Cronograma capilar: o que é, como fazer e dicas para montar o seu em casa!

Quer ter um cabelo mais saudável? Conheça essa técnica e saiba como cuidar dos seus fios!

Por Adrieny Magalhães Atualizado em 29 jun 2021, 14h00 - Publicado em 29 Maio 2021, 10h00
Ao centro, modelo usa cropped azul de manga comprida. Ela está com uma das mãos na cintura, sorrindo. De um lado, a frase
Marisa/Divulgação

Uma garota com o cabelo saudável não quer guerra com ninguém, não é mesmo? Por isso, é sempre importante adotar cuidados específicos para os seus fios!

Com o uso de químicas, chapinha e secador sem cuidados, é normal que o nosso cabelo precise de um help para voltar a ter aquele brilho bonito, sabe? O cronograma capilar é a ajudinha que você precisa nessa missão! A fim de entender como funciona, a CH conversou com profissionais que te dão detalhes necessários para saber antes de iniciar o tratamento!

O que é o cronograma capilar?

cronograma capilar é uma rotina de cuidados capilares dividida em três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. Para que esses cuidados sejam eficazes e tragam bons resultados, é importante que você fique de olho nas necessidades do seu fio!

Segundo a especialista em colorimetria da Salon Line, Shirlei Oliveira, o cronograma capilar serve para saber distinguir quando o seu cabelo precisa de água (hidratação), quando precisa de óleo (nutrição) e quando precisa de força (reconstrução).

Cena do filme
Cena do filme “As Patricinhas de Beverly Hills” GIF/Reprodução

Conheça as etapas do cronograma capilar

O tratamento não é necessariamente realizado em uma sequência padrão. Isso dependerá exclusivamente do que os seus fios precisam.

hidratação repõe a água dos fios do seu cabelo, que geralmente é perdida pelo uso excessivo de fontes de calor, como a chapinha, babyliss e o secador.

nutrição repõe os óleos naturais aos fios, entregando brilho, maciez e alinhamento ao seu cabelo.

Já a reconstrução traz de volta as proteínas e a massa capilar, entregando força aos fios e evitando a quebra deles.

Essas etapas podem ser realizadas em casa! Nossa dica é que você invista em produtos de qualidade para que o seu cabelo tenha uma ótima manutenção. As receitinhas caseiras também podem ser utilizadas, mas não com frequência, considerando que essas receitas não trazem efeitos a longo prazo. Converse com o seu cabeleireiro ou um profissional especializado para entender o que funciona no seu caso, ok?

Como iniciar o cronograma?

Antes de tudo, você precisa descobrir qual é o estado do seu cabelo. Já aconteceu de você usar uma máscara de hidratação no cabelo e não sentir resultado nenhum? Isso acontece quando você não sabe do que o seu fio precisa!

Para que esse erro não seja cometido novamente, existe um jeito muito fácil de descobrir por onde iniciar o seu cronograma capilar. O teste de porosidade pode ser feito em sua casa, e você só vai precisar de um copo, água e um fio da cabelo!

Ilustração teste de porosidade, com o fundo azul e rosa. A ilustração possui três copos cheios de água, com fios de cabelo. No primeiro copo, o fio de cabelo está boiando, no do meio o fio de cabelo não boia e não afunda e no último o fio de cabelo afundou.
Teste de porosidade capilar Juliana Dias/CAPRICHO

Com as dicas da especialista Shirlei Oliveira, montamos cronogramas capilares para você fazer o uso durante um mês. Bora testar?

Caso o fio de seu cabelo não afunde e fique flutuando no teste de porosidade, você vai usar o crono de hidratação:

Tabelinha cronograma capilar hidratação
Tabelinha cronograma capilar hidratação Adrieny Magalhães/CAPRICHO

Se o seu fio de cabelo não flutuar ou afundar, ele precisa de nutrição:

Tabelinha cronograma capilar nutrição
Tabelinha cronograma capilar nutrição Adrieny Magalhães/CAPRICHO

E, caso ele afunde, o seu cabelo precisa de reconstrução:

Continua após a publicidade
Tabelinha cronograma capilar reconstrução
Tabelinha cronograma capilar reconstrução Adrieny Magalhães/CAPRICHO

Fique de olho nos produtos que você irá procurar nas lojas, pois geralmente está escrito para qual etapa do cronograma capilar eles servem! Se possível, faça uma pesquisa online antes de realizar a compra.

Por quanto tempo posso fazer o cronograma capilar?

O cronograma capilar precisa ser realizado por pelo menos um mês para que seja possível perceber os resultados e até, no máximo, três meses.

De acordo com a tricologista clínica, Dra. Renata Vasconcellos, a duração do cronograma capilar é individual, o tempo necessário para recuperar as mechas depende do estado dos fio e do tratamento que ele precisa.

Ao perceber que o seu cabelo já está mais saudável, será possível diminuir a quantidade de tratamento com máscaras que são realizadas durante a sua semana. Seu cabelo vai ficar lindo!

Quais são os benefícios do cronograma capilar?

O principal objetivo de realizar o cronograma capilar é recuperar e cuidar dos fios da melhor forma possível. Ao seguir o crono corretamente e usar produtos de qualidade, o seu cabelo ficará macio ao toque, sedoso, alinhado e muito brilhoso. Você vai adorar!

Além disso, o crescimento do seu cabelo acontecerá de uma forma muito saudável, um benefício importante para as meninas que estão passando pela transição capilar. Todo auxilio nessa fase é indispensável, não é mesmo?

  • O que NÃO fazer durante o cronograma capilar?

    É importante que você NÃO faça o uso do shampoo antirresíduos ou de limpeza profunda em todas as lavagens. Caso contrário, nenhum resultado será obtido!

    NÃO utilize shampoos hidratantes, nutritivos ou reconstrutivos durante as etapas do cronograma capilar. O recomendado é usar um shampoo mais neutro, como é o caso do shampoo micelar, que não causa um desgaste no seu cabelo e limpa na medida certa. Que tal?

    E também NÃO é legal fazer químicas, tintura no cabelo e descoloração durante esse período, viu?

    Quem pode fazer o cronograma capilar?

    Felizmente, o cronograma capilar funciona perfeitamente para todos os tipos de cabelo. Seja você uma lisa, ondulada, cacheada, crespa, colorida ou que está passando pela transição capilar, essa técnica só entrega benefícios. Se joga!

    O cronograma capilar trata doenças no couro cabeludo?

    Um erro muito comum é pensar que o cronograma capilar faz o tratamento de doenças do couro cabeludo, como a foliculite, seborreia e a queda capilar.

    “O cronograma capilar trata a haste capilar, ou seja, o fio. Ele devolve o brilho, hidratação e maleabilidade ao cabelo. Não serve para tratar queda capilar ou doenças específicas do couro cabeludo”, explica a tricologista clínica Dra. Renata Vasconcellos.

    Nesses casos, busque a orientação de um profissional!

    Agora que você já sabe tudo sobre o cronograma capilar, não deixe de testá-lo aí na sua casa!

    Quem deu as informações: Shirlei Oliveira, especialista em colorimetria da Salon Line; Dra. Renata Vasconcellos, dermatologista e tricologista clínica, especialista em cabelos e transplante capilar.

    Continua após a publicidade
    Publicidade