Existe uma crença popular que diz que, durante o verão, os fios crescem mais rápido do que em outras épocas do ano. Mas será que isso é verdade? Para desvendar o mistério e tirar essa dúvida, a CAPRICHO conversou com os tricologistas Lucas Fustinoni e Mariana Corrêa, que explicaram se essa aceleração no crescimento do cabelo realmente acontece na estação. Olha só:
Os especialistas garantem que não há nenhuma prova científica de que isso ocorre. O que pode levar a essa impressão, na verdade, não é o verão em si, mas algumas mudanças na rotina que influenciam na saúde dos nosso cabelo. Novos hábitos tendem a surgir nesse período, como o aumento no consumo de frutas, mais exposição ao sol e maior hidratação do organismo devido ao calor ambiente, coisas que podem impactar no crescimento dos fios.
A exposição ao sol tem influência no crescimento capilar pois auxilia no aumento da vitamina D. Esse composto é ativado a partir da absorção de luz e é muito importante para todo o funcionamento do corpo, inclusive para a saúde e força do cabelo – vale lembrar que também podemos adquiri-lo a partir de uma alimentação balanceada. O maior consumo de frutas e água também auxilia no aumento do fio por proporcionar mais nutrientes e vitaminas para o organismo.
Como explica a Dra. Mariana Corrêa, algumas mudanças no dia a dia podem ser importantes para quem quer estar com os fios mais compridos nos próximos meses. “É essencial manter uma alimentação rica em nutrientes e vitaminas, o uso de produtos específicos para seu tipo de cabelo, evitar o excesso de oleosidade nos fios e, claro, manter uma rotina de higiene“.
“Nosso cabelo cresce, em média, 1 milímetro a cada três dias, o que dá cerca de 12 centímetros por ano. Porém, esses valores vão depender também de outras questões, como a genética e até a quantidade de fios que caem ao longo do dia – que normalmente varia entre 100 a 150“, completa a profissional. Apesar de não termos muito controle sobre os novos fiozinhos que irão nascer, podemos cuidar bem da saúde dos que já estão em nossa cabeça. Consequentemente, isso evitará a quebra e a queda capilar, fazendo com que eles cresçam mais e com força.
Você sabia de tudo isso?