Você sabe quantos eleitores existem hoje no Brasil?

Se você já se perguntou quantos eleitores têm no Brasil, saiba: esse número cresceu bastante este ano por conta da nova base de eleitorado jovem.

Por Marcela de Mingo, para a Capricho Atualizado em 25 Maio 2022, 19h40 - Publicado em 25 Maio 2022, 19h39
Eleitorado jovem no Brasil
Brasil registra mais de 2 milhões de eleitores entre 16 e 18 anos, diz TSE. Getty Images/Getty Images

A gente tem falado tanto sobre as eleições 2022 que, às vezes, esquecemos das informações mais básicas. Por exemplo, você sabe quantos eleitores têm no Brasil? É sobre isso que nós vamos falar hoje. 

Para começo de conversa, vale a gente lembrar que, em 2022, rolou uma campanha bastante grande – e que partiu, principalmente, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – para incentivar o voto jovem, já que estávamos com o menor patamar, dos últimos 30 anos, de adolescentes entre 16 e 18 anos aptos para votar. 

Isso é importante porque essa campanha, como nós já comentamos por aqui, rendeu um alto número de registro de jovens – foram mais de 2 milhões de novos eleitores cadastrados só no começo desse ano.

E quando se fala de quantos eleitores têm no Brasil é importante considerar essa galera nova, afinal, esses jovens também passam a fazer parte do número máximo de eleitores brasileiros – como o voto por aqui é obrigatório, a partir do momento em que você tira o seu título de eleitor, você deve se apresentar para votar. 

Essa regra muda apenas quando atingimos os 70 anos – a partir daí, o voto volta a ser facultativo, ou seja, podemos votar ou não, é uma questão de escolha.

Afinal, quantos eleitores têm no Brasil? 

Eleitores no Brasil
TSE registrou aumento de 47% de alistamentos eleitorais na faixa etária entre 16 e 18 anos em relação a 2018. Getty Images/Getty Images
Continua após a publicidade

Segundo o próprio TSE e as estatísticas eleitorais por sexo e faixa etária liberadas pelo tribunal, em abril deste ano o Brasil registrou um total de 149.836.269 eleitores. Desses, 79.224.596 são mulheres e outros 78.444.900 são homens.

Em comparação com o mês de março de 2021, o órgão regulador registrou quase um milhão e 509 mil novos eleitores –  só que, na realidade, esse número deve ser ainda maior, já que esses são dados preliminares liberados em 30 de abril 2022, e que não consideram os últimos 4 dias de campanha de registro de eleitores, que chegou ao fim em 4 de maio. 

Oficialmente, os números totais de cidadãos brasileiros aptos a votar serão liberados apenas no dia 11 de julho deste ano, data prevista pelo calendário eleitoral para a divulgação, na internet, do quantitativo de eleitores por município brasileiro. 

O poder do voto jovem no número de eleitores brasileiros

Eleitores no Brasil
Getty Images/Getty Images

O ministro Edson Fachin, presidente do TSE, informou no começo de maio que mais de 2 milhões de jovens entre 16 e 18 anos tiraram o título de eleitor entre os meses de janeiro e abril. Foram, no total, mais 2.042.817 eleitores, o que já altera os dados finais previamente liberados pelo órgão. 

A boa notícia é que o número de novos eleitores jovens mostrou uma recuperação em relação às eleições anteriores. Serão 47,2% mais jovens votando em 2022 do que em relação ao mesmo período de 2018, e quase 58% a mais do que em relação aos primeiros meses de 2014. 

Por aqui no CH na Eleição a gente também participou dessa campanha de incentivo ao voto jovem e vamos continuar acompanhando as eleições para colaborar para o envolvimento político da nossa galera – afinal, já deu para perceber que com tantos novos eleitores, os políticos com certeza estão interessados em nós, certo? Novos eleitores significa uma nova base de eleitorado, o que também quer dizer que essas pessoas podem determinar os rumos da eleição. 

E, em um ano de eleições tão polarizadas, com questionamentos até sobre a legitimidade da urna eletrônica, é essencial fazermos um uso consciente do nosso poder de voto – e até das nossas redes sociais. Vamos juntos nessa?

+ O que é preciso fazer agora que eu já emiti meu título de eleitor? A CAPRICHO te ajuda!

Continua após a publicidade

Publicidade