GRL PWR: dicionário elege ‘feminismo’ como a palavra do ano

E você, concorda com isso? Qual foi a palavra do ano para você?

Por Isabella Otto Atualizado em 18 dez 2017, 18h41 - Publicado em 13 dez 2017, 16h04

O feminismo como movimento que conhecemos hoje existe desde o século XIX, mas de uns dois anos para cá ele vem ganhando mais destaque nas grandes mídias e nas redes sociais. Em 2015, por exemplo, rolou até uma questão sobre o assunto, com uma citação da ativista Simone de Beauvoir, no Exame Nacional do Ensino Médio. Definitivamente, não é uma discussão nova – mas ela é sempre atual. Tanto que “feminismo” foi eleita a palavra do ano pelo dicionário Merriam-Webster.

Reprodução/Reprodução

Um dos motivos para essa decisão ter sido tomada foi o relativo aumento de buscas envolvendo o termo desde o começo de 2017. Em janeiro, rolou a Marchas das Mulheres e muitas pessoas começaram a fazer buscas relacionadas a feminismo. Depois, veio os incontáveis e infelizes casos de abusos sexuais, muitos deles envolvendo famosos. “Quando olhamos para trás nos últimos 12 meses e fazemos uma análise de palavras que foram buscadas com mais frequência, vemos que uma palavra se destaca”, afirma Peter Sokolowski, editor geral da Merriam-Webster.

Em 2016, a palavra do ano eleita pelo Dicionário Aurélio foi “empoderamento”. Parece que está havendo um padrão bastante girl power nessas buscas, não? 

 

  • Continua após a publicidade
    Publicidade