Saiba o que é e como fazer um diário terapêutico

O hábito de escrever seus pensamentos e emoções tem viralizado no TikTok, mas será que diário terapêutico faz sentido?

Por Mavi Faria Atualizado em 29 out 2024, 15h17 - Publicado em 3 out 2024, 17h00
P

rofissionais de saúde mental já estão cansados de lembrar o quanto conversar sobre seu sentimentos é uma urgência na nossa sociedade, certo? Contudo, nem todos se sentem confortáveis de expor o que estão sentindo e preferem guardar para si, o que pode agravar angústias e a famosa ansiedade.

Mas e se te contássemos que, principalmente no TikTok, a galera está promovendo e incentivando muito um método alternativo para quem não gosta de falar sobre sentimentos? A técnica da vez é chamada de diário terapêutico, ou também de escrita terapêutica e diário do autoconhecimento.

O método é muito simples e se assemelha mais a um hábito do que um método científico. O próprio nome, diário terapêutico, já é bem autoexplicativo: a ideia é você ter um diário onde possa desabafar, expor sentimentos e pensamentos que estejam passando pela sua cabeça, como uma sessão de terapia em que você conversa com um psicólogo, mas nesse caso você vai escrever.

Importante lembrar que o diário terapêutico tem o objetivo de te ajudar a conseguir desembaraçar alguns nós emocionais, mas ele não substitui de forma alguma o contato e a ajuda profissional e especializada de um psicólogo, psiquiatra ou de qualquer especialista. O diário é para ser uma ajuda a mais e uma atividade de rotina para aliviar um pouco o dia a dia, o que é muito útil dentro do tratamento psicológico com o profissional.

Uma das coisas bacanas do diário terapêutico é que a ideia não é só usá-lo como um auxílio nos momentos ruins, mas, sim, como um espaço seguro para escrever sobre o que você quiser. Quaisquer pensamentos, reflexões, sentimentos, emoções e situações que ocorrerem com você são muito bem-vindas neste espaço, incluindo conquistas e momentos felizes da sua vida.

Uma seguidora do TikTok compartilhou, por exemplo, que estava escrevendo no seu diário algumas ideias referentes ao mestrado, porque isso a ajuda no seu processo criativo. Afinal, o diário terapêutico tem o objetivo de ser um lugar seguro, onde você pode voltar a hora que quiser com a confiança de que pode compartilhar de tudo.

Agora você pode estar se perguntando: mas, CH, o diário terapêutico é um diário normal, não é? Pode ser que seja, dependendo de como você lida com ele. Algumas pessoas cuidam do diário ‘comum’ como um espaço para fazer desenhos e contar diariamente o que aconteceu em suas vidas, como uma recapitulação do que está rolando.

Nessa interpretação, o diário terapêutico é mais livre, você escreve nele na frequência que sentir vontade – todo dia, uma vez na semana, de quinze em quinze dias, e por aí vai – e a ideia não é necessariamente guardar o diário para ler depois, isso é completamente opcional. Algumas pessoas preferem jogar as páginas fora, por exemplo, e não tem problema, porque o mais importante é escrever.

Continua após a publicidade

Um outro pensamento bem comum que pode surgir é: faz sentido mesmo ficar escrevendo essas coisas? Bom, para a galera que está compartilhando a rotina com um diário terapêutico, está fazendo bastante sentido. E, se pararmos para pensar, é uma ótima ideia, porque, principalmente quando temos pensamentos demais rodando na nossa cabeça, colocar eles para fora, seja falando ou escrevendo, permite que você entenda a situação de uma outra forma.

Ah, não podemos esquecer de um lembrete muito importante. Como o diário terapêutico é um espaço aberto e seguro, sinta-se livre para escrever o que quiser e não se martirize, culpe ou sinta vergonha de você e do que foi escrito depois. Se aquilo foi escrito, é porque precisava ser colocado para fora de alguma forma.

Se ainda ficou com dúvida sobre como fazer o diário, confira alguns vídeos da galera que compartilha esse hábito no TikTok e, abaixo, deixamos alguns exemplos de cadernos simples que podem ser o seu futuro diário terapêutico!

@vanessarodler

Fica aqui que vou te ensinar como fazer um diário terapêutico para te ajudar no seu processo de autoconhecimento #journaling #escritaterapia #diario #healing #autoconhecimento #journalwithme

♬ som original – Vanessa Rodler

@poisonmooon

₊˚‧ Como eu faço meu diário terapêutico, ou como praticar escrita terapêutica? Estude comigo enquanto eu explico o meu processo de escrita terapêutica e o que eu priorizo no meu diário #studytokbr #studyvlog #estudecomigo #studywithme #studytokbrasil #estudos

♬ Western music piano moving sad video chill out(887840) – namonight

Continua após a publicidade

@malulins11

como fazer escrita diária? para fazer a sua escrita você vai precisar de papal e caneta e uma dose de coragem para olhar! 💌💘 #diarioterapeutico #autoconhecimento #diário #terapia #escritacriativa #emocional #escritaterapeutica #journaling #escrita #escritaterapêutica #writingprompts #escrevacomigo #mensagemmotivacional

♬ Glimpse (Slowed + Reverb) – Gabriel Albuquerqüe

@gabriellesantospsi

A escrita terapêutica pode ser aquilo que você estava precisando pra iniciar seu processo de autoconhecimento #escritaterapêutica #journalinspiration #bulletjournal #journaling #journalwithme #saudeemocional #mentalhealth #healthylifestyle #bookstagram #bookaesthetic #aesthetic #itgirl #insprationalquotes #motivationalquotes #inspiration #motivation #booklover

♬ Silêncio – Iuna Falcão

@edu.baggio

Manter um diário para escrever seus pensamentos pode transformar sua vida. Ao escrever, você processa os seus pensamentos de uma forma totalmente diferente e alcança novos níveis de consciência. Vale a pena. #diario #terapia #psicologia #relacionamento #autoconhecimento

♬ som original – Edu Baggio – Consultor ❤️

@eumarianamariana

30 dias de escrita terapêutica, quem topa? Todo dia vou postar aqui os temas que eu selecionei 🥹 @Mari | Rotina Acadêmica #desafio30diasescrevendo #journaling #journalwithme #journalmemories #escritaterapia

♬ To Build A Home – The Cinematic Orchestra

Continua após a publicidade

Caderno Costurado Executivo Capa Dura

Imagem de um caderno preto em um fundo amarelo com grades brancas.

Caderno Kraft Pontado, Cicero, 8836, Bege, 14x21

Imagem de um caderno com capa marrom kraft em um fundo amarelo com grades brancas.

Caderno Van Gogh "Amendoeira" 125 Folhas, 21x15cm

Imagem de um caderno com estampa da pintura de flores do Van Gogh em um fundo amarelo com grades brancas.

Caderneta sem Pauta Capa Dura com Elástico

Imagem de um caderno com estampa floral em um fundo amarelo com grades brancas.

Continua após a publicidade

*Preços consultados no dia 3 de outubro de 2024 e sujeitos a alterações. As compras feitas através deste link podem render algum tipo de remuneração para a Editora Abril.

 

 

Publicidade