Maquiagens antigas afetam a pele: veja sinais de que elas estão vencidas

Listamos tudo o que você precisa saber sobre a conservação dos seus produtos

Por Da Redação Atualizado em 17 abr 2021, 10h48 - Publicado em 17 abr 2021, 10h03

Você sabia que é necessário ficar de olho na data de validade das suas makes? Com a pandemia de Covid-19 e a gente passando a maior parte do nosso tempo em casa, é natural deixar nossas makes um pouquinho de lado, né? Mas, prestar atenção nesse detalhe é essencial para evitar o surgimento de alergias, irritações e até acne cosmética. Mudanças de cor, perda da consistência e cheiro desagradável são os principais sinais que os produtos dão quando precisam ser aposentados. Saiba quais características você deve ficar de olho e dicas para conservar suas maquiagens do jeito certo.

Base

Mudança na consistência, textura e perda da fragrância e homogeneidade são sinais de que você precisa comprar uma base nova. Usar o produto já vencido pode desencadear um processo de irritação e resultar em uma pele vermelha, com acne, coceira, descamação e até dor. Na hora de comprar, uma boa dica é dar preferência para embalagens em forma de bisnaga ou pump. Isso evita o contato dos dedos e dos pincéis com o resto do conteúdo e impede a contaminação por germes e bactérias, o que aumenta a vida útil do seu make.

Máscara de cílios e delineador

Como a maioria das embalagens não permite ver o que está la dentro, fique atenta ao cheiro. Se estiver forte e desagradável, jogue fora. Outro aspecto que também mostra que é hora de abrir mão da sua máscara ou delineador é a consistência mais grossa, seca e até craquelada. Para aumentar a vida útil dos produtos, evite fazer movimentos de “vai e vem” dentro do tubinho e tente mexer o aplicador de forma circular, para impedir entrada de ar.

Ariana Grande inclinada passando máscara de cílios, batom roxo, com rabo de cavalo, com moletom cinza.
Ariana Grande usando máscara de cílios Gif/Reprodução

Blush e sombra

Alteração na cor e textura craquelada são sinais de que você precisa se livrar das suas sombras e blushes. Também vale ficar de olho na aderência. Quando o make começa a não “pegar” muito bem e nem espalhar direito, é hora de se despedir. As versões em pó dos produtos tendem a ser as mais duradouras.

Batom e gloss

Fique muito atenta a qualquer alteração na cor do seu batom e no cheiro dele, esses são os primeiros sinais que ele dá de que está estragado. Os produtos com óleo na composição são mais propensos a oxidação e costumam ter vida útil menor. O mesmo acontece com os hidratantes.

Continua após a publicidade
Miley Cyrus com redinha no cabelo, passando gloss labial frente a espelho com regata branca.
Miley Cyrus passando gloss labial GIF/Reprodução
  • Durabilidade

    De forma geral, as maquiagens costumam ter uma validade que varia de 1 a 3 anos – os produtos em pó duram mais, e os líquidos menos. Isso não varia de acordo com o tempo de abertura da embalagem. Se, no prazo de validade, a marca garante que o produto está apto para ser usado durante esse período, ele deve manter suas condições no tempo especificado, estando aberto ou não.

    Como fazer seus produtos durarem mais

    Tente deixar suas maquiagens em um ambiente seco, sem luz e umidade. Se for guardá-las no banheiro, coloque-as dentro de uma frasqueira, gaveta ou caixa de madeira, e evite deixá-las em cima da pia ou em caixas transparentes. E lembre-se de que como os produtos carregados na bolsa são mais afetados por variações de umidade e temperatura, a tendência é que eles durem menos.

    Onde guardar

    Tente sempre deixar as suas maquiagens em um ambiente seco, sem luz e umidade. Se for guardá-las no banheiro, coloque-as dentro de uma frasqueira, gaveta ou caixa de madeira, e evite deixá-las em cima da pia ou em caixas transparentes. E lembre-se: como os produtos carregados na bolsa sofrem uma variação maior de umidade e temperatura, a tendência é que eles durem menos.

    Dica extra: Especialistas avisam que o uso de maquiagem quando estamos com a máscara de proteção contra a Covid-19, não é recomendado, viu? Pois a maquiagem quando em contato com o tecido da máscara acaba gerando umidade e sujeira, e isso faz com que o tempo de duração da proteção dela diminua podendo até torná-la ineficaz. Ah! E não se esqueça de cuidar da higienização dos seus pincéis e demais itens de maquiagem.

    E aí, gostou das dicas?

    Continua após a publicidade
    Publicidade