Em momentos difíceis, os livros fazem eu me sentir menos só

Como a leitura pode ser transformadora, cuidar da saúde mental e ajudar as pessoas a superarem momentos conflituosos

Por Blog da Galera Atualizado em 6 Maio 2022, 08h43 - Publicado em 6 Maio 2022, 10h01
topo galera rafaela raiol
Barbara Marcantonio/CAPRICHO

Oi, gente! Tudo bem? Sou a Rafa Raiol, da Galera CH, e hoje vim falar com vocês sobre algo que me deu muito conforto em tempos difíceis: os livros. Como todos sabemos, passamos por um longo isolamento social e esse foi o momento mais difícil na vida de muitas pessoas. Para tentar preencher o vazio e a solidão que a pandemia estava gerando, todos procuraram alguma coisa para se distrair e aliviar a tensão. A minha foi a leitura.

Livro com rosas
condersedign/pixabay/Reprodução

Desde muito nova gosto de ler e nunca entendi como alguém poderia “falar mal” de alguma coisa tão mágica. Eu achava que isso era apenas uma questão de opinião, igual gostar de um estilo musical ou um esporte, porém, conversando com algumas pessoas, finalmente entendi que elas não curtiram ler porque não escolhiam seus próprios livros e se sentiam obrigadas a ler coisas que não chamavam sua atenção.

Pensando nisso, estou escrevendo este texto não só para me apresentar e contar como eu gosto de ler, mas também para mostrar que a leitura vai além das obras obrigatórias para o vestibular – que são importantes e ótimas, mas que nem todas podem empolgar. Ler é mudar para novos mundos e viver coisas únicas, mesmo que sentada em seu quarto.

Em momentos muito delicados, os livros me salvaram. Sim, eu já lia antes, mesmo que com uma frequência baixa. Acontece que, presa no meu quarto, com aquele medo que crescia dia após dia, eu acabei mergulhando de cabeça nos livros e foi a melhor coisa que eu poderia ter feito.  Nas manhãs, um romance clichê acompanhando o café. À tarde, uma aventura daquelas que você não consegue largar. E para combinar com as madrugadas… Um conto de terror!

Bem, esta foi a minha experiência com a leitura. Espero que tenha feito vocês enxergarem o quanto ler pode ser mágico. Agora, me conta: o que te conforta? Se precisar de dicas de livros, me manda um DM no Insta. É @rafaela.raiol!

Continua após a publicidade

Publicidade