Lista: Filmes e dramas coreanos para assombrar o seu Halloween

Zumbis, serial killers, fantasmas e muita diversão para quem adora um bom mistério sobrenatural

Por Gustavo Balducci Atualizado em 1 out 2021, 21h33 - Publicado em 24 out 2020, 10h00
colecao-roupas-capricho-marisa
Divulgação/CAPRICHO

O audiovisual sul-coreano é rico em contar histórias com reviravoltas surpreendentes, como acontece em Parasita, longa do diretor Bong Joon Ho, vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2020 e aclamado no mundo todo. Mas não pense que para por aqui! Além de vingança e suspense, o sobrenatural também reina entre os grandes sucessos do país asiático. No passado, a CH já listou quais eram os mvs e conceitos mais assustadores do K-pop e também quais foram os looks de Halloween mais divertidos dos idols em 2019. Agora, é hora de sentir aquele frio na barriga com os filmes e k-dramas dignos de maratona no mês das bruxas!

Zumbis:

O tema pode até não ser novidade entre as produções de Hollywood, mas os filmes de zumbi ganharam uma nova perspectiva nas telonas graças a Coreia do Sul. Lançado em 2016, Invasão Zumbi, do diretor Sang-ho Yeon, chamou atenção da crítica e arrecadou milhões em bilheteria. Quando um vírus desconhecido coloca o país em estado de emergência, pai e filha estão dentro de um trem rumo a Busan — a única cidade a salvo da epidemia. Durante a viagem, o terror entra em jogo após um passageiro ser contaminado, colocando em risco a vida do restante da embarcação. Invasão Zumbi se tornou o primeiro filme do país a ultrapassar a marca de 10 milhões de espectadores e ganhou uma sequência, Invasão Zumbi 2: Península, este ano. Assista na Netflix.

Trancado em um apartamento, o jovem Joon-woo precisa descobrir como sobreviver a um apocalipse zumbi em #Alive, filme de 2020. Depois de passar dias esperando por socorro, ele recebe ajuda de Kim Yoo-bin, uma garota que vive num complexo de apartamentos em frente ao seu prédio. Juntos, eles vão ter que enfrentar seus piores medos em busca de salvação. #Alive ficou marcado por ser um dos primeiros blockbusters lançados no cinema desde o começo da pandemia de COVID-19. Na Netflix, o filme ficou em destaque entre os conteúdos mais assistidos da plataforma. Assista aqui.

Outro título que escapa dos clichês do gênero é Kingdom, segundo drama original da Netflix. Na série, um príncipe herdeiro parte em uma missão de vida ou morte para investigar uma doença misteriosa que se espalhou por todo o território. O destaque fica por conta da trama política que mistura acontecimentos históricos da Dinastia Joseon com cenas de ação e suspense. As duas temporadas já estão disponíveis aqui.

Para aliviar um pouco a tensão, Zombie Detective é a escolha certeira para você que gosta de dar boas risadas e levar susto ao mesmo tempo. A história gira em torno da dupla Kim Moo-young, um detetive morto-vivo, e Gong Sun-ji, uma jornalista investigativa. O k-drama está em exibição na plataforma Kocowa.

  • Psicopatas e assassinos:

    Agora, se você prefere um bom terror psicológico, a série Strangers From Hell é de arrepiar. Depois de se mudar para a capital Seul em busca de uma vida melhor, Yoon Jong Woo acaba indo parar na pensão Éden — que de paraíso não tem nada! Convivendo com outros personagens bizarros, sua vida está prestes a mudar depois que o psicopata Seo Moon‑jo cruza seu caminho. Inspirada na webtoon de mesmo nome, Strangers From Hell constrói ao longo de 8 episódios, uma das narrativas mais interessantes sobre serial killers. Assista na Netflix.

    Baseado em fatos reais, Memórias de um Assassino, de 2003, conta a trajetória do primeiro serial killer registrado pela polícia da Coreia do Sul.  Inspirado pelos crimes brutais que aconteceram na área rural de Hwaseong, no norte do país, entre as décadas de 1980 e 1990, o cineasta Bong Joon-ho levou para os cinemas uma história perturbadora onde dois detetives lutam contra o tempo para descobrir o verdadeiro responsável pela matança. Na vida real, o assassino do zodíaco coreano, como ficou conhecido, foi identificado em 2019, depois de 30 anos. Ufa!

    Continua após a publicidade

    Já em Diário de um psicopata, Yook Dong Shik descobre o caderno de um assassino em série após acordar de um acidente. Sem memória, Dong Shik passa a acreditar que ele é o serial killer que escreveu aquele conturbado diário. Assista na plataforma de dramas VIKI.

    Fantasmas e demônios:

    Quem se interessa pelos seres do ~além~ precisa assistir O Mistério das Garotas Perdidas, de 2019. Dirigido por Jang Jae-hyun, o longa apresenta o pastor Park e o policial Hwang, que estão procurando pistas sobre os assassinatos ligados à seita Deer Mount. O que eles não imaginavam era que os crimes têm forte ligação com o sobrenatural. Veja na Netflix.

    Graças a ajuda da clarividente Hong Seo Jung, resolver crimes se torna um trabalho um pouco mais fácil para o policial Kang Pil Sung. Em Possessed, a dupla vai unir forças contra o espírito de um psicopata que está invadindo corpos para dar continuidade aos seus crimes. Assista aos episódios na Netflix.

    A jovem IU, uma das artistas mais populares e renomadas da Coreia, também ataca como atriz. Em Hotel Del Luna, de 2019, ela interpreta Jang Man Wol, presidente de um hotel pra lá de macabro. Isso porque todos os seus clientes são fantasmas que precisam de um lugar para descansar e refletir sobre suas vidas. Misturando drama, comédia e terror, Hotel Del Luna é um k-drama rico em detalhes: cenários, looks e a trilha sonora são impecáveis. Assista no Viki.

    Criaturas e lendas urbanas:

    Perfeita para maratonar, Goedam é uma antologia com histórias de terror que já assombram os sul-coreanos há um bom tempo. Com apenas 8 episódios, as lendas urbanas mais famosas do folclore local ganharam força e estão repletas de lição de moral. Confira na Netflix.

    O Hospedeiro, de 2007, é mais um registro insano e genial criado por Bong Joon-ho e que merece estar nesta lista. Diferente dos anteriores, quem assusta os personagens é uma criatura monstruosa e violenta que saiu das profundezas do mar e está destruindo a cidade. No meio dessa confusão, uma família precisa se mobilizar para resgatar uma garotinha que foi raptada pelo ser.

    Com uma lista assustadora dessas, não vai faltar opção para aproveitar o Halloween, não é mesmo?

    Continua após a publicidade
    Publicidade