10 dicas para lidar com o cabelo oleoso sem drama

Com cuidados - e certos truques - você deixa seus fios lindos por muito mais tempo

Por Da Redação Atualizado em 1 jun 2021, 19h34 - Publicado em 1 jun 2021, 15h46
Ao centro, modelo usa cropped azul de manga comprida. Ela está com uma das mãos na cintura, sorrindo. De um lado, a frase
Marisa/Divulgação

Pode até parecer que não tem jeito de se dar bem com o cabelo oleoso, mas você sabia que seguindo alguns cuidados fica muito mais fácil lidar com ele? Não acredita? A CH separou 10 dicas que vão te ajudar a diminuir esse tanto de oleosidade!

1. Aposte em produtos específicos

Muitas vezes são o xampu e o condicionador que deixam seu cabelo pesado. Por isso, escolha produtos próprios para os seus fios. Argila, jaborandi e calêndula são ativos que você pode procurar no rótulo. Eles limpam o couro cabeludo e retiram o excesso de óleo.

2. Fique de olho na temperatura do banho

A água muito quente estimula a produção das glândulas sebáceas, o que contribui para o aumento da oleosidade do cabelo – e da pele também, viu? Mesmo no inverno, tente tomar banho em uma temperatura mais morna.

2 megan-fox-long-hair-in-shower-gif

3. Lavar muito não resolve o problema

Nessa tentativa de retirar demais o óleo dos fios, você tende a agravar a situação. Isso porque pode ocorrer um efeito rebote, ou seja, seu corpo pode entender que é preciso produzir mais oleosidade para repor o que foi perdido. O ideal é alternar os dias de lavagem.

4. Pegue leve com seu couro cabeludo

Esfregar a raiz com muita força ou usar as unhas pode machucar seu couro cabeludo e até incentivar as glândulas sebáceas a produzirem mais óleo para proteger a região.

  • 5. Cabelo oleoso precisa de hidratação

    É só usar produtos específicos e não exagerar – uma vez por semana é o suficiente. Aplique a máscara de hidratação mais na região das pontas, para não pesar (nunca na raiz, ok?). E, se for apostar em um leave-in ou em qualquer outro finalizador hidratante, prefira as versões líquidas, que são mais leves do que as cremosas.

    Continua após a publicidade

    6. Não seque demais a raiz

    O secador com o jato muito quente pode aumentar a oleosidade da raiz, assim como manter o aparelho muito tempo na mesma área do couro cabeludo, porque a região fica ressecada e as glândulas produzem mais sebo para hidratá-la. Na hora de secar, alterne as posições do secador e invista no jato de temperatura média.

    Black Girl Hair GIF

    7. Torne o xampu seco seu aliado

    Já que não é bom lavar o cabelo todos os dias, aposte no xampu seco. Ele é ótimo para controlar a oleosidade da raiz e garante uma textura legal aos fios. #truque

    8. Evite passar a mão no cabelo toda hora

    A oleosidade dos seus dedos vai parar no couro cabeludo e, aí, não tem jeito, os fios vão pesar. Se você tem franja, é ainda mais fácil que isso aconteça. Segura a mão, gata!

    giphy-rihanna
    GIF/Reprodução

    9. Invista em penteados práticos

    Prender o cabelo ajuda a disfarçar a oleosidade – e fica superlindo, né? Se jogue em semipresos, em tranças e em coques, que são bem fáceis de fazer. Veja mais opções clicando aqui!

    10. Tome cuidado com acessórios de cabelo

    Bonés, faixas de cabelo e tiaras são perfeitos para driblar o bad hair day, mas podem abafar a raiz e deixar os fios mais oleosos. Melhor não usá-los todos os dias, combinado?

    Bora acabar com o excesso de oleosidade?

    Continua após a publicidade
    Publicidade