Cuidados para ter com o cabelo cacheado durante o verão na praia e piscina

Dicas incríveis que deixam seus fios saudáveis em dias de exposição à água e ao sol

Por Adrieny Magalhães Atualizado em 13 dez 2021, 14h33 - Publicado em 11 dez 2021, 10h00

Cuidar do cabelo cacheado se torna uma tarefa mais elaborada durante a temporada de verão, especialmente para quem vai curtir o sol em grande estilo na piscina ou em uma viagem à praia.

Com os compostos presentes na água, como cloro e sal, os cabelos tendem a ficar mais frágeis e porosos. Por isso, é ideal que você aposte em uma rotina de cuidados completa. Para te ajudar, a CAPRICHO conversou com especialistas que deram dicas incríveis para essa estação!

Como a água do mar ou piscina prejudicam os fios cacheados?

O primeiro passo para cuidar dos fios em seus dias na praia ou piscina é entender como os compostos das águas podem prejudicá-los.

De acordo com o tricologista Dr. João Gabriel Nunes, a exposição do cabelo ao sol e à água do mar ou piscina faz com que o fio sofra com a degradação de sua fibra devido à radiação do sol, podendo destruir as ligações proteicas – responsáveis por proporcionar força e resistência aos cabelos.

Gif de uma cena do filme Valente. Nele a princesa Merida olha para a frente, faz uma careta engraçada e sorri.
GIF Valente cabelo cacheado Giphy/Reprodução

“Os cabelos cacheado e crespo geralmente são mais ressecados, e o sol pode prejudicar ainda mais os fios devido a essa estrutura, que já é uma das características principais desses tipos de cabelo”, completa o profissional.

O hairstylist Rodrigo Cintra alerta para um maior cuidado com cabelos loiros e mais claros. “Muitos compostos químicos utilizados na manutenção e limpeza da piscina podem ressecar e deixar os fios esverdeados. Se isso acontecer, invista em uma linha matizadora até conseguir um horário com o seu cabeleireiro para acertar a cor”, explica o coapresentador do programa Esquadrão da Moda (SBT/Discovery H&H).

GIF de uma cena do filme
Moana cabelo cacheado no mar Giphy/Reprodução

Cuidados pré-piscina ou praia

Cuidar do seu cabelo para curtir a praia ou piscina é uma tarefa que começa antes mesmo de você fazer o seu mergulho. É fundamental aplicar produtos com proteção solar nos cachos antes que seus fios entrem em contato com a água.

“Antes do contato com a água, aplique um leave-in com termoativos para a proteção dos fios. Utilize óleos nas pontas antes da exposição”, ressalta o tricologista João Nunes.

O especialista Rodrigo Cintra recomenda um produto chamado CC Cream com filtro solar para esses dias e garante que vai fazer toda a diferença durante a exposição ao sol. “Ele [o CC Cream] é um tipo de produto que concentra muitos benefícios em um. Você consegue estilizar os cachos e mantê-los hidratados e protegidos”, afirma o hairstylist.

Que tal verificar se os seus finalizadores possuem proteção térmica? Se sim, pode jogar nos cremes que você já tem em casa e corre para aproveitar o sol. E não se esqueça de reaplicar os produtos após o mergulho, hein?!

Cuidados pós-piscina ou praia

Logo após sair da piscina ou mar, lave o cabelo com água doce morna ou fria. Desse modo, você tira o excesso de resíduos como cloro ou sal. Quer uma dica? A água termal pode ser sua aliada para momentos depois do contato com a água do mar ou piscina!

Continua após a publicidade

Ao chegar em casa, os cuidados continuam e, para garantir fios saudáveis, não deixe de seguir as indicações dos especialistas, combinado?

“O cabelo cacheado pode ter texturas diferentes. Se o fio for grosso, aconselho xampu hidratante e máscara. Mas, para os finos, vale um xampu neutro e máscara. Esse combo evita aumentar a oleosidade na raiz. Vale também investir em um óleo de reparação para aplicar só nas pontinhas”, comenta Rodrigo Cintra.

GIF do filme
GIF Moana no mar Giphy/Reprodução

Cronograma capilar

O cronograma capilar é o aliada perfeito principalmente se você for passar bons dias curtindo o verão na água. Ainda segundo o tricologista João Nunes, as três bases do cronograma (hidratação, nutrição e reconstrução) são benéficas após exposição prolongada ao sol.

A etapa mais recomendada pelos profissionais é a de hidratação, viu? A dermatologista especialista em cabelos Dra. Andrea Frange deu uma dica importante! “Nessa época do ano, eu indico substituir os condicionadores por máscaras hidratantes, já que são produtos mais densos e concentrados que conseguem repor mais a água, óleos e queratina com maior efetividade. Deixar esse creme agir por 10 ou 20 minutos, dependendo da embalagem”, enfatiza.

Existe um jeito muito fácil de saber por qual etapa começar o seu cronograma capilar: o teste de porosidade. Você só vai precisar de um copo, água e um fio da cabelo. Dá uma olhada na ilustração para entender o que fazer se o seu fio boiar, ficar no meio do copo ou afundar:

Ilustração teste de porosidade, com o fundo azul e rosa. A ilustração possui três copos cheios de água, com fios de cabelo. No primeiro copo, o fio de cabelo está boiando, no do meio o fio de cabelo não boia e não afunda e no último o fio de cabelo afundou.
Teste de porosidade capilar Juliana Dias/CAPRICHO

Outras dicas e cuidados

Selecionamos ações práticas para você implementar no seu dia a dia durante o verão. Confira:

1. Evite o uso de finalizadores em gel

A dermatologista Dra. Andrea Frange não indica o uso de finalizadores em gel, porque eles tendem a ressecar um pouco mais os fios, uma vez que não possuem muitos ativos hidratantes na composição.

2. Invista em tranças e coques

“Usar os fios presos em uma trança para evitar exposição solar direta e do vento, porque ele também resseca. Eu indico também que o paciente prenda em um coque, mas isso não isenta a necessidade da aplicação do filtro solar”, informa a Dra. Andrea.

3. Invista em acessórios

De acordo com os profissionais, acessórios como chapéus e bonés são grandes aliados para a proteção dos fios. Eles fazem uma barreira contra a exposição solar, mas deixam as pontas expostas, portanto não substituem um produto para cabelo com filtro solar!

4. Evite o uso de fontes de calor

Chapinha, secador e babyliss podem ser ainda mais prejudiciais na temporada de férias. ENtão, se você precisa usar por algum motivo, não se esqueça do protetor térmico!

E aí, está preparada para o verão?

Quem colaborou com a matéria: Rodrigo Cintra, hair stylist, coapresentador do programa Esquadrão da Moda (SBT/Discovery H&H) e idealizador do The Art Salon; Tricologista Dr. João Gabriel Nunes; Dra. Andrea Frange, dermatologista especialista em cabelos.

Continua após a publicidade

Publicidade