Lei obriga que influenciadores da Noruega sinalizem fotos editadas

Medida visa diminuir pressões causadas pelas redes sociais e o número de jovens que, cada vez mais cedo, buscam soluções em cirurgias estéticas

Por Isabella Otto Atualizado em 5 jul 2021, 12h28 - Publicado em 5 jul 2021, 11h49
de um lado, o hidratante, o perfume e a máscara facial hello stars, dispostos lado a lado. De outro, as frases: Cada estrela é única, como você. Conheça a nova linha Hello Stars. Todos os elementos estão em um fundo azul escuro com estrelas que brilham
CAPRICHO/Divulgação

Influenciadores digitais que moram na Noruega agora vão precisar sinalizar quando a postagem nas redes sociais tiver sido manipulado ou retocada. De acordo com lei aprovada recentemente, um rótulo padronizado pelo Ministério da Criança e da Família vai precisar ser acrescentado a esses conteúdos “photoshopados”.

Uma moça, que é influenciadora digital, mandando beijinho pra câmera enquanto grava um conteúdo em seu quarto
Carol Yepes/Getty Images

Por ora, apenas publicações patrocinadas serão supervisionadas. A pena para aqueles que violarem a nova lei varia de multa a prisão. A medida deve ser seguida no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Snapchat e no TikTok. Inclusive, postagens patrocinadas no feed com filtros dos próprios aplicativos em questão devem ser sinalizadas.

  • “Esperamos que a medida dê uma contribuição útil e significativa para conter o impacto negativo que tal publicidade tem, especialmente nas crianças e nos jovens”, informou Kjell Ingolf, Ministério da Criança e da Família da Noruega, na proposta enviada ao parlamento.

    Apesar da medida ter sido comemorada, a luta contra a pressão causada pelas redes, especialmente a estética, é longa. Até porque fiscalizar esses conteúdos online não é a tarefa mais simples do mundo e muitas postagens podem passar despercebidas. Os membros que redigiram e aprovaram a lei acreditam que fotos editadas podem contribuir para que jovens busquem “soluções estéticas”, como cirurgias plásticas, cada vez mais cedo – e, muitas vezes, por uma pressão que vem exclusivamente dos outros.

    Continua após a publicidade
    Publicidade