6 cuidados ao pentear o cabelo que vão deixá-lo muito mais bonito

Prestar atenção em alguns detalhes pode, sim, fazer diferença, viu!

Por Da Redação - 10 nov 2018, 10h01

Pentear (ou escovar) o cabelo é uma atividade básica do dia a dia e que não tem como dar errado, certo? Nem tanto! Prestar atenção em alguns detalhes pode ser seu grande trunfo para deixar os fios mais saudáveis e cheios de brilho. Por isso, a CH separou algumas dicas para você colocar em prática. Vem ver!

1. A ferramenta faz diferença
Na dúvida, pense assim: escovas redondas servem para ondular e cachear. Já as retas são mais indicadas para desembaraçar. As cerdas de plástico realçam o volume (ótimas para quem tem cachos e ondas) e as de nylon sem bolinha na ponta funcionam melhor em cabelos menos volumosos. Já aquelas com bolinhas são para fios grossos e com volume.

Mas e os pentes?
Também têm uma lógica parecida. Os de dentes largos soltam as mechas e valorizam o volume das meninas de cabelo cacheado e ondulado. Os de dentes finos são recomendados para quem tem fios lisos ou usa cortes curtinhos.

2. O banho é o momento perfeito
Principalmente se seu cabelo tende a ficar muito embaraçado. Aplique condicionador ou máscara hidratante e penteie os fios para retirar os nós. Fazer isso enquanto eles estão molhados é muito mais fácil.

3. Comece pelas pontas
Quando você começa a pentear os fios da raiz, vai ~arrastando~ o nó até a ponta. Então, por que não começar por ela e depois ir subindo para o comprimento? A chance de quebrar o cabelo vai ser bem menor, pode apostar!

Continua após a publicidade

4. Seja gentil com o seu cabelo
Na pressa, muitas vezes não medimos a força com que usamos o pente ou a escova. Mas esquecer da delicadeza pode danificar os fios e até o couro cabeludo, hein! Vá com calma e opte por uma ferramenta que não machuque durante o processo.

5. Aposte nos finalizadores, seus aliados
Eles fazem a escova ou o pente deslizar melhor pelas mechas, sobretudo se o cabelo estiver seco. Aplique um pouco de leave-in (só um pouquinho, para não pesar) ou de óleo reparador de pontas. Eles protegem e facilitam a vida.

6. Você pode exagerar um pouco…
…mas na quantidade de penteadas por dia, ok? Quando escovamos ou penteamos o cabelo, ajudamos a espalhar a oleosidade da raiz para as pontas, o que auxilia na nutrição dele. Se der para fazer isso mais de uma vez por dia, melhor.

Mas e quem tem cachos e não pode ficar penteando toda hora?
Fato: você corre o risco de desmanchar a forma deles se penteá-los quando secos. O truque, então, é tentar usar os dedos nesse processo. 😉

Anotou as dicas?

Quem deu as informações: o hairstylist Marcelo Brito.

Continua após a publicidade
Publicidade