NASA lança primeira missão comercial oficialmente tripulada no sábado, 14

Entre os quatro integrantes da tripulação, temos Shannon Walker, que deve se tornar até 2024 a primeira mulher a ir para a Lua

Por Gabriela Junqueira 13 nov 2020, 09h40

O Programa de Tripulação Comercial da NASA, em parceria com a SpaceX, lança no sábado,14, a primeira missão comercial oficialmente tripulada, a “SpaceX Crew-1”. O lançamento do SpaceX Falcon 9 Crew-1 acontece no Kennedy Space Center, na Flórida, e representa uma nova fase que deve facilitar o transporte dos astronautas norte-americanos para a Estação Espacial Internacional (ISS).

A missão contará com quatro astronautas: Shannon Walker, Michael Hopkins e Victor Glover, da NASA, e o astronauta Soichi Noguchi, da Japan Aerospace Exploration Agency (JAXA) Space X/Reprodução

A bordo da nave, teremos Victor Glover, Michael Hopkins, Shannon Walker e Soichi Noguchi. Walker, única mulher do time, é uma das astronautas cogitadas para participar do “Artemis”, projeto que pretende levar a primeira mulher à Lua até 2024. 

Na última terça-feira, 10, o SpaceX Falcon 9 Crew-1 ganhou uma certificação oficial de primeiro sistema comercial a ser capaz de transportar humanos até a Estação Espacial Internacional e a missão de sábado será o primeiro voo da nave! A NASA não certificava uma nave espacial tripulada para voos regulares desde a década de 60, com o ônibus espacial.

View this post on Instagram

Crew Dragon and Falcon 9 in the hangar at Launch Complex 39A ahead of launching four astronauts to the @iss; liftoff targeted for Saturday, November 14 at 7:49 p.m. EST

Continua após a publicidade

A post shared by SpaceX (@spacex) on

A missão “SpaceX Crew-1” deve durar 6 meses. “Eles [os astronautas] farão atualizações na Estação Espacial, conduzirão experimentos científicos para beneficiar a vida na Terra e continuarão preparando a humanidade para futuras missões à Lua – e, eventualmente, a Marte”, disse a SpaceX em nota.

O lançamento, que acontecerá às 19h49 locais (às 17h49 no horário de Brasília), no sábado, dia 14, terá telespectadores, mas o centro espacial vendeu poucos pacotes para aqueles que se interessaram em ver o acontecimento ao vivo. Além disso, o evento será transmitido no site oficial da agência e na NASA Television. Como é de praxe avisar, o lançamento pode ser adiado em função das condições climáticas ou outros motivos de força maior.

+ VEJA MAIS: Primeiro voo espacial tripulado da SpaceX ocorre nesta quarta, 27, nos EUA

Vale recordar também que, em junho, a NASA junto com a SpaceX lançou um voo tripulado com um modelo da nave Falcon 9, mas este não tinha fins comerciais. 

Continua após a publicidade
Publicidade