8 vezes em que as famosas usaram a moda de forma política

Lizzo, Pabllo Vittar e outras artistas já chamaram a atenção para pautas sociais no tapete vermelho

Por Sofia Duarte 19 jan 2022, 11h39

Por atraírem os olhares da mídia e do público, há décadas os tapetes vermelhos se tornaram o palco ideal para os artistas trazerem visibilidade a pautas de interesse público que estão mais latentes no momento. Em premiações e eventos do mundo da música ou do cinema, muitas celebridades já chamaram a atenção para assuntos importantes por meio da moda.

No Oscar de 1972, por exemplo, a atriz Jane Fonda escolheu um terninho preto Yves Saint Laurent para receber o prêmio de Melhor Atriz por seu papel em Klute – O Passado Condena. A intenção era protestar contra a Guerra do Vietnã, que acontecia na época. “Eu decidi usá-lo porque senti que combinava com aquele tempo sombrio. Além disso, eu não queria comprar vestidos extravagantes enquanto a Guerra do Vietnã ainda estava acontecendo”, disse Fonda.

Já em 1992, o Oscar estava repleto de estrelas usando lacinhos vermelhos, que simbolizam a campanha de conscientização e prevenção da Aids.

Hoje, as famosas continuam expressando suas opiniões políticas a partir das roupas e dos estilistas que escolhem usar. Vamos relembrar 8 momentos recentes em que elas fizeram isso!

Cara Delevingne

No MET Gala 2021, Cara Delevingne apareceu com um look branco assinado pela Dior com a frase “Peg the Patriarchy“, que, em português, significa algo como “Derrube o Patriarcado”. Para a atriz, essa era uma mensagem de empoderamento feminino e igualdade de gênero.

View this post on Instagram

A post shared by Cara Delevingne (@caradelevingne)

Alexandria Ocasio-Cortez

Ainda nesse mesmo Baile do MET, a congressista americana Alexandria Ocasio-Cortez foi com um vestido branco assinado pela designer-ativista Aurora James que, nas costas, tinha “Tax the Rich” escrito em vermelho (“Tachem os Ricos”, em português). Assim, ela deixou escancarada sua defesa do imposto sobre grandes fortunas – e detalhe: tudo isso em um ambiente cheio de gente poderosa.

View this post on Instagram

A post shared by Alexandria Ocasio-Cortez (@aoc)

Lizzo

No Billboard Music Awards de 2020, Lizzo apostou em um vestido preto curto com uma manga só do estilista Christian Siriano que tinha a palavra “Vote” estampada. A produção coincidia com o período de eleições presidenciais nos Estados Unidos e, como lá o voto não é obrigatório, existe uma forte campanha que pede para as pessoas irem às urnas.

Lizzo no Billboard Music Awards 2020 com vestido preto escrito
Lizzo no Billboard Music Awards 2020 Todd Williamson/NBC/NBCU Photo Bank/Getty Images
Continua após a publicidade

Natalie Portman

No Oscar de 2020, Natalie Portman estava toda elegante com um look Dior que vinha com uma capa preta por cima. Nela, foram bordados os nomes de algumas das mulheres que poderiam, mas não foram indicadas ao prêmio de Melhor Direção naquele ano: Scafaria, Wang, Gerwig, Diop, Heller, Matsoukas, Har’el e Sciamma. A atitude da atriz foi um protesto (ainda que discreto e silencioso) contra a falta de diversidade e de espaço para mulheres na indústria cinematográfica.

Natalie Portman no Oscar 2020
Natalie Portman no Oscar 2020 Steve Granitz/WireImage/Getty Images

Emma Watson

Na cerimônia do prêmio Earthshot de 2020, que tem como objetivo incentivar projetos tecnológicos visem a proteção e restauração do meio ambiente, Emma Watson mostrou seu ativismo ambiental com um visual sustentável. O vestido de tule branco, colocado por cima da calça, foi feito com a técnica do upcycling a partir de 10 vestidos de noiva de segunda mão.

Emma Watson usando vestido de tule branco por cima de calça de alfaiataria preta e bota chunky preta em tapete verde
Emma Watson no Earthshot Prize 2021, em Londres Neil Mockford/FilmMagic/Getty Images

Pabllo Vittar

No MTV Europe Music Awards de 2019, Pabllo Vittar usou um vestido de látex preto por cima de um body floral de mangas bufantes para denunciar o vazamento de óleo que acontecia nas praias do nordeste naquele ano.

Pabllo Vittar no tapete vermelho do MTV EMAs em 2019
Pabllo Vittar no MTV EMAs em 2019 Daniele Venturelli/WireImage/Getty Images

Globo de Ouro

Só deu preto no Globo de Ouro de 2018. A cor foi escolhida pelas famosas como forma de protesto contra o assédio sexual no ambiente de trabalho e, assim, elas demonstraram apoio ao manifesto Time’s Up.

Elenco de Big Little Lies comemora prêmio de Melhor Minissérie ou Telefilme no Globo de Ouro 2018
Elenco de Big Little Lies comemora prêmio de Melhor Minissérie ou Telefilme no Globo de Ouro 2018 Paul Drinkwater/NBCUniversal/Getty Images

Emma Stone

No Oscar de 2017, Emma Stone adicionou um pequeno pin da Planned Parenthood (ou Paternidade Planejada), instituição que fornece cuidados de saúde reprodutiva nos Estados Unidos e em todo o mundo, ao seu vestido dourado da Givenchy.

Emma Stone no Oscar de 2017
Emma Stone no Oscar de 2017 Frazer Harrison/Getty Images

E você, já pensou em como usar a moda de um jeito político no seu dia a dia?

Continua após a publicidade

Publicidade