Mitos e verdades da pele oleosa: o que funciona e o que não tem nada a ver

Afinal, existem mil truques e conselhos que a galera espalha por aí, né?

Você já deve ter visto milhares de truques e conselhos para lidar com as espinhas e com a pele oleosa, certo? Mas será que todos eles fazem sentido? A CH consultou especialistas que vão desvendar os mitos e verdades sobre o assunto.

garota cuidando pele

 (Gif/Reprodução)

Lavar bastante = menos oleosidade
Mito. O efeito é justamente inverso. Lavar demais o rosto estimula o ressecamento da pele. Até aí, tudo bem. O problema é que seu corpo entende que precisa produzir mais óleo para compensar o que foi perdido. Água e sabonete duas ou três vezes por dia são suficientes. Dica: lenços removedores de oleosidade ajudam bastante.

O sol seca as espinhas
Verdade. MAAAS nenhum dermatologista vai recomendar que você corra para a janela ou para o quintal e sabe por quê? Os raios solares até agem como secativo, só que as chances da sua pele ficar manchada são muito grandes. Melhor esperar uns dias para a espinha desinflamar do que ganhar uma marca para a vida toda!

Qualquer pessoa pode tomar Roacutan
Mito. O medicamento, famoso no tratamento de acne, é contraindicado para jovens com menos de 12 anos, gestantes e pessoas que não completaram o ciclo de crescimento – ou seja, vários adolescentes. Além disso, por ser bem forte e impor diversas restrições ao paciente, ele é prescrito apenas depois que outros métodos não deram resultado.

mitos-verdades-pele-oleosa

 (Acervo/Dedoc)

Veja também

Pele oleosa dispensa hidratação
Verdade.
E aí os cuidados vão incluir novos itens. Substitua o hidratante por produtos seborreguladores, que fecham os poros, diminuem a oleosidade e ainda funcionam como primers. Se você sentir que está precisando de hidratação ou se sua pele for mista, opte por fórmulas sem óleo e com ativos como ácido salicílico, ácido glicólico e enxofre.

Pílula anticoncepcional ameniza a acne
Verdade. Apesar disso, ela não é a primeira opção de tratamento contra as espinhas. A pílula ajuda principalmente na regulação da oleosidade da pele e é um coadjuvante no processo (combinada a cosméticos e a outros medicamentos). As fórmulas com acetato de ciproterona são as mais eficazes neste caso.

A oleosidade piora com protetor solar
Mito.
Ele é item obrigatório no nécessaire de qualquer garota. E basta fazer a escolha certa para não sofrer/derreter. Quem tem pele oleosa, com acne ou não, deve apostar em produtos oil-free. Há um montão deles no mercado hoje em dia. A maioria tem textura em sérum, gel ou gel-creme. Preste atenção no rótulo!

mitos-verdades-pele-oleosa

 (Acervo/Dedoc)

Espinhas e alimentação têm tudo a ver
Verdade. Alimentos com açúcar em excesso, leite e derivados podem influenciar no aumento das glândulas sebáceas e, consequentemente, na piora da acne. Quanto ao chocolate em específico, não há nada comprovado, mas uma coisa é fato: quando nos alimentamos de forma saudável, nossa pele “responde”.

Em pele seca não nascem espinhas
Mito. Elas são menos frequentes, no entanto aparecem. Quem nunca ganhou alguns pontinhos vermelhos no rosto durante o período menstrual, por exemplo? As peles oleosas têm maior quantidade de glândulas sebáceas do que as secas, e é justamente o entupimento destas glândulas que causa a espinha.

Quem deu as informações: as dermatologistas Márcia Linhares e Natália Cymrot.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s