YouTuber recupera a memória que havia perdido após crise de ansiedade

"Saí pelo quarto andando, falando as coisas(...) Parece que alguma coisa em mim ligou", comemorou Biel Vaz em relato

Por Gabriela Junqueira Atualizado em 24 fev 2021, 15h53 - Publicado em 24 fev 2021, 15h51
colecao capricho sestini mochila bolsas
CAPRICHO/Sestini/Divulgação

No ano passado, o YouTuber Biel Vaz, do canal de comportamento Tuy e Biel, que possui mais de um milhão de inscritos, foi diagnosticado com amnésia dissociativa após ter uma crise de ansiedade, perdendo a memória dos últimos 10 anos. Na última quinta-feira, 18, uma boa notícia foi dada: através de uma live, Biel e Tuy Possato, sua namorada, revelaram que a memória do YouTuber voltou quase 100%!

Youtuber Biel Vaz, de canal Tuy e Biel, recupera a memória
Tuy e Biel/Reprodução

“Eu perdi tudo, esse processo de perder tudo foi um processo muito dolorido” contou o rapaz que, após uma conversa com a namorada na semana passada, começou a recuperar grande parte da memória. “Eu já estava entre 60% e 70%, mas fiquei um período sem ter melhora e hoje aconteceu isso”, revelou. Tuy completou que, apesar de Biel não se lembrar de alguns nomes e coisas do tipo, ele lembra da linha do tempo da sua vida, e de fatos e nomes de pessoas importantes. “Antes eu não tinha a ordem dos fatos, e isso era muito chato”, disse o YouTuber.

Logo após a crise de ansiedade, nos primeiros dias, Biel não conseguia se lembrar dos sentimentos que nutria por Tuy, sua companheira.  Sobre o que desencadeou o episódio, o jovem acredita que tenha sido uma série de fatores. “Uma das coisas que fez eu perder a memória foi que eu estava pisando na bola com a Tuy, é uma situação delicada que eu não estava conseguindo lidar. Um problema íntimo nosso que não quero abrir aqui(…) Sem contar todo o restante, faculdade, TCC”, explica.

  • “Perder a memória não é tipo deixar a chave do carro onde você não sabe. Porque quando você perde um chave, tem algo para procurar. Quando você perde a memória, é como se não existisse a chave, não existe algo para procurar” contextualiza o criador de conteúdo.

    A ansiedade é um das principais causas da perda de memória entre jovens, que tende a voltar durante o tratamento para o controle do quadro. Biel contou que uma das coisas coisas mais difíceis foi a incompreensão que existe sobre o tema. Tuy disse que entende que muitas pessoas não saibam o que Biel estava vivendo, mas que o mínimo é ter respeito. Durante os últimos meses, o YouTuber procurou outras pessoas que passaram pela mesma situação que ele. “Conheci uma moça de Nova York e me vi no relato dela”, compartilhou.

    “A sensação de recuperar a memória foi de euforia. Saí pelo quarto andando, falando as coisas(…) Parece que alguma coisa em mim ligou, seja de lá onde que isso veio“, concluiu o YouTuber.

    Continua após a publicidade
    Publicidade