Continua após publicidade

Aqui estão 8 hábitos para incluir na rotina e ter um ‘glow up mental’

Versão do glow up já conhecido para a saúde mental é um cuidado positivo, mas requer atenção.

Por Mavi Faria 24 nov 2024, 17h00
V

ocê já ouviu falar em “glow up mental”? Nas redes sociais, vídeos de adolescentes e jovens adultos listando passos para garantir este tipo de “melhoramento” começam a ganhar mais notoriedade e, na maioria das vezes, as lições são bem similares e buscam garantir à saúde mental uma limpeza e um progresso.

A ideia parte das rotinas de glow up (melhoramento, em tradução livre) para a pele, que incluem aplicação de cremes, ácidos e hidratantes para alcançar uma pele limpa e mais jovem. Traduzindo para a saúde psíquica, as dicas buscam mais estabilidade, paz e equilíbrio na saúde mental – o que achamos ótimo.

@brendioous

Minha versão do Glow Up Mental (ib: @ana ✨) #glowup #glowupchallenge #dicasglowup

♬ som original – PINKPILL

 

 

A onda de cuidados com a saúde é muito benéfica quando é feita com calma e cuidado, e o “glow up mental” não foge dessa regra. Enquanto alguns vídeos trazem dicas simples e aplicáveis, outros requerem coisas quase impossíveis de serem feitas e que podem trazer ainda mais insatisfação à pessoa, como “ser positiva o tempo todo”, “ser feliz todos os dias”. Essas coisas não existem, tá?

Agora, uma mudança de perspectiva parece ser mais viável: “Tentar ver o lado bom das coisas, quando possível”, “se esforçar para ser alegre e feliz, mas ser triste e chorar quando quiser” são dicas mais práticas. Alguns conteúdos nas redes trazem propostas simples como estas e que possuem a capacidade de cuidar da sua saúde mental. Reunimos em uma lista as 8 melhores dicas, confira abaixo!

Continua após a publicidade

1. Se precisar, procure ajuda profissional

Falar de saúde mental não é brincadeira e se existe a mínima chance de você estar precisando de ajuda profissional, não hesite em procurar. Nesses casos, não há dica na internet que resolva, porque você precisa de um especialista, ta?

2. Busque incluir a meditação na sua rotina

Meditar pode parecer chato, mas quando você inclui no seu dia a dia… É impossível ficar sem. É extremamente útil na ansiedade, te ajuda a respirar melhor e ainda te garante mais consciência de si.

3. Pratique algum exercício físico

E estamos falando de qualquer um, até caminhar no parque! Se exercitar libera hormônios importantes para o funcionamento do corpo e ajuda na liberação de estresse, te ajudando a focar mais nas suas atividades diárias e a relaxar.

4. Mantenha um diário por perto

Sem pressão para escrever em uma frequência específica, tá? A ideia aqui é que o diário (de papel mesmo, sem roubar!) esteja por perto quando você queira despejar algum sentimento para fora ou só rabiscar. Às vezes, algo que nos atormenta fica bem mais simples e menor quando colocamos para fora, e um diário é um ótimo meio de fazer isso – já falamos sobre diário terapêutico em outra matéria, e este formato pode ser uma opção para você!

Continua após a publicidade

5. Tente regular o seu tempo nas redes sociais

O impacto profundo das redes sociais no nosso cérebro ainda estão sendo analisados, mas os indícios não são os melhores. Passar muito tempo na frente da tela altera a forma que sua mente recebe e entende estímulos e hormônios como a dopamina, o que pode trazer malefícios graves a sua saúde.

6. Lembre-se todos os dias de não se comparar com os outros

As redes sociais deixam a vida de todas as pessoas muito interessantes e perfeitas, além de nos mostrarem que tipo de pessoa devemos querer ser. É um exercício diário lembrar que o outro tem uma vida diferente da sua, com distintas oportunidades, capacidades e meios – e que todo mundo, sem exceção, tem problemas. É um conto de fadas muito perigoso deixar você se comparar tanto e se diminuir tanto perto dos outros.

7. Retome (ou reforce) o hábito da leitura

Ler um livro é viajar para outros mundos e esquecer de onde você está e quais problemas estão te rondando. É a melhor prática para quem precisa desacelerar e reservar um tempo só para si. Por isso, busque um livro do gênero que goste para ler de novo, e não tenha pressa. A ideia aqui é aproveitar o processo.

8. Separe momentos para os seus hobbies

Qual foi a última vez que você fez algo de que realmente gostasse? Cuidar da mente também é ter momentos de descontração fazendo o que ama, por isso, pense em algum hobby que você goste ou gostaria de fazer e tente se dedicar a isso. Temos certeza de que irá aproveitar o tempo.

E aí, já sabe como vai introduzir o “glow up mental” na sua rotina?

Publicidade