Saiba o que você precisa levar nos dias de prova do Enem 2020

Alguns itens são obrigatórios, outros são aconselháveis e vários são proibidos! Não deixe para organizar tudo na última hora

Por Isabella Otto Atualizado em 16 jan 2021, 10h25 - Publicado em 16 jan 2021, 10h03
colecao capricho sestini mochila bolsas
CAPRICHO/Sestini/Divulgação

Eis que o Enem 2020 chegou, apesar de toda a campanha para que ele fosse novamente adiado por questões sanitárias. Nos próximos domingos, 17 e 24, acontece o Enem Impresso. Nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, rola o Enem Digital. Para realizar qualquer uma das duas opções, o candidato precisa levar consigo alguns itens básicos nos dias de prova.

Última revisada: saiba o você precisa levar nos dias de prova do Enem 2020
Inep/CAPRICHO

Abaixo, você confere a lista de obrigatoriedades a serem levadas nos dias de Enem 2020:

1. Documento original com foto

O mais comum deles é o RH, mas você também pode levar o passaporte, a CNH e algum registro migratório. Só que eles precisam ser originais, combinado? Nada de levar uma cópia, mesmo que ela seja autenticada. Ah! Neste ano, diferentemente dos anteriores, Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista e Certificado de Dispensa de Incorporação não serão mais aceitos como documento de identificação.

2. Caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente

Se possível, leve duas, para caso uma dê problema no meio do teste. Você pode até levar um estojo na mochila, mas ele não poderá ficar sobre a carteira – assim como outros materiais escolares não são permitidos sobre a mesa e precisam ser guardados. Sobre ela, apenas as canetas permitidas pelo Inep, o caderno do Enem e o cartão de respostas.

3. Máscara de proteção

Você já deve chegar ao local do exame usando uma máscara facial de proteção contra a COVID-19, de preferência cirúrgica ou de pano e dupla, e deve levar outra consigo, para fazer a troca da primeira após ela completar 4h de uso. Candidatos sem máscara ou que insistirem em vesti-la de maneira inadequada serão desclassificados do exame.

  • Agora, confira a lista de itens que não são obrigatórios, mas que é uma boa serem levados no dia:

    1. Cartão de Confirmação de Inscrição

    Apresentá-lo no dia da prova não é obrigatório, mas é aconselhável levá-lo por desencargo de consciência.

    Continua após a publicidade

    2. Álcool em gel

    Como o Enem 2020 acontece em meio a uma pandemia, a higienização das mãos é mais do que importante e ajuda a salvar vidas! O MEC garantiu que os locais de prova estarão munidos do produto, mas, por via das dúvidas, leve um frasquinho de álcool 70% consigo. É até mais higiênico!

    3. Água

    Como os bebedouros dos locais de prova estarão interditados, por causa da pandemia de coronavírus, vale levar consigo uma garrafinha de água, mesmo que você acabe nem bebendo. Ser precavida nunca é demais! Importante lembrar que o Inep pede para que as garrafas sejam transparentes e estejam sem rótulo.

  • 4. Comida

    Muitos candidatos sentirão medo de se alimentarem durante a prova, por terem que tirar a máscara de proteção para fazer isso. Mesmo que você se identifique com esse dilema, leve consigo alguma barra de cereal ou chocolate, uma fruta, como maçã ou banana, ou um pacote de bolacha salgada. Mais para garantir e evitar sufocos.

    Entre os itens proibidos, temos relógio, óculos escuros, peças de roupas que possam cobrir os olhos e as orelhas, como chapéus, e materiais escolares além da caneta esferográfica transparente de tinta preta. Aparelhos eletrônicos, como o celular, deve ser desligados antes de o candidato entrar na sala de exame e guardados conforme indicação dos fiscais.

    Já checou seu local de prova?

    Não deixe para fazer isso no dia do Enem, beleza? É indicado que, um dia antes, ou seja, no sábado, você já esteja com as coisas todas organizadinhas. Além disso, neste ano, os portões vão abrir meia hora antes, para evitar aglomerações. Com isso, os candidatos terão 1h30 para entrar no local do exame. Nada de entender esse tempo a mais como uma oportunidade de sair mais tarde de casa! Cheque direitinho a duração do seu percurso e adicione sempre uma margem de erro de 15 minutos de atraso.

    Continua após a publicidade
    Publicidade