Conheça MJ Rodriguez, primeira atriz trans a vencer um Globo de Ouro

"A porta está aberta!", declarou a atriz após conquistar a estatueta por sua atuação na série dramática "Pose"

Por Isabella Otto 10 jan 2022, 12h41

Por causa das polêmicas envolvendo a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, o Globo de Ouro deste ano foi um pouquinho diferente: sem a presença de celebridades ou transmissão televisiva. Apesar de tudo, o evento não deixou de ser marcante. Isto porque MJ Rodriguez se tornou a primeira atriz trans a ganhar uma estatueta do prêmio, após vencer a categoria “Melhor Atriz em Série de Drama”, por sua performance em Pose.

Imagem de MJ Rodriguez na série Pose. Ela tem o cabelo cacheado preso em um coque alto e usa um lenço. A jaqueta é rosa e ela está com cara de preocupação
MJ Rodriguez na série Pose Pose/Divulgação

Na trama, que ganhou seu primeiro Globo de Ouro com a vitória da atriz, MJ interpreta Blanca Evangelista. Emocionada, ela disse que é uma porta que se abre para ela e muitos outros jovens cheios de talento. “É possível. Eles verão que uma jovem mulher negra e latina de Newark, em Nova Jersey, que tinha o sonho de mudar a cabeça das pessoas, pode vencer. Para os meus bebês LGBTQIA+, nós estamos aqui. A porta está aberta, agora mirem nas estrelas! Para todas as indicadas, somos rainhas. Estou muito feliz em dividir esse espaço. Cada uma de vocês é fenomenal”, discursou a norte-americana de 31 anos.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Golden Globes (@goldenglobes)

Continua após a publicidade

A vitória foi amplamente comemorada, em especial pela comunidade LGBTQIA+. “Que MJ Rodriguez possa ser a primeira, mas não a única!”, escreveu a historiadora e comunicadora brasileira trans Giovanna Heliodoro na postagem.

CONHEÇA MJ RODRIGUEZ

Michaela Antonia Jaé Rodriguez nasceu em 7 de janeiro de 1991, em Nova Jersey. Com ascendência africana e porto-riquenha, ela foi educada em um colégio católico, onde descobriu sua paixão pela atuação.

MJ Rodriguez no filme Tick, Tick... Boom!. Ela tem o cabelo rosa racheado, usa uma camiseta descolada e uma jaqueta jeans. Ela segura um drink e está em uma festa, no centro de dois amigos
MJ Rodriguez em Tick, Tick… Boom! Tick, Tick... Boom!/Netflix/Divulgação

Formada pelo Berklee College of Music, Michaela inicialmente se identificava como uma pessoa gay e bissexual. Aos 14 anos, ela se assumiu para a família e, só mais tarde, se entendeu como uma pessoa trans e começou seu processo de transição.

Seu nome artístico é em homenagem à personagem Mary Jane Watson, de Homem-Aranha. MJ já participou de seriados como The Carrie Diaries e Luke Cage, e mais recentemente deu vida a Carolyn, no filme Tick, Tick… Boom!, sucesso da Netflix protagonizado por Andrew Garfield.

Continua após a publicidade

Publicidade