Continua após publicidade

5 principais práticas que podem destruir sua noite de sono

Algumas hábitos que se tornaram comum no nosso dia a dia não nos permite descansar direito – e talvez você nem perceba isso

Por Mavi Faria 24 mar 2024, 10h00
P

oucas coisas são capazes de afetar de forma tão negativa nosso bem-estar, humor e disposição para o próximo dia quanto o nosso sono. Dormir uma noite bem, com um sono reparador e capaz de descansar a mente e o corpo é um privilégio para pessoas que têm dificuldade para dormir e, em casos mais graves, para quem sofre com insônia.

A capacidade de fechar os olhos e conseguir dormir profundamente pode até ser um desafio por questões clínicas como ansiedade ou estresse exacerbado, mas, em diversos casos, a dificuldade para dormir bem e acordar bem disposto no dia seguinte existe por práticas que já nos tornaram comuns, mas são capazes de arruinar nosso sono. Separamos as 5 principais ações que podem destruir sua noite de sono, confira!

1. Ambiente iluminado e com barulho

Qualquer interferência externa que atrapalhe o sono precisa ser solucionada de alguma forma, ou amenizada. Luz de abajur, da rua, de televisão, barulho de carros e motos ou qualquer som que chame a atenção na hora de dormir dificulta o processo do cérebro de relaxar e descansar. Esses estímulos deixam a mente em alerta e o sono REM cada vez mais distante.

Continua após a publicidade

Algumas pessoas acostumam a dormir com estímulos e até sentem que descansam mais com eles, mas não é a regra. Por isso, é legal experimentar uma noite silenciosa e escura para entender se o descanso foi mais pleno ou não.

2. Celular antes de dormir

Não existe estímulo maior do que a tela do celular ou do computador. A luz azul brilhante, os sons de conteúdos nas redes e mexer nos eletrônicos por si só já nos deixam mais ativos e animados, o contrário do que é preciso para dormir bem porque a mente não vai conseguir entender que é a hora de dormir. Uma hora antes de se deitar ou, no mínimo 30 minutos, é ideal ficar longe das telas para já sinalizar ao cérebro que é hora de descanso, e não de pensar, produzir ou ter ideias.

Esse momento é aproveitado por muitas pessoas para colocar a leitura em dia, porque mesmo precisando fazer esforço para ler, o fato de não ter iluminação artificial e estímulos visuais como nas redes já é muito importante para garantir que o sono venha com mais facilidade.

3. Alimentos energéticos

Aqui estamos falando não só da bebida energético, mas de qualquer alimento que tenha em sua composição algum alimento energizante, como cafeína. Chocolate, refrigerante e alguns chás como o matte, se tomados algumas horas antes de ir deitar, podem atrapalhar a qualidade do seu sono, porque o cérebro vai ter mais dificuldade para descansar — e as chances de conseguir isso de forma plena são bem menores.

Continua após a publicidade

4. Falta de rotina

Estabelecer uma rotina é importante para diversas áreas da sua vida e da saúde, e o sono é uma delas. Com horários o mais definidos possível para dormir ou acordar, você consegue regular ao máximo a produção de melatonina, o hormônio do sono, e garantir uma noite de sono completa e profunda. Atingir o nível REM do sono, no qual estamos mais entregues e descansamos melhor, é um problema sério para uma galera, mas não precisa ser para você se conseguir equilibrar uma rotina saudável.

5. Dificuldade para desligar o cérebro

É normal fechar os olhos e mentalizar todas as obrigações que aparecerão no dia seguinte, mas se esses momentos começarem a atrapalhar o seu sono — como te manter acordado por horas até conseguir dormir — então é preciso de ajuda. Pode ser que sua rotina não esteja equilibrada, que esteja muito ansiosa ou estressada e esses fatores, em grau mais leve ou mais intenso, prejudicam muito o seu sono e sua saúde de modo geral. Quando o cérebro não consegue descansar e ‘desligar’, todo o corpo sente a consequência do cansaço.

6. Falta de atividade física

Isso é quase regra para a vida: praticar exercício físico, qualquer um dele, transforma nossa qualidade de vida, e o sono não está excluído da lista. A atividade física cansa o corpo e ajuda a mente a se concentrar em algo mesmo quando estamos com o cérebro lotado, além de estimular a produção hormonal que vai nos ajudar a pegar no sono à noite.

Publicidade