Solidarity Response Fund in support of the World Health Organization @who, and on gucci.forfunding.it to donate to the Italian Civil Protection Department #DipartimentoProtezioneCivile. Discover more about the crowdfunding campaigns through link in bio. Starting from tomorrow, Gucci’s social channels will feature the official messages of @who to help spread useful information and prevention for the virus. #StaySafe #FlattenTheCurve

A post shared by Gucci (@gucci) on

A Crocs anunciou a distribuição de 10 mil pares de sapatos para profissionais da saúde dos Estados Unidos que estão na linha de frente do combate à Covid-19. Esses calçados são usados nos hospitais por serem feitos de um material parecido com a borracha, que é à prova d’água e de fácil lavagem.

View this post on Instagram

UPDATE: Due to extremely high volume, we have met our daily free pair limit. Please check back tomorrow at 12 p.m. ET to get in line for your free pair! — Now and always, we need to take care of each other. Sending love to you, #CrocNation 💚 And sending free shoes to our frontline heroes in healthcare. Visit our link in bio to request your pair. A very special thanks to our partners @shoecarnival @famousfootwear & @myrackroomshoes for making these donations possible. #CrocsCares​

A post shared by Crocs Shoes (@crocs) on

Outras marcas como H&M, Burberry, Mango, Valentino, Prada, Giorgio Armani, Versace, Bulgari e The Body Shop (US e UK) também estão contribuindo com equipamentos e doações financeiras para combater ao novo coronavírus. Confira as reportagens da CH para ficar por dentro desse assunto.

Publicidade