Tênis favorito de Kamala Harris, VP dos EUA, tem significado além da moda

A nova vice-presidente americana adora usar a peça que é queridinha do street style

Por Sofia Duarte Atualizado em 13 nov 2020, 15h18 - Publicado em 14 nov 2020, 10h00
colecao capricho sestini mochila bolsas
CAPRICHO/Sestini/Divulgação

Kamala Harris fez história ao se tornar a primeira mulher e a primeira mulher negra eleita vice-presidente dos Estados Unidos. A democrata chegou quebrando paradigmas conservadores na política e, como a gente sabe que a moda é uma expressão da nossa personalidade, também com o seu estilo. A política surpreendeu ao escolher um sapato nada tradicional para uma pessoa que ocupa um cargo tão poderoso para ser o seu companheiro em aparições oficiais. Estamos falando do tênis All Star, da Converse!

Kamala Harris usando tênis All Star da Converse durante campanha presidencial dos EUA Octavio Jones/Getty Images

Durante a campanha presidencial, Kamala apareceu com alguns modelos do tênis clássico do street style para compor seus visuais. Por quê? Bom, em entrevista ao The Cut, ainda em 2018, ela mesma disse: “Eu corro em aeroportos, atravesso o país e resolvo todo o meu dia com meus tênis Converse.” A então senadora revelou que tem uma enorme coleção do tênis, desde o modelo branco básico até o de couro, o de plataforma e o sem cadarço.

Mas, fora o óbvio conforto que esse calçado proporciona, qual a mensagem por trás dele? Para desvendar esse ~mistério~, a CH conversou com a personal stylist Jana Lee. “O fato de Kamala usar tênis mostra que ela é uma mulher desconstruída do ideal de feminilidade e que possui muita personalidade ao calçar um sapato que é visto como descolado e é usado por muitos jovens”, afirma Jana.

Kamala Harris usando tênis All Star da Converse durante campanha presidencial dos EUA Ethan Miller/Getty Images

Além disso, por tratar-se de uma peça acessível, acaba aproximando-a de seus apoiadores. “Mostra que ela não é uma figura inalcançável. Ela é a Kamala, que usa tênis como qualquer um e que está disponível para escutar o povo”, completa a stylist. “É um tênis acessível, que a tira daquele posto de político que ostenta dinheiro e só usa coisas de grife.”

View this post on Instagram

Continua após a publicidade

Laced up and ready to get out the vote. [Link in bio for video with @complexsneakers and @TheSocialStatus]

A post shared by Kamala Harris (@kamalaharris) on

É importante ressaltar que apesar de Kamala aparecer de terninho e salto alto muitas vezes, esse não é o seu “uniforme”. Além de usar seu estilo como forma de expressar sua personalidade, a vice-presidente sabe que as suas escolhas de moda contribuem também para a imagem que transmite ao público. No caso do All Star, por exemplo, ele ajuda a trazer a sensação de proximidade e de identificação com seus eleitores, especialmente os jovens, público que foi decisivo para sua eleição.

E aí, você já tinha pensado sobre o significado do uso do tênis por pessoas em cargos de poder? 

Continua após a publicidade
Publicidade