Continua após publicidade

Yoga facial: o que é, quais são os benefícios e como fazer em casa

Entenda tudo sobre essa técnica para colocá-la na sua rotina de cuidados com a pele

Por Adrieny Magalhães Atualizado em 30 out 2024, 17h12 - Publicado em 6 set 2021, 10h00

Que tal incrementar a sua rotina de cuidados com a pele com massagens faciais que garantem vários benefícios? Para isso, conversamos com profissionais que explicam tudo o que você precisa saber sobre yoga e automassagem facial. Vem dar uma olhadinha!

O que é a yoga facial?

yoga facial é, basicamente, a combinação de exercícios e massagens faciais com a prática da yoga tradicional, que tem como um dos objetivos relaxar e alongar os músculos do corpo – nesse caso, seriam os músculos do rosto. Entendeu?

Os exercícios são supersimples, recomendados para todas as idades e não exigem nenhum preparo especial, apenas entender como funcionam e como realizá-los.

Gif de uma mulher ensinando como fazer automassagem no rosto. Ela usa uma blusa preta, cabelo solto e maquiagem leve.
O que é a yoga facial Giphy/Reprodução

Quais são os benefícios?

De acordo com a esteticista do salão de beleza Santo Salone, Nahima Cavalcanti, as massagens faciais têm o poder de entregar o relaxamento facial, melhora nas linhas de expressão, na circulação sanguínea e na oxidação do rosto, que promove uma melhor absorção dos produtos faciais. 

Continua após a publicidade

A Dra. Aline Iglesias, dermatologista da Clínica Dra. Adriana Cairo, destaca outros benefícios como a melhora da drenagem linfática, da microcirculação, melhorando o edema (inchaço) e relaxamento do tônus muscular. Legal, né?

Como fazer a yoga facial em casa?

“A técnica pode ser realizada apenas com os dedos das mãos, assim como auxílio de pedras polidas. Os movimentos deverão ser suaves em sentido ascendente (para cima) e do centro para a lateral da face. Na área dos olhos, deverão ser aplicados movimentos mais delicados, pois a pele das pálpebras é mais fina, seguindo o sentido do canto interno do olho em direção à lateral”, orienta Dra. Aline Iglesias.

Nahima também nos alerta a seguir as indicações anteriores. “O sentido do movimento muda tudo, no sentido errado você pode estimular flacidez de pele”, ressalta a profissional. Anotou as dicas?

Separamos alguns tutoriais para te ajudar a entender e visualizar o processo!

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Maria Vitória | Autocuidado (@mavifigueiro)

Continua após a publicidade

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Autocuidado Consciente (@cleanfacials)

Com qual frequência eu posso realizar as massagens em casa?

Ainda de acordo com a Dra. Aline Iglesisias, as massagens faciais podem ser realizadas duas vezes ao dia, pela manhã e pela noite. É importante que os seus movimentos sejam sempre suaves e não agridam a sua pele.

Quais produtos eu posso utilizar?

Você pode apostar em cremes e outros produtos que já tem o costume de usar diariamente. Recomendamos que conheça o seu tipo de pele e saiba quais produtos funcionam para a sua rotina. Para isso, consulte sempre um dermatologista de confiança, ok?

“O uso do produto depende da pele. Para peles oleosas indico um sérum, para peles secas, cremes hidratantes, e para peles mistas, creme com base gel”, informa a esteticista Nahima.

Os efeitos são imediatos?

Após uma automassagem facial realizada corretamente, será possível perceber efeitos imediatos e ao longo do dia. Com uma rotina de cuidados diários, você também reconhece os benefícios a longo prazo.

Continua após a publicidade

Existem contraindicações?

“Pacientes que apresentem quadros inflamatórios ou infecções ativas, como acne ou herpes, assim como aqueles portadores de cistos na face, neoplasias cutâneas (câncer de pele), dermatite atópica, psoríase, rosácea ou dermatite seborreica ativa devem evitar o procedimento, pois o atrito vigoroso pode levar à piora do quadro clínico”, explica Dra. Aline.

Para evitar maiores complicações, faça uma avaliação com um profissional antes de iniciar a sua rotina com a yoga facial!

Acessórios para massagem facial podem me ajudar?

Gif de uma mulher fazendo massagem facial ao redor dos olhos com rolinho de massagem, também conhecido como gua sha.
Massagem facial com gua sha Giphy/Reprodução

Acessórios como o gua sha, também conhecidos como rolinhos faciais, podem ser interessantes para facilitar a massagem. Além disso, deixá-los na geladeira para dar aquela sensação de relaxamento aos músculos da face pode ser bem legal!

No entanto, eles não são de uso obrigatório, viu? Todas as massagens realizadas com essas ferramentas podem ser facilmente feita com a ajuda dos dedos das mãos!

Quando fazer massagens com profissionais?

Como citado anteriormente, existem algumas contraindicações para a realização da yoga facial, portanto, para ter certeza de que você pode realizar a prática, é importantíssimo fazer uma avaliação com um especialista e, depois, continuar os cuidados em casa.

“Com o profissional, além dos nossos movimentos serem mais precisos, nós utilizamos produtos que deixam o resultado com mais excelência do que seria se você fizesse em casa, talvez com produtos que não sejam específicos para a sua pele”, completa a esteticista Nahima.

Continua após a publicidade

E aí, você já conhecia essa técnica da yoga facial?

Quem colaborou com a matéria: Nahima Cavalcanti, esteticista do salão de beleza Santo Salone; Dra. Aline Iglesias, dermatologista da Clínica Dra. Adriana Cairo.

Publicidade