Fotografias exaltam a beleza do cabelo natural de garotas negras

O objetivo da série AfroArts é que crianças e jovens negras - e também seus pais - se vejam representados

Por Da Redação - 20 nov 2018, 10h01

Uma série de fotos feitas pelo CreativeSoul Photography, comandado pelo casal americano Kahran e Regis Bethencourt, merece muito a nossa atenção. Com figurinos e cenários poderosos, elas retratam garotas negras com penteados incríveis, que celebram a beleza do cabelo natural.  

garotas-negras-cabelo-crespo-cacheado-5
CreativeSoul Photography/Reprodução

Hoje em dia (felizmente!), são muitos os casos de meninas e mulheres que resolvem assumir seus fios crespos, cacheados e afros. O casal Bethencourt, atento a isso e sabendo da importância das crianças negras se verem representadas, resolveu criar a série AfroArts.

garotas-negras-cabelo-crespo-cacheado-4
CreativeSoul Photography/Reprodução

Em entrevista à Teen Vogue, eles disseram que, ao colocar penteados variados e elaborados em destaque, o objetivo é normalizar a ideia de crianças com cabelos naturais na indústria, quebrar os padrões de beleza atuais, além de mostrar a versatilidade dos fios crespos e afros: “Nós esperamos que elas se inspirem nos penteados e se sintam mais confiantes”.

CreativeSoul Photography/Reprodução

Eles ressaltaram que há poucas imagens positivas de jovens negros circulando na mídia e que a falta de representatividade contribui para que eles pensem, mesmo crianças, que não são bons o suficiente por causa da cor e do cabelo. “Na série AfroArt, nossa esperança é que as crianças negras (e os pais) olhem as fotos e se vejam representados de maneira que nunca viram antes”, explicaram.

Continua após a publicidade
garotas-negras-cabelo-crespo-cacheado-2
CreativeSoul Photography/Reprodução

Além disso, o casal também pretende incentivar crianças negras a se orgulharem da sua cultura. “Estamos assumindo o controle de nossa própria identidade e mostrando-a lindamente através das artes, da moda, do cabelo e muito mais”. Por isso, eles também mantêm um perfil no Instagram cheio de imagens que seguem a mesma linha da série e que transbordam empoderamento.

E aí, o que achou das fotos? 

Publicidade