Sereísmo e feminismo têm mais em comum do que você imagina | Capricho

Sereísmo e feminismo têm mais em comum do que você imagina

Sereismo e feminismo têm mais em comum do que você imagina. Duvida? Então, olha só!

Por Isabella Otto Atualizado em 18 dez 2017, 18h45 - Publicado em 31 ago 2016, 18h42

As sereias estão mais em evidência que nunca! A verdade, porém, é que elas sempre estiveram lá, nos mares, na literatura, no cinema, na música, na vida. E sempre foram verdadeiras inspirações para todas as mulheres e não apenas seres que ficam penteando os cabelos em cima de pedras à beira-mar, como muita gente acredita. Poderíamos listar inúmeros adjetivos para classificá-las, mas selecionamos os dez principais que fazem das sereias verdadeiras inspirações girl power para nós, meninas.

1. Femininas
Talvez essa seja uma das primeiras palavras que vêm a sua mente quando o assunto em questão são sereias. Vaidosas, elas conseguem estar impecáveis mesmo embaixo d’água! Mas o mais legal é que não existe um padrão – como ainda acontece em terra firme. As sereias são impecáveis em suas imperfeições, e isso é lindo! Feminilidade não tem a ver com opção ser sexual ou aparência; tem a ver com ser mulher. E ter orgulho disso!
sereia_feminina

2. Empoderadoras
As sereias já ajudaram muitas garotas a encontrarem seu espacinho no mundo – mesmo que no submarino. O cabelo sempre comprido é uma característica clássica desses seres místicos e ela tem uma explicação. De acordo com a Mirella Ferraz, a primeira sereia brasileira, muitas culturas encontram mais um jeito de oprimir as mulheres através do cabelo, seja escondendo os fios, seja raspando eles. Entretanto, não significa que você não possa ser uma sereia de cabelo curtinho. Sereísmo é muito mais do que aparência física, é um estilo de vida. Assim como o feminismo!
sereia_empoderadora

3. Decididas
Se uma sereia quer, ela consegue. Na vida, muitas vezes, duvidamos de nós mesmas, nos minimizamos, achamos que não vamos conseguir. Diante de desafios, é preciso, então, que nós sejamos mais sereias e tenhamos focos para alcançar nossas metas, estejam elas do outro lado do Atlântico ou não.
sereia_decidida

4. Confiantes
Mirella Ferraz, a primeira sereia brasileira, garante que “sereísmo é feminismo”. Então, se o feminismo traz mais confiança para as mulheres, o sereísmo também. Ser uma sereia e/ou dizer que acredita nelas é, muitas vezes, sinônimo de piada, é “coisa de criança”. É por isso que as sereias precisam ser confiantes e não se deixar abater nunca. Seja como uma sereia: tenha atitude!
sereia_confiantes

5. Independentes
De acordo com as lendas, as sereias andam sempre em grupos, estão sempre juntas. Aquele lance da sororidade. Mas isso não significa que elas não consigam se virar sozinhas. E, muitas vezes, nesses muitos ~caldos~ que recebemos da vida, temos que nos bastar.
sereia_independente

6. Determinadas
Os sereianos de J.K. Rowling são bastante diferentes dos sereianos que encontramos nas animações da Disney, por exemplo. Essa diversidade é tão bacana, pois mostra que apesar das diferenças e das muitas histórias e crenças, todas possuem uma semelhança que as unem: a determinação. No fim, todos nós temos semelhanças que nos unem, né? Mais uma prova de que deveríamos pensar e agir mais como as sereias.
sereia_determinada

Continua após a publicidade

7. Sonhadoras
Sonhar é preciso. Uma vida não é nada sem sonhos. São eles que nos mantêm vivos. Por isso, não tenha medo daquela história de que quanto maior é a subida, maior é a queda. É só mergulhar de cabeça e fazer um salto perfeito!
sereia_sonhadora

8. Livres
Elas não só têm o direito de ir e vir, estejam elas em qualquer mar deste mundão – inclusive naqueles localizados em lugares mais machistas e intolerantes -, mas têm a liberdade de ser quem são, se vestiram do jeito que querem, agirem do jeito que acham certo. Ser sereia é ser a melhor versão de você mesma!
sereia_livre

9. Poderosas
Em um dos vídeos postados em seu canal no YouTube, Mirella Ferraz afirma que “a sereia é muito sensual, sim, e isso não tem nada a ver com estética ou beleza. Sereia pode ser gordinha, magra, negra, branca, japonesa”. O poder vem de dentro e ele se chama autoconfiança. Ser livre é ser confiante. Ser confiante é ser sensual. Ser sensual é ser sereia. Ser sereia é ser livre. E assim segue essa corrente marítima sem fim!
sereia_poderosa

10. Ativistas
Lutar por um mundo melhor, cuidar do meio ambiente e ter respeito pela Mãe Natureza são alguns dos preceitos básicos para você fazer parte do sereísmo – e não apenas usar assessórios de concha ou pintar o cabelo colorido. As sereias são ativistas e lutam por aquilo que acreditam. Qualquer semelhança com as mulheres com pernas no lugar da cauda NÃO é mera coincidência.
sereia_ativista

+ Veja também: Paula Pimenta dá detalhes sobre o livro Princesa das Águas, inspirado na história da Ariel
https://www.youtube.com/watch?v=SUDQd-2R8T4

 

 

Continua após a publicidade
Publicidade