Helicóptero da Nasa se prepara para fazer primeiro voo em outro planeta

O equipamento, que custou US$ 80 milhões a Nasa, se prepara para primeira tentativa de voo

Por Gabriela Junqueira Atualizado em 6 abr 2021, 15h53 - Publicado em 6 abr 2021, 14h59

A Nasa confirmou no último sábado, 3, a chegada do helicóptero Ingenuity em Marte. A aeronave, que pesa 1,8 kg, passou os primeiro dias dentro do rover Perseverance, que pousou no dia 18 de março. A agência espacial também anunciou que se prepara, para a partir de 11 de abril, usar o helicóptero para realizar o primeiro voo em outro planeta!

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por NASA (@nasa)

Na madrugada de segunda-feira, 5, o Ingenuity sobreviveu a primeira noite por contra própria na superfície marciana. Desde a sua chegada, a aeronave estava protegida no Perseverance, que possui um sistema de energia nuclear. Os cientistas estavam receosos de que, uma noite na cratera marciana de Jezero, que pode chegar a 90 graus negativos, pudesse congelar partes do equipamento e destruí-lo.

“Agora temos a confirmação de que temos o isolamento certo, os aquecedores certos e energia suficiente em sua bateria para sobreviver à noite fria, o que é uma grande vitória para a equipe. Estamos entusiasmados em continuar a preparar o Ingenuity para seu primeiro teste de vôo” disse MiMi Aung, gerente de projeto do Ingenuity no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA para a CNN. 

O objetivo do helicóptero, que custou US$ 80 milhões, é protagonizar a primeira decolagem e pouso motorizado em outro planeta e captar algumas imagens. Para realizar esse voo, antes a Nasa deve checar o desempenho da recarga com energia solar das baterias nos próximos dias e, dependendo dos resultados, seguirá para as próximas etapas.

  • Se você está imaginando que Ingenuity, de primeira, sobrevoará grandes distâncias, saiba que o primeiro voo do helicóptero será curto e deve ter duração de 30 segundos – mas representará uma conquista importante para a ciência.

    Continua após a publicidade
    Publicidade