Rebeca Andrade sobre autoestima: “Aprender a se olhar com mais carinho”

Em entrevista à CH, a ginasta e campeã olímpica contou como cultiva o amor próprio por meio da sua rotina de cuidados

Por Sofia Duarte 23 nov 2021, 14h04

Aos 22 anos, Rebeca Andrade já é um fenômeno mundial. Em 2021, ela brilhou em Tóquio e se tornou a primeira ginasta brasileira a ganhar duas medalhas numa mesma edição das Olimpíadas. Campeã no salto e vice-campeã na categoria individual geral, a atleta, que também foi ouro no salto no mundial de ginástica artística em outubro, conquistou o público com sua simpatia e até virou embaixadora de marcas de beleza, como a Neutrox.

Em entrevista à CAPRICHO, Rebeca conta que a ginástica artística a aproximou do universo da beleza e falou sobre autoestima, sonhos e rotina antes das competições. “Estamos sempre maquiadas, de cabelo preso e collant cheio de brilho, então é um mundo onde eu me encontro bastante. E eu sempre gostei de cuidar de mim, porque me sinto bem fazendo isso”, afirma.

Na hora de se arrumar para um campeonato, o momento de preparo envolve um autocuidado especial. “Gosto de ter muito tempo, porque, se alguma coisa der errado, consigo me ajeitar. Então, começo umas duas horas antes e sempre faço a mesma coisa. Tomo meu banho, prendo o cabelo, faço a maquiagem e oro. Tudo escutando música, tudo bem tranquila para ir relaxando e fazendo com calma.” Rebeca conta que o visual varia de acordo com o collant, mas o que não pode faltar é uma boa base, sombra e um batonzinho. Dependendo da roupa, um delineado também entra no make!

View this post on Instagram

A post shared by Rebeca Andrade🤍🦋 (@rebecarandrade)

No dia a dia, a atleta diz que é básica até no skincare. Hidratante, protetor solar e um creme para quando surgem espinhas são os produtos presentes no nécessaire. Já quando o assunto é cabelo, a hidratação é fundamental. “Gosto da sensação de estar com ele cheiroso e macio. A gente prende bastante o cabelo para treinar, todos os dias em um treino de 7, 8 horas. É muito tempo com ele preso e, às vezes, fica muito embaraçado ou as pontas ficam desidratadas. Por isso, hidrato toda semana.”

É muito bom quando a gente se cuida, sabe? Pra gente mesmo, não para os outros“, reflete. “É importante quando você cuida de você para você mesma. Acho que isso melhora muito a minha autoestima. E olha que eu sou uma pessoa que tem uma autoestima muito boa! (Risos).”

Rebeca comenta que, apesar de a rotina de autocuidado ajudar na autoestima, especialmente em dias ruins, ela se sente muito bem consigo mesma. “Eu sempre falo ‘Nossa, eu sou muito maravilhosa, eu me acho muito linda, eu conheço a minha força, eu sei o que eu mereço’. Quando eu comecei a falar essas coisas para mim, vindo do meu coração mesmo, de me olhar no espelho e falar ‘Caramba, você é muito linda’, foi incrível. Fez total diferença na minha vida.”

Continua após a publicidade

O conselho da ginasta para quem está trilhando a jornada do amor próprio é ir com calma. “Eu acho que é se conhecer e se encontrar aos poucos“, recomenda. “Porque, quando a gente vai com muita sede ao pote, as coisas não dão certo. Eu acho que é um processo, sabe? Não dá para você chegar e falar ‘Hoje, eu vou ser maravilhosa, hoje vai dar tudo certo’. Porque não é assim. Como eu sempre falo para tudo na minha vida, é um processo. A gente tem que aprender a curtir cada fase das nossas vidas, e o nosso corpo por completo vai mudando com os anos, assim como a nossa mente. Quando a gente é mais jovem, como não entendemos muitas coisas, você só quer parecer aquilo que você está vendo que as outras pessoas são, e você olha para você e você se acha horrível. Só que não é. Esse é um pensamento seu, e é isso que você tem que trabalhar. Porque as outras pessoas que estão te vendo de fora te acham incrível e maravilhosa. Então, é você aprender a se olhar com os seus olhos, só que com mais carinho para você mesma.

A ginasta Rebeca Andrade competindo nas Olimpíadas de Tóquio usando collant branco, rosa e amarelo
Rebeca Andrade nas Olimpíadas de Tóquio Laurence Griffiths/Instagram

A campeã olímpica ainda falou sobre como foi virar inspiração de um país inteiro. “Muita gente acha que o que eu fiz é impossível. Eu nunca achei que fosse impossível, mas, sim, difícil. Quando você acredita em você mesma e tem pessoas que estão lá para te ajudar, é muito diferente a sensação e a forma que eu vejo todo o processo e tudo o que eu precisei passar. Hoje, é muito incrível ser inspiração para tantas pessoas e fazer tantas coisas na minha vida que não são relacionadas à ginástica.”

Eu gosto muito de tudo isso que eu estou vivendo. Eu sempre quis viver isso que eu estou vivendo e fico feliz que seja numa fase em que eu já me conheça um pouco mais. Tenho muita coisa para aprender ainda, mas que eu já me conheço um pouco mais e posso falar sobre coisas que são importantes e inspirar não só crianças e adolescentes, mas também adultos”, completa.

View this post on Instagram

A post shared by Rebeca Andrade🤍🦋 (@rebecarandrade)

Assim como Rebeca se tornou referência para meninas ao redor do mundo, ela mesma tem sua própria diva inspiradora: ninguém mais, ninguém menos do que Beyoncé. “Não só na questão da beleza, mas na forma como ela se posiciona, o que ela fala e defende.” 

Embora mantenha os pés no chão, ela não para de sonhar e revelou quais são seus próximos objetivos. “Este ano, vou realizar o sonho de ir para a Disney, que é uma vontade minha desde os 10 anos de idade. Na área profissional, o meu maior sonho é conseguir competir bem nos mundiais com a minha equipe para que a gente vá a Paris 2024 como equipe, porque esse ano foi bem difícil ir para as Olimpíadas sem o apoio das meninas. Outro sonho é conseguir me formar em psicologia. Ainda nem comecei e já estou pensando em me formar, porque a gente tem que pensar positivo (risos). E, por fim, quero tirar minha carteira de motorista. São coisas que eu realmente posso realizar e conquistar. Então, é acreditar em mim e correr atrás”, finaliza.

View this post on Instagram

A post shared by Rebeca Andrade🤍🦋 (@rebecarandrade)

Obrigada, Rebeca, por ser tão incrível e por nos inspirar a ter força e seguir acreditando nos nossos sonhos! <3

Continua após a publicidade

Publicidade