Detox capilar: o que é, benefícios e como realizar a técnica em casa

Profissionais explicam tudo o que você precisa saber sobre o tratamento

Por Adrieny Magalhães Atualizado em 18 fev 2022, 20h10 - Publicado em 19 fev 2022, 10h00

Contato com fontes de calor, poluição e até mesmo o excesso de alguns produtos são fatores que podem prejudicar a saúde do nosso cabelo. Para fazer a manutenção e restauração dos nossos fios, o detox capilar é uma técnica muito indicada por profissionais.

Pensando nisso, conversamos com especialistas que contam o que é o detox capilar, quais são os benefícios do procedimento e como você pode realizá-lo em casa. Vem dar uma olhada!

O que é o detox capilar?

O detox capilar nada mais é do que um tratamento simples que não utiliza nenhuma química para limpar e recuperar o cabelo desde o couro cabeludo até as pontas. Legal, né?

Para que você entenda melhor como funciona esta técnica, a CAPRICHO conversou com Brenno Faro, Chief Marketing Officer (CMO) da marca de cabelo Forever Liss, Ana Elisa Lista, especialista em pesquisa e desenvolvimento (P&D) também da marca e com a cabeleireira Laiane Fuentes, do salão de beleza Fast Escova Mooca.

Brenno Faro explica que, assim como utilizamos um chá ou suco detox para retirar as impurezas do nosso corpo, o detox capilar serve exatamente para isso, retirar as impurezas dos nossos fios – excesso de produtos, químicas e também após o contato com água do mar e da piscina.

Além disso, ele explica que esse processo serve como uma prevenção aos danos da química, pois uma das principais funções dos produtos detox é selar a cutícula do cabelo, diminuindo os riscos de um processo químico.

Gif de uma cena do filme Valente. Nele a princesa Merida olha para a frente, faz uma careta engraçada e sorri.
GIF Valente cabelo cacheado Giphy/Reprodução

Benefícios do detox capilar

Ainda de acordo com o CMO da Forever Liss, com o acúmulo de impurezas no cabelo a longo prazo, os produtos de beleza param de dar bons resultados. Sendo assim, um dos principais benefícios do detox capilar é limpar essas impurezas para que o cabelo possa absorver de uma forma mais eficaz os produtos aplicados.

“O detox capilar ainda reduz a sobrecarga de danos causados pelo uso de química, exposição a agentes poluentes, acúmulo de produtos e oleosidade excessiva. Incluir essa técnica na rotina de cuidados restaura a saúde integral dos fios”, completa a profissional Laiane Fuentes.

Continua após a publicidade

Para quem o detox capilar é indicado?

O detox capilar é indicado para todos os tipos de cabelo – até mesmo para as cacheadas e crespas, que costumam produzir menos oleosidade nos fios em comparação a uma lisa, por exemplo.

“Ele não tem contraindicações, porque não envolve agentes químicos na composição. Mas, lembrando que, se a pessoa estiver passando por algum tratamento específico ou tenha alergia a algum componente dos produtos, a melhor conduta é perguntar para o médico responsável se o ideal é realizar o detox capilar“, alerta a especialista Ana Elisa Lista. 

Além das contraindicações para pessoas que estão passando por algum tratamento específico nos fios ou couro cabeludo, Ana Elisa indica que o detox capilar seja realizado um vez ao mês ou a cada 3 semanas em cabelos oleosos. Anota a dica!

Gif da Emma Stone no banho lavando o cabelo, cantando e segurando o cabelo no alto com as duas mãos.
Emma Stone lavando o cabelo Giphy/Reprodução

Como realizar a técnica?

Caso você não possa investir em no procedimento em um salão de beleza, pode encontrar com facilidade em perfumarias e farmácias linhas de detox capilar para realizá-lo em casa. Nossa dica é que você procure por resenhas e conheça a reputação da marca escolhida. Combinado? Ao apostar na linha de detox capilar, basta seguir as instruções da marca e arrasar!

“Se você quiser um detox completo e com linhas profissionais, recomendo que ele seja realizado no salão de beleza”, completa Laiane Fuentes.

Cuidados após o detox capilar

Após completar a técnica, você pode seguir normalmente com sua rotina de cuidados com o cabelo e aproveitar seus produtos de uma forma ainda mais eficaz. Brenno e Laiane indicam o uso de produtos com ativos hidratantes ou nutritivos. Que tal aproveitar o momento para iniciar um cronograma capilar?

Cena do filme
Cena do filme “As Patricinhas de Beverly Hills” GIF/Reprodução

E aí, o que você acha de testar a técnica?

Quem colaborou com a matéria: Brenno Faro, CMO da Forever Liss, Ana Elisa Lista, especialista em P&D da Foverer Liss e Laiane Fuentes, da Fast Escova Mooca.

Continua após a publicidade

Publicidade