Com espinhas, manchas… Fotos destacam beleza de diferentes tipos de pele

A fotógrafa Sophie Harris-Taylor se inspirou em sua própria experiência com a acne

Por Da Redação - 5 Maio 2018, 11h16

Vivemos um momento em que cada vez mais se propaga a quebra dos padrões de beleza – e a pele tem ganhado destaque. Ainda bem, né?  Várias garotas e celebs têm postado fotos mostrando suas espinhas e manchas, incentivando outras pessoas a se sentir mais confiantes. Com o objetivo de fazer o mesmo, a fotógrafa londrina Sophie Harris-Taylor produziu uma série de imagens para destacar – e valorizar – os diferentes tipos de pele. 

Inspirada em sua própria experiência com a acne, que prejudicou sua confiança durante a adolescência, Sophie resolveu produzir a série fotográfica Epidermis, que busca celebrar as variações de pele que existem e derrubar padrões de beleza ao destacar a acne, psoríase e rosácea (estas duas últimas são doenças crônicas que afetam a pele).

“Muitas mulheres sofrem com condições como acne, rosácea e eczema [caracterizada pela inflamação da pele], e a maioria delas sente uma pressão para se esconder atrás de uma máscara de maquiagem, encobrindo o que realmente as torna únicas”, afirmou a fotógrafa em entrevista ao Refinery29.

sessão-de-fotos-pele-3
Indiana Wrigley, 21 Sophie Harris-Taylor/Reprodução

Em texto pessoal, a artista contou que a maioria das mulheres que fotografou não saía de casa sem maquiagem por não se sentirem confiantes – e a série teve um papel importante para elas. Indiana Wrigley, por exemplo, tinha receio das pessoas pressuporem que sua acne era causada por má alimentação ou falta de higiene. “Depois da sessão, fui encontrar minha mãe e ela não me via assim há meses. Não cobri minha pele, deixei respirar e me senti fazendo o mesmo”.

Continua após a publicidade
sessão-de-fotos-pele-4
Issey Gladston, 19 Sophie Harris-Taylor/Reprodução

Issey Gladston, que também participou da série, contou ao Refinery29, que tem eczema desde que nasceu e, por isso, lida bem com ela. Mas existem aqueles momentos não tão bons: “Tenho dias ruins, em que parece o fim do mundo, e pode ser muito difícil lidar com a falta de uma pele perfeita”.

sessão-de-fotos-pele-5
Joice Gonzalez, 22 Sophie Harris-Taylor/Reprodução

Joice Gonzalez admitiu que as fotos a deixaram vulnerável, mas permitiram que ela se sentisse mais confortável com sua beleza. “Tive acne por cerca de 10 anos ou mais, desde a minha primeira menstruação. Isso definitivamente teve um impacto sobre a minha autoestima a ponto de ficar envergonhada até de pisar fora de casa”, relembrou.

Sophie Harris-Taylor destacou ainda importância de tentar quebrar as representações de beleza, muitas vezes irreais, que circulam nas redes sociais. E procurou fazer isso através de suas fotos.

Por mais iniciativas como essa, né?

Continua após a publicidade

Publicidade