Salve O Ralph: curta mostra crueldade dos testes de cosméticos em animais

Na produção, acompanhamos um coelho que sofre como cobaia da indústria da beleza

Por Sofia Duarte Atualizado em 28 abr 2021, 11h34 - Publicado em 28 abr 2021, 11h33

O documentário Salve O Ralph está dando o que falar – e com razão! Isso porque o curta-metragem, lançado neste mês, faz uma crítica mais do que necessária à indústria de cosméticos que realiza testes em animais.

A produção faz uma abordagem inteligente e original ao entrevistar Ralph, coelho que é usado como cobaia em laboratórios que desenvolvem produtos de maquiagem, cabelo e pele. “É muito importante que Ralph pareça real, pois ele representa os incontáveis animais que sofrem todos os dias”, explica o diretor, Spencer Susser.

Cena do curta-metragem de animação Salve O Ralph. O Ralph, um coelho, está no banheiro de sua casa. Ele está olhando para a câmera, um de seus olhos está vermelho, e uma de suas orelhas com curativos. Ele usa uma camisa bege de botões na frente, uma calça marrom e uma gravata desamarrada ao redor do pescoço. Com uma das mãos, ele segura uma escova de dentes.
Cena do curta-metragem Salve O Ralph YouTube/Reprodução

Ao final dos seus quase 4 minutos, o vídeo faz um apelo: “Nenhum animal deveria sofrer e morrer em nome da beleza.” O curta fez parte da campanha #SaveRalph, idealizada pela Humane Society Internacional (HSI), para dar destaque a esse assunto tão importante.

E como podemos fazer a nossa parte? Consumindo marcas de cosméticos veganos e cruelty-free. Ao comprar, verifique se os produtos contêm um desses selos. E vale prestar a atenção se, além das marcas, as empresas às quais elas pertencem também seguem esses princípios em suas fábricas. Já existem muitas marcas veganas e cruelty-free no mercado, tanto nacional como internacional, que possuem produtos de altíssima qualidade. Bora pensar nisso?

  • Os testes em animais já foram proibidos em mais de 40 países, como Austrália, Nova Zelândia, Coreia do Sul, Colômbia, Guatemala, Suíça, Turquia, entre outros. Assine aqui o abaixo-assinado para que o Brasil faça o mesmo.

    Assista ao curta-metragem Salve O Ralph, com dublagem de Rodrigo Santoro:

    Continua após a publicidade
    Publicidade