Campanha eleitoral de 2022 começa hoje nas ruas e na internet
E o TSE traz algumas regras para esse momento, viu? A gente te explica.
Atenção, você que acompanha o CH na Eleição e está atenta às Eleições 2022: a partir desta terça-feira (17), está permitida a propaganda eleitoral de 2022 nas ruas e na internet.
Os mais de 156 milhões eleitores brasileiros vão escolher presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais ou distritais. As eleições ocorrerão no dia 2 de outubro, em primeiro turno, e no dia 30 de outubro, em eventual segundo do turno.
E esse ano será especialmente jovem: após uma intensa campanha do TSE para emitir o título de eleitor, que envolveu influenciadores digitais, artistas e políticos, o eleitorado jovem cresceu 51,13%. Essa faixa etária registrou 716.164 eleitores a mais do que em 2018. Neste ano, somos mais de dois milhões de eleitores, consolidados em 2.144.946.
Mas os dados ficam mais interessantes ainda quando olhamos por faixa etária e gênero, viu? O número de meninas eleitoras, entre 16 e 17 anos, quando o voto ainda é facultativo (ou seja, não obrigatório), chegou a 1.157.461. Enquanto o número de meninos na mesma faixa etária está em 957.485.
Agora que a campanha, ou seja, a propaganda eleitoral começou de vez, o TSE traz algumas regras para esse momento. É importante saber o que pode e o que não pode ser feito – e ficar de olho nos seus candidatos. A gente te explica:
- Para campanhas que vão investir na atuação nas ruas, os alto-falantes ou amplificadores de som podem funcionar entre 8h e 22h durante a campanha, até a véspera da eleição, dia 1º de outubro.
- Anote aí: até o dia 29 de setembro, as candidatas ou candidatos, os partidos, as federações e as coligações poderão realizar comícios e utilizar aparelhagem de som fixa, entre 8h e 24h. Esse horário poderá ser prorrogado por mais duas horas se o comício for de encerramento de campanha.
- Já a distribuição de material gráfico (panfletos, santinhos e outros) e a caminhada, carreata ou passeata, acompanhadas ou não por carro de som ou mini trio, estão liberadas até as 22h de 1º de outubro.
- Serão permitidas até 30 de setembro a divulgação paga, na imprensa escrita, e a reprodução na internet do jornal impresso de até dez anúncios de propaganda eleitoral, por veículo, em datas diversas, para cada candidata ou candidato, no espaço máximo, por edição, de um oitavo de página de jornal padrão e de um quarto de página de revista ou tabloide.
- Também a partir desta terça-feira, segundo o TSE, serão instalados nos diretórios dos partidos políticos registrados, os telefones necessários às atividades, mediante o requerimento da Presidência do partido e o pagamento das taxas.
Anote aí e consulte essa listinha sempre que quiser entender melhor esse momento da corrida eleitoral, viu?
Uma eleição com protagonismo das meninas
Por aqui no CH na Eleição a gente também participou da campanha de incentivo ao voto jovem e vamos continuar acompanhando as eleições para colaborar com o envolvimento da nossa galera – afinal, já deu para perceber que com tantos novos eleitores, os políticos com certeza estão interessados em nós, certo?
Ter novos eleitores significa uma nova base de eleitorado, o que também quer dizer que essas pessoas podem determinar os rumos da eleição. E, em um ano tão importante, com questionamentos até sobre a legitimidade da urna eletrônica, é essencial fazermos um uso consciente do nosso poder de voto – e até das nossas redes sociais.
Você que acompanha a CAPRICHO já sabe porque política é importante, o que é o voto consciente e como ele pode te ajudar a escolher candidatos; e como usar as redes sociais para falar de política e o quanto seu repost pode, sim, eleger um presidente.
E lembre-se: o programa #CHnaEleição vai ao ar quinzenalmente às quintas-feiras, em todas as redes sociais da CAPRICHO.