5 dicas infalíveis que ajudam no crescimento dos cílios

Especialistas recomendam hábitos para fortalecer e evitar a queda dos fios

Por Adrieny Magalhães 3 set 2021, 14h42

Os cílios fazem toda a diferença no olhar quando queremos um visual mais poderoso, não é mesmo? Adoramos alongá-los e curvá-los com máscaras próprias e outros produtos que auxiliam no aumento do volume dos fiozinhos.

Quando apenas o rímel não é suficiente para alcançar esses efeitos, ou em caso de problemas com a queda ou quebra dos cílios, algumas dicas podem ajudar. Por isso, a CAPRICHO conversou com especialistas e separou recomendações que você vai amar conhecer!

anne-hathaway-mascara
O modo mais comum de se aplicar máscara de cílios GIF/Reprodução

Entenda como funcionam as fases de crescimento dos cílios

Antes de colocar as dicas em prática, é necessário entender como funcionam as fases de crescimento dos cílios. Thais Giraldelli, especialista em extensão de cílios e saúde ocular, explicou que os cílios com os quais nascemos não são os mesmos que ficam com a gente para o resto da vida.

Ilustração mostrando as fases de crescimento dos cílios. A primeira fase é a anágena que é quando os cílios estão nascendo, a segunda é a catágena que é uma fase de repouso e a terceira é a telógena, quando eles caem.
As fases de crescimento dos cílios Juliana Dias/CAPRICHO

“Os cílios têm 3 fases de crescimento. A anágena, que é quando eles estão nascendo; a catágena, que é uma fase de repouso, e a telógena, quando eles caem. Os fios se renovam constantemente e ficam nos olhos por mais ou menos quatro meses antes de caírem e nascerem novamente”, informa a especialista.

Ah, e não existe nenhuma técnica que aumente definitivamente o comprimento dos seus fios, viu? Lembre-se disso!

Adote cuidados no dia a dia

Alguns hábitos, como a utilização frequente de máscaras à prova d’água – que são mais difíceis de serem removidas – e curvex contribuem para o enfraquecimento dos cílios. Por isso, é importante adotar cuidados que evitam problemas maiores.

“Recomendo que, no dia a dia, você use rímeis que não sejam à prova d’água, evite o curvex e sempre retire muito bem a maquiagem todos os dias”, orienta Thais Giraldelli.

Aposte em cosméticos que auxiliam no crescimento dos fios

Conversamos também com o Dr. Hallim Féres Neto, oftalmologista do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, que afirma que uma série de fármacos e cosméticos podem te ajudar, mas não deixe de checar se eles são aprovados por dermatologistas ou oftalmologistas. Combinado?

Continua após a publicidade

Antes de usar qualquer produto para o crescimento, tenha em mente que as pálpebras devem estar sempre limpas, então a higiene palpebral adequada é a primeira linha de defesa contra a queda dos cílios. Dá para fazer essa higiene com sabonete líquido próprio para os olhos ou xampu neutro de bebê”, indica o oftalmologista. 

  • Fique de olho na sua alimentação

    Ainda de acordo com o Dr. Hallim Féres Neto, uma alimentação balanceada é suficiente para prover a saúde da pálpebra e dos cílios

    “Azeites, óleos, peixes, castanhas, frutas… Todos esses alimentos têm vitaminas importantes para o crescimento capilar e também dos cílios e sobrancelhas“, completa o oftalmologista. Anota essa dica aí!

    Ariana Grande inclinada passando máscara de cílios, batom roxo, com rabo de cavalo, com moletom cinza.
    Ariana Grande usando máscara de cílios Gif/Reprodução

    Se possível, invista em técnicas de alongamento dos cílios

    Se você está buscando os famosos cílios de boneca, técnicas queridinhas do mercado como o alongamento de cílios e o lash lifting podem te conquistar!

    O alongamento de cílios é um procedimento estético que tem como objetivo aumentar o volume dos cílios com a aplicação de fios de seda que são colados diretamente nos cílios. Já o lash lifting é indicado para quem possui os cílios longos e retos e para as pessoas que não curtem um volume tão marcante, sabe?

    Os dois especialistas que conversaram ressaltam que contar com profissionais capacitados que utilizem bons produtos é indispensável. Assim, você evita possíveis complicações, como irritações e alergias.

    O que você acha de colocar essas dicas em prática?

    Quem deu as informações: Thais Giraldelli, empresária e professora especialista em extensão de cílios e saúde ocular; Dr. Hallim Féres Neto, oftalmologista do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

    Continua após a publicidade
    Publicidade