7 dicas para você mandar bem no primeiro estágio

Pode parecer um bicho de sete cabeças, mas, na prática, é bem mais simples do que parece.

O primeiro estágio é um marco na vida de qualquer pessoa. Pode ser que ele aconteça já no primeiro ano da faculdade ou que você precise esperar um pouquinho até se candidatar a uma vaga, por fazer uma graduação integral. Tenha você a idade que tiver, é um desafio começar em um trabalho. É uma experiência nova, em um lugar novo, com pessoas novas e possivelmente fazendo coisas novas.

 (Reprodução/Reprodução)

Para tentar te ajudar nessa missão, conversamos com a Sonia Prado, Coordenadora Acadêmica de Cursos de Gestão da Estácio. Ela dá alguns conselhos valiosos para você que está estagiando pela primeira vez ou vai, em breve, passar pela experiência.

CH: Como se preparar para uma entrevista de emprego?
Sonia: Quando somos chamados para uma entrevista, se preparar nunca é uma tarefa fácil, mas é fundamental pensarmos em alguns aspectos importantes. Primeiramente, é preciso ter um currículo apresentável e com informações verdadeiras, que devem ser colocadas de forma objetiva e ordenada. Depois, o candidato deve perguntar a si mesmo: “é essa vaga que eu realmente busco?”. Procure conhecer um pouco mais sobre a oferta e sobre a empresa que está oferecendo. Para o momento da entrevista, é importante ter em mente quais são os diferenciais e valores que devem ser ressaltados em seu currículo.

CH. O que é aconselhado ou não fazer durante a entrevista?
Sonia: É aconselhado ir com uma roupa adequada à ocasião. É claro que cada pessoa tem o direito de se vestir do jeito que quiser, mas, no ambiente corporativo, algumas regras ainda existem – principalmente, se sua profissão pede trajes sociais. Além disso, procure chegar pontualmente e utilize sempre um vocabulário que evite o excesso de gírias.

CH: Muitas de nossas leitoras estão iniciando suas carreiras e procurando o primeiro estágio. Quais dicas você pode dar para elas?
Sonia: Busque emprego em um local que considere agradável, valorize a vivência acadêmica e comunique-se com um vocabulário adequado ao meio empresarial, evitando gírias. É interessante pensar em pontos relevantes e competências comportamentais para serem compartilhadas na hora da entrevista, já que é normal não possuir experiência quando se procura o primeiro estágio.

CH: O primeiro estágio é um marco na vida da menina! Como se portar? Quais são as atitudes de um bom estagiário?
Sonia: O bom estagiário deve buscar se portar demonstrando muita simpatia, motivação e interesse pela vaga. Esses são os pontos principais.

CH: Quais cuidados a menina deve ter ao perceber que, eventualmente, pode estar vivendo uma relação abusiva no estágio?
Sonia: A estudante pode não ter experiência profissional, mas deve ser respeitado e está na empresa justamente para aprender. Quando perceber que está sendo alvo de piadas e brincadeiras de mal gosto ou, até mesmo, recebendo responsabilidades que não deveria ter, o estagiário deve conversar e se reportar ao seu superior.

CH: Qual é a importância do estágio na vida profissional?
Sonia: O estágio é um balizador para a inserção do profissional, que traz conhecimento teórico, vontade e motivação. Ao demonstrar interesse e capacidade nas suas atividades, o estagiário pode conseguir uma vaga efetiva que lhe agrade.

CH: Quando a faculdade é integral, qual é o melhor momento para começar a procurar estágio?
Sonia: Quando a faculdade possui atividades em período integral, o aluno deve iniciar sua procura por estágio nos últimos semestres – geralmente há uma disciplina que o exija. Também pode iniciar junto à própria faculdade, demonstrando interesse aos seus docentes.

Você tem alguma dúvida sobre estágio, primeiro emprego e/ou faculdade? Manda pra gente no capricho@abril.com.br. Estamos aqui para ajudar!

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s