Make antigo pode afetar a pele. Reconheça sinais de que ele está vencido

Preste atenção nos seus produtos de maquiagem e obtenha o melhor efeito deles. A saúde do seu rosto agradece!

Por Da Redação - 16 Maio 2018, 11h40

Prestar atenção na validade é essencial para evitar o surgimento de alergias, irritações e até acne cosmética. Mudanças de cor, perda da consistência e cheiro desagradável são os principais sinais que os produtos dão quando precisam ser aposentados. Saiba quais características você deve ficar de olho e evite esses problemas.

emma stone
Make vencido? Tô fora! Reprodução/Instagram

Base
Mudança na consistência, textura e perda da fragrância e homogeneidade são sinais de que você precisa comprar uma base nova. Usar o produto já vencido pode desencadear um processo de irritação e resultar em uma pele vermelha, com acne, coceira, descamação e até dor. Na hora de comprar, uma boa dica é dar preferência para embalagens em forma de bisnaga ou pump. Isso evita o contato dos dedos e dos pincéis com o resto do conteúdo e impede a contaminação por germes e bactérias, o que aumenta a vida útil do seu make.

Máscara para cílios e delineador
Como a maioria das embalagens não permite ver o que está la dentro, fique atenta ao cheiro. Se estiver forte e desagradável, jogue fora. Outro aspecto que também mostra que é hora de abrir mão da sua máscara ou delineador é a consistência mais grossa, seca e até craquelada. Para aumentar a vida útil dos produtos, evite fazer movimentos de “vai e vem” dentro do tubinho e tente mexer o aplicador de forma circular, para impedir entrada de ar.

anne hathaway mascara cilios
Fique de olho na consistência e no cheiro da sua máscara de cílios Reprodução/Instagram

Blush e sombra
Alteração na cor e textura craquelada são sinais de que você precisa se livrar das suas sombras e blushs. Também vale ficar de olho na aderência. Quando o make começa a não “pegar” muito bem e nem espalhar direito, é hora de se despedir. As versões em pó dos produtos tendem a ser as mais duradouras.

Batom e gloss
Fique muito atenta a qualquer alteração na cor do seu batom e no cheiro dele, esses são os primeiros sinais que ele dá de que está estragado. Os produtos com óleo na composição são mais propensos a oxidação e costumam ter vida útil menor. O mesmo acontece com os hidratantes.

Faça os seus produtos durarem mais:
Tente deixar suas maquiagens em um ambiente seco, sem luz e umidade. Se for guardá-las no banheiro, coloque-as dentro de uma frasqueira, gaveta ou caixa de madeira, e evite deixá-las em cima da pia ou em caixas transparentes. E lembre-se: como os produtos carregados na bolsa são mais afetados por variações de umidade e temperatura, a tendência é que eles durem menos.

Importante: Se, no prazo de validade, a marca garante que o produto está apto para ser usado durante esse período, ele deve manter suas condições no tempo especificado, estando aberto ou não.

E aí, gostou das dicas?

Publicidade