10 hábitos que vão te ajudar ser uma pessoa mais organizada

Listamos algumas dicas que podem te ajudar a mudar sua rotina e dizer tchau para a procrastinação!

Por Gabriela Junqueira Atualizado em 1 abr 2021, 21h21 - Publicado em 4 abr 2021, 10h05

No último ano, o quarto de muita gente também se transformou no ambiente de estudos ou trabalho e alguns desafios em relação a organização surgiram. A organização impacta na produtividade, na qualidade das tarefas que você realiza e até no tempo livre que você tem – e por isso é tão importante. Quer criar uma rotina e deixar de procrastinar mas não sabe por onde começar? Separamos alguns hábitos simples que podem te ajudar no seu dia a dia:

10 hábitos que vão te ajudar ser uma pessoa mais organizada
Nora Carol Photography/Getty Images

1. Anote tudo o que você precisa fazer

Para começar é importante saber tudo o que precisamos fazer e para quando, né? Use a sua agenda para listar, por ordem de prioridade, o que você precisa fazer nos próximos dias ou os trabalhos e provas do mês. Assim, você não corre o risco de esquecer algo e ter que fazer na última hora.

2. Tente deixar o seu quarto sempre organizado

Parece besteira, mas aquele papo de que o ambiente interfere na nossa organização é bem real. Por exemplo, se a sua mesa estiver cheia de livros, canetas espalhadas e resumos antigos, ficará muito mais difícil encontrar uma folha e você perderá tempo e foco. Aproveite o domingo para limpar seu espaço de estudos ou trabalho e comece a semana mais leve.

3. Se programe levando em conta quanto tempo você (realmente) gasta em cada tarefa

Na hora de planejar o seu dia, é importante considerar quanto tempo você vai gastar, de fato, em cada atividade. Isso para não acabar marcando vários compromissos para o mesmo dia, se enrolar,e fazer tudo com pressa. Se lembre que o dia só tem 24 horas e não tente resolver mil coisas de uma vez. #dica

4. Também faça pequenas pausas

Sim, também é importante adicionar alguns respiros durante o seu dia para não passar horas direto olhando para o computador ou o caderno. Mas, estamos falando de alguns minutos, como alguns minutos para brincar o seu pet, fazer um lanche ou até dar uma olhadinha no feed.

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5. Estabeleça um lugar para estudar ou trabalhar

Ter um lugar fixo, se possível, para realizar as suas tarefas ajuda a não ter que ficar carregando os seus materiais de um lado para o outro e deixar tudo bagunçado. Nada de escolher a sua cama ou o sofá, combinado? Escolha o lugar mais sossegado possível da sua casa e com uma boa iluminação.

6. Aprenda com seus erros

Quando erramos, é normal ficar brava e querer resolver tudo o mais rápido possível mas é importante lembrar que até os erros ensinam algo. Por exemplo, se você não estiver conseguindo fazer algum exercício de matemática da escola, talvez você não precise apagar tudo e começar do zero – olhe novamente a conta e procure o que está saindo errado.

7. Separe um tempo para descansar e cuidar de você

Quando nos dormimos direto ou não nos alimentamos bem, todas as tarefas ficam mais difíceis e cansativas. Tente cuidar da melhor forma possível do seu corpo, principalmente no momento em que vivemos. Lembre-se de fazer coisas básicas como ter uma boa noite de sono, se hidratar e ter uma alimentação saudável.

8. Identifique o que atrapalha o seu foco

Se a questão é não estar conseguindo focar ou perder a atenção rapidamente, repare se tem alguma coisa te fazendo procrastinar. Quando você abandona as suas atividades, entra no Instagram? Vai ver um episódio da sua série favorito? Ou vai para o Twitter? Preste atenção em como está gastando o seu tempo e descubra.

  • 9. Estabeleça uma rotina diária

    Para criar um hábito, é importante repetir o mesmo comportamento por um tempo. Se você quer começar a acordar cedo vai precisar levantar no mesmo horário por alguns dias, ou até semanas, para o seu corpo se acostumar. Ter uma rotina estabelecida facilita muito na realização das suas tarefas diárias além de reduzir o tempo que você gastaria tentando descobrir por onde começar a estudar, por exemplo.

    10. Risque tudo o que você realizou da sua agenda

    Riscar o que você já fez vai te ajudar a perceber quantas das tarefas já foram concluídas e não se bagunçar na hora de ver o que ainda falta. Ver o que você já fez (além de ser legal) dá uma motivada para não desistir e terminar de fazer as outras obrigações.

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