Vídeo mostra como as pessoas se protegeram do sol nos últimos 100 anos

Passar filtro solar nem sempre foi um hábito, né?

Por Da Redação 6 jun 2018, 12h10

Passe protetor solar, passe protetor solar, passe protetor solar. A gente pode apostar que você sempre ouve esse ~mantra~ de beleza e saúde, certo? Mas nem sempre a história foi assim. A revista Allure fez um vídeo superlegal que mostra como as pessoas se protegeram (ou não) do sol nos últimos 100 anos. Muita coisa mudou, miga!

video-cuidados-sol
1910: as roupas eram a forma de proteção Allure/Reprodução

Lá no comecinho do século passado, em 1910, a galera não ligava nem um pouco para essa história. Na verdade, os trajes de banho acabavam criando uma barreira física, mas meio sem querer mesmo. Na década de 20, a estilista Coco Chanel se bronzeou durante suas férias e todo mundo quis copiá-la. Ah, foi nessa época também que se falou pela primeira vez numa relação entre exposição solar e câncer de pele – mas ninguém deu muita atenção. O Glacier Cream, primeiro creme com fator de proteção (FPS 2, tá?) foi criado por um alpinista e estudante de química que acabou se queimando demais nos anos 30. É neste período que o óculos Aviador começa a bombar.

Em 1940, um aviador americano fez uma mistura de um derivado de petróleo que criou uma barreira física na pele. O produto foi usado por soldados durante a Segunda Guerra Mundial. Quando o conflito acabou, outros ativos foram incorporados para deixar a fórmula menos pesada. O resultado: o creme bronzeador Coppertone. Na década seguinte, o produto ganhou fama, aliado à ideia de “se bronzear de um jeito seguro”.

video-cuidados-sol
1970: os fatores de proteção aumentam Allure/Reprodução

Os filmes de surf e praia faziam sucesso nos anos 60 – e aí todo mundo queria se bronzear! Os protetores se tornaram mais comuns, já que a associação entre sol e câncer se disseminou. Apesar disso, as pessoas continuaram fazendo ~loucurinhas~ pela pele dourada dos sonhos. Na década de 70, já existiam produtos com FPS de 2 a 15, porém ninguém entendia direito o que os números significavam…

O óxido de zinco, usado em pomadas de assaduras, ganhou versões coloridas nos anos 80 – pra combinar com o biquíni, sabe? Na década seguinte, surgem as versões em spray e gel de protetor, já com FPS maior.

video-cuidados-sol
2000: o boom das câmaras de bronzeamento artificial Allure/Reprodução
  • A febre dos anos 2000 foram as câmaras de bronzeamento artificial, muuuito perigosas para a pele, vale lembrar. No período atual, há uma consciência muito maior sobre os riscos dos raios solares e as tecnologias evoluíram bastante. Mas dá pra acreditar que, mesmo assim, a parcela de pessoas que usa protetor solar diariamente ainda não é grande?

    Assista ao vídeo completo:

     

    Continua após a publicidade
    Publicidade