Primeiro estágio: expectativas X realidades

Não importa qual seja a área que você escolheu, o primeiro estágio sempre é, de alguma forma, bastante impactante!

Por Amanda Oliveira - Atualizado em 1 out 2020, 14h43 - Publicado em 18 ago 2020, 13h23

Ao ingressar em uma faculdade, é natural que cedo ou tarde você tenha que procurar um estágio na área em que escolheu. E, por ser uma profissão que você gosta, às vezes, fica um pouco difícil controlar as expectativas sobre o seu primeiro emprego. Não que isso seja errado, viu? É importante se animar para seu primeiro estágio, mas também é essencial entender que nem sempre ele será como o esperado – e tudo bem, ele é só o começo da sua carreira!

Reprodução/Reprodução

1. Você se inscreve na vaga achando que vai mudar o mundo, mas talvez você só atenda telefones
E não tem nada de errado em atender telefones. A gente sabe que é natural criar expectativas sobre realizar grandes atividades e alcançar muitas conquistas no seu primeiro estágio, mas é importante sempre lembrar de que subimos um degrau por vez!

2. Chega a hora de receber o primeiro salário, mas talvez não dê para fazer tudo o que você imaginava com ele
É impossível não fazer grandes planos para o salário, principalmente se for o primeiro. Mas, quando você junta os gastos do transporte, comida, materiais para a faculdade… Cancela os grandes planos, amiga! (risos nervosos)

3. Por ser uma área de que gosta, você acaba esperando que só faça coisas de que gosta também
É a mesma coisa com a faculdade, né? Você chega lá no primeiro semestre achando que vai ser tudo mil maravilhas e aí descobre, como um banho de água fria, que sempre vai ter alguma coisa não tão legal assim de estudar ou fazer. #StayStrong

Reprodução/Reprodução

4. Você acha que todo mundo será simpático com você, mas talvez não seja bem assim…
Se já é complicado criar expectativas sobre trabalho, é ainda pior criá-las sobre as pessoas. É muito provável que você encontre gente que não seja tão amigável, mas o que importa é não deixar se abalar com isso. Até porque pessoas ~rabugentas~ você provavelmente vai encontrar em todo lugar.

Continua após a publicidade

5. Você também espera que todas as outras pessoas estejam tão animadas com o trabalho quanto você, contudo…
Aí até bate um desânimo quando você percebe que algumas pessoas não são tão felizes trabalhando no seu ~emprego dos sonhos~. Mas, assim como lidar com o estresse e todas as dores de cabeça, ter essas experiências são muito importantes para crescer profissionalmente e entender como a vida profissional funciona – e se preparar bem para lidar com ela!

6. Não chegue achando que sabe de tudo, porque, na real, você vai descobrir que não sabe quase nada
Muitas vezes, coisas que você achava meio óbvias vão ter revelações surpreendentes! É muito importante que você dê ideias e imponha sua opinião com respeito, até para mostrar serviço, mas é mais importante ainda que você escute e aprenda. Aproveite o estágio para absorver coisas novas e também para aprender com os erros.

7. Sua vida social vai mandar lembranças!
Sair de sexta-feira à noite? Emendar noitadas de domingo e ir virada trabalhar na segunda? Talvez você dê uma segurada na festança da faculdade… (risos) Estudar e trabalhar não é fácil, você vai se desesperar em muitos momentos, mas respira e não pira: vale a pena e dá tudo certo no final!

Você já teve seu primeiro estágio? Como foi? Conta pra gente e feliz Dia do Estagiário!

Quero Bolsa | Graduação, pós-graduação e técnico: bolsas de estudo com descontos de até 75% em mais de 1100 faculdades em todo o Brasil. Saiba mais!

Continua após a publicidade
Publicidade