Helicóptero da Nasa se prepara para fazer primeiro voo em outro planeta

O equipamento, que custou US$ 80 milhões a Nasa, se prepara para primeira tentativa de voo

Por Gabriela Junqueira Atualizado em 6 abr 2021, 15h53 - Publicado em 6 abr 2021, 14h59

A Nasa confirmou no último sábado, 3, a chegada do helicóptero Ingenuity em Marte. A aeronave, que pesa 1,8 kg, passou os primeiro dias dentro do rover Perseverance, que pousou no dia 18 de março. A agência espacial também anunciou que se prepara, para a partir de 11 de abril, usar o helicóptero para realizar o primeiro voo em outro planeta!

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por NASA (@nasa)

Na madrugada de segunda-feira, 5, o Ingenuity sobreviveu a primeira noite por contra própria na superfície marciana. Desde a sua chegada, a aeronave estava protegida no Perseverance, que possui um sistema de energia nuclear. Os cientistas estavam receosos de que, uma noite na cratera marciana de Jezero, que pode chegar a 90 graus negativos, pudesse congelar partes do equipamento e destruí-lo.

“Agora temos a confirmação de que temos o isolamento certo, os aquecedores certos e energia suficiente em sua bateria para sobreviver à noite fria, o que é uma grande vitória para a equipe. Estamos entusiasmados em continuar a preparar o Ingenuity para seu primeiro teste de vôo” disse MiMi Aung, gerente de projeto do Ingenuity no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA para a CNN. 

O objetivo do helicóptero, que custou US$ 80 milhões, é protagonizar a primeira decolagem e pouso motorizado em outro planeta e captar algumas imagens. Para realizar esse voo, antes a Nasa deve checar o desempenho da recarga com energia solar das baterias nos próximos dias e, dependendo dos resultados, seguirá para as próximas etapas.

Se você está imaginando que Ingenuity, de primeira, sobrevoará grandes distâncias, saiba que o primeiro voo do helicóptero será curto e deve ter duração de 30 segundos – mas representará uma conquista importante para a ciência.

Continua após a publicidade

Publicidade