NASA confirma existência de água no lado iluminado da Lua. Wow!

O anúncio foi feito pela agência espacial norte-americana nesta segunda-feira, 26

Por Gabriela Junqueira 26 out 2020, 14h56
colecao-roupas-capricho-marisa
Divulgação/CAPRICHO

Nesta segunda-feira, 26, a Nasa anunciou a descoberta de água no lado iluminado da Lua! Através do anúncio feito a imprensa, a agência norte-americana explicou que foi encontrado moléculas de H2O na superfície clara do satélite. Antes disso, os cientistas só tinham localizado água no estado sólido no lado escuro da Lua, em que as temperaturas são extremamente baixas.

As móleculas de H2O encontradas estão na Cratera Clavius, e apesar da agência espacial ainda não sabe em que estado a água se encontra. “Muitas pessoas pensam que a detecção que fiz é água em forma de gelo, o que não é verdade. São apenas as moléculas de água”, explicou Casey Honniball, pesquisadora da Nasa.

Cientistas afirmam que ainda não sabem se água é potável ou poderá ser usada como recurso David Trood/Getty Images

Apesar da descoberta ser empolgante, até o momento, a  água encontrada na Lua  equivale a 350 mílimetros por 1 metro cúbico,  o que corresponde a 1% da água no deserto do Saara.

  • A água foi identificada através de Observatório Estratosférico de Astronomia Infravermelha (Sofia, sigla em inglês) um observatório que é resultado da combinação de um avião Boeing 747 com um telescópio de quase três metros que voa a uma grande altitude.

    Apesar de não saber se a água é potável ou poderá ser usada, Kim Bridenstine, administrador da Nasa diz: “Não sabemos ainda se podemos usá-la como um recurso, mas aprender sobre a água na Lua é a chave para nossos planos de exploração no programa Artemis”, explicou ao falar sobre o projeto de levar astronautas à Lua.

    Continua após a publicidade
    Publicidade