Veja quais são os temas de Física mais cobrados nas provas do Enem

E as duas equações combinadas que é mais importante você saber!

Por Isabella Otto Atualizado em 13 jan 2021, 16h51 - Publicado em 14 jan 2021, 11h00
colecao capricho sestini mochila bolsas
CAPRICHO/Sestini/Reprodução

As provas presenciais do Enem 2020 estão previstas para acontecer nos próximos dias 17 e 24, sendo que, no 2º domingo, serão aplicados os cadernos de Matemática e Ciências da Natureza. Como de praxe, inclusive em outros tipos de exame, como na Fuvest, as questões de física costumam assustar. Os candidatos sempre saem da avaliação desolados, dizendo que a disciplina foi a pior parte. Para tentar tranquilizar, vale lembrar que o Enem é uma prova mais de interpretação de texto e otimização do tempo que de decoreba. Por isso, ler o enunciado e entendê-lo é parte essencial para alcançar uma boa pontuação.

Veja quais são os temas de Física mais cobrados nas provas do Enem
Roman Mager/Unsplash/Reprodução

Na hora dos estudos e da revisão, professores garantem que “o ideal é investir forças nos assuntos que têm aparecido com frequência nas provas anteriores, otimizando essa preparação e casando tanto a questão da facilidade ou dificuldade de estudar aquele conteúdo quanto a frequência com que eles aparecem”, como explica Heloize Charret, coordenadora pedagógica do Ensino Médio do colégio Mopi.

“O maior investimento dos alunos em memorizar equações deve ser feito em equações relacionadas aos principais temas do Enem, como, por exemplo, o tema de energia. A P = V i e a Q = mc∆t são duas equações muito importantes e que costumam cair, muitas vezes, de maneira relacionada. É o que chamamos de excelente relação custo-benefício”, dá a dica a pedagoga, que vai além: “Uma grande aposta é combinar essa equação com a equação para potência elétrica apresentada anteriormente. Assim, podem ser trabalhados problemas envolvendo o aquecimento, relacionando-o ao consumo de energia, como ocorre com os exemplos de chuveiro elétrico, cafeteiras, entre outros”, conclui Heloize.

  • A seguir, você confere uma lista com os dez temas de Física que mais caíram no Enem nos últimos anos:

    1. Acústica
    2. Energia, trabalho e potência
    3. Resistores
    4. Calorimetria
    5. Impulso, quantidade de movimento e análise dimensional
    6. Introdução à óptica geométrica
    7. Atrito e movimento circular
    8. Forças magnéticas, indução e fluxo
    9. Gases
    10. Geradores, receptores, capacitores e leis de Kirchhoff

    Alguns outros assuntos, como interferência e refração e lentes, também costumam ser cobrados. Para ver a lista completa, acesse o site do Guia do Estudante.

    Continua após a publicidade
    Publicidade