NASA: veja as fotos coloridas que o robô Perseverance já enviou de Marte

Missão é a mais audaciosa realizada pela NASA para buscar evidências de vidas passadas em Marte desde os anos 70!

Por Gabriela Junqueira 23 fev 2021, 15h20
colecao capricho sestini mochila bolsas
CAPRICHO/Sestini/Divulgação

Na última quinta-feira, 18, a chegada da Perseverance, sonda da NASA, a Marte virou notícia ao redor do mundo. Após apenas algumas horas no planeta vermelho, o robô já possuía uma grande quantidade de dados que estão sendo enviados para a Terra, incluindo fotos e vídeos que já começaram a ser compartilhados pela agência espacial. No Twitter dedicado à missão, o pouso bem sucedido do robô foi comemorado. Relembre:

Ao todo, o Perseverance possui 23 câmeras: sete para gerenciamento (sendo seis são HazCams, câmeras para verificar o terreno), sete dedicadas a trabalhos científicos e novo para o setor de engenharia. O robô tem também três antenas e as imagens são enviadas para a Terra através de uma delas, a chamada de Alta Frequência Ultra-Alta (UHF). Funciona da seguinte forma: primeiro, o sinal é direcionado para os orbitadores da NASA, posicionados a 700 quilômetros do robô, que na sequência são enviados para o nosso planeta. “Em geral, um sinal de rádio leva entre cinco e 20 minutos para percorrer a distância entre Marte e a Terra”, informou a agência.

Continua após a publicidade

A missão é uma das mais ambiciosas em termos de busca por vida em Marte, que começou em 1970. “O foco mais recente da NASA tem sido explorar ambientes antigos, porque os dados que temos sugerem que o planeta era mais habitável durante seu primeiro bilhão de anos”, explicou Ken Williford, um dos líderes da missão, para a BBC.

Um dos registros do pouso da sonda Perserverance
NASA/JPL-CALTECH/Reprodução

Para facilitar essa busca, o robô pousou próximo à cratera de Jezero, onde ficava um antigo lago, para buscar sinais de vidas passadas, coletar amostras de rocha e procurar por sinais de biologia, como fósseis de comunidades microbianas. Imagens com mais detalhes do terreno devem chegar nesta semana, quando o robô levantar o mastro de navegação, em que estão as suas principais câmeras. A expectativa é que a missão dure inicialmente dois anos terrestres, o equivalente a um ano marciano.

  • Confira abaixo as fotos já liberadas pela NASA tiradas pelo Perseverance:

    NASA: confira as fotos coloridas que o robô Perseverance está enviando de Marte
    NASA/Divulgação
    NASA: confira as fotos coloridas que o robô Perseverance está enviando de Marte
    NASA/Divulgação
    NASA: confira as fotos coloridas que o robô Perseverance está enviando de Marte
    NASA/Divulgação
    Continua após a publicidade
    Publicidade