YouTuber perde a memória e volta no tempo após crise forte de ansiedade

Biel Vaz, do canal "Tuy e Biel", foi diagnosticado com amnésia dissociativa

Por Isabella Otto - Atualizado em 13 set 2020, 10h47 - Publicado em 10 set 2020, 10h34

O youtuber Biel Vaz, que tem um canal que fala sobre sexualidade com sua namorada, a Tuy Potasso, com mais de um milhão de seguidores, perdeu a memória dos últimos 10 anos, aproximadamente, por causa de uma crise de ansiedade. Nas redes sociais, a companheira de trabalho e vida explicou o que aconteceu e postou algumas atualizações sobre a evolução do quadro do parceiro. “Ele não teve nada fisicamente no cérebro. (…) Ele foi diagnosticado com amnésia dissociativa, que acontece quando seu cérebro teve um trauma, uma situação tão pesada, que ele resolve voltar para a época em que estava bem”, informou em um vídeo no Youtube.

A situação se torna ainda mais delicada porque Biel perdeu toda a confiança e autoestima que conquistou nos últimos tempos, conforme relata Tuy: “O Biel de 10 anos atrás não é tão extrovertido quanto ele é hoje. (…) O que mais me dói no coração é a parte de ele não se amar“. O caso aconteceu em meados de julho e, no vídeo mais recente postado no canal, no último dia 5, a youtuber conta que o companheiro recuperou de 30% a 40% da memória, e lembrou de várias coisinhas novas, mas tudo ainda bastante desconexo. “O Biel não se lembra do sentimento por mim. É um relacionamento de 10 anos e, de repente, você tem um relacionamento de uma semana. (…) Eu já pensei em ir embora, já chorei muito, já fiquei triste, já me culpei. (…) Não façam comentários ruins que isso pode afetar demais”, pediu.

 

Desde a crise de ansiedade que desencadeou a perda de memória, Biel se afastou das redes sociais. Em um vídeo, ele conta que não entende que é famoso e que lembra da época em que, no Youtube, a pessoa que mais bombava era o PC Siqueira. “E hoje descobri que ele pode ser preso. (…) Tive uma crise de ansiedade forte o suficiente para fazer a minha cabeça resolver fugir”, disse. “A ansiedade é a principal causa de perda da memória, principalmente em jovens, pois momentos de estresse causam a ativação de muitos neurônios e regiões do cérebro, o que o torna mais confuso e dificulta sua atividade mesmo que para uma tarefa simples, como se lembrar de algo”, explicou a Dra. Clarisse Bezerra ao site Tua Saúde.

Normalmente, a memória tende a voltar ao normal durante o tratamento para controlar a ansiedade. São prescritos medicamentos, terapia e atividades que ajudem a relaxar, como ioga. Inclusive, em sua conta oficial no Intagram, Biel tem um destaque antigo chamado “Ansiedade” em que conta que a hiperventilação e a meditação o ajudavam bastante no combate às crises.

No Instagram, Tuy Potasso fez uma retrospectiva para ajudar o namorado a se lembrar de fatos mais recentes e aproveitou para lançar a hashtag #minhacrisedeansiedade. “A ideia é usá-la para contar momentos em que a ansiedade te atacou. Precisamos desmistificar, que isso não é frescura e pode, sim, ser gatilho para coisas mais graves, como a amnésia dissociativa que resultou na perda de 10 anos da memória do Biel”, escreveu.

Continua após a publicidade
Publicidade