Continua após publicidade

Os perigos da trend do TikTok de usar limão para clarear as axilas

A CH conversou com um especialista para te contar tudo sobre o assunto!

Por Adrieny Magalhães Atualizado em 24 abr 2022, 14h00 - Publicado em 24 abr 2022, 14h00

O TikTok é uma plataforma ótima para compartilhar ideias e receitinhas caseiras, não é mesmo? No entanto, é fundamental tomar cuidado com algumas trends do aplicativo!

Nos últimos dias, uma receita com limão e bicarbonato de sódio – que promete clarear e tornar o tom das axilas mais uniforme – se popularizou na rede social e a CAPRICHO conversou com um especialistas que te conta todos os perigos da misturinha. Vem com a gente!

Por que nossas axilas escurecem?

Antes de tudo, é importante entender os motivos pelos quais nossas axilas tem tendência a escurecerem. De acordo com o dermatologista Dr. Daniel Cassiano, da Clínica Gru e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a condição é muito comum em pacientes com síndrome metabólica – que podem apresentar a região das dobras mais escuras, o que chamamos de acantose nigricante.

Continua após a publicidade

Outras causas incluem atrito frequente, que leva a um espessamento da pele que acaba escurecendo e inflamações repetidas por métodos depilatórios. Interessante, né?

Gif Hannah Montana surpresa
Eita! Giphy/Reprodução

O desodorante que você utiliza no dia a dia também pode ser um fator responsável por escurecer suas axilas, alguns produtos desodorantes contém substâncias irritantes , como o alumínio que podem causar sensibilidade e manchas na região. Fique atenta, amiga!

Continua após a publicidade

Como evitar o escurecimento das axilas?

Para evitar o escurecimento, basta ficar de olho nas causas citadas anteriormente e adotar algumas medidas. Indicamos que você diminua a frequência de processos agressivos na pele e invista em desodorantes em creme e com fórmulas mais naturais. Combinado?

Já no cotidiano, indicamos o uso de roupas arejadas que não causem atrito ou machuquem as axilas, além da adoção de métodos menos agressivos para depilação!

O limão e o bicarbonato de sódio realmente podem clarear as axilas?

O limão é um ingrediente muito associado a processos clareadores, ele já foi trend outras vezes com a promessa de clarear os fios de cabelo. Isso acontece e pode entregar resultados porque no limão existem dois ácidos com potencial clareador, sendo eles ácido L-Ascórbico (a famosa Vitamina C) e o ácido cítrico.

Continua após a publicidade

GIF de uma mão cortando o limão com uma faca
GIF Limão GIPHY/Reprodução

“O suco de limão e o bicarbonato de sódio contêm propriedade de absorção de umidade e neutralização de odores nas axilas, mas podem secar e irritar a pele sensível. No suco do limão há também uma substância chamada furocumarina, que, quando em contato com a radiação ultravioleta, se torna um irritante da pele, provocando dermatite (eczema de contato). A pele inflamada depois pode cicatrizar com manchas.“, explica o dermatologista Dr. Daniel Cassiano.

Sendo assim, a mistura de bicarbonato de sódio e limão pode, sim, te entregar resultados, mas eles são facilmente revertidos para um quadro ainda pior!

Continua após a publicidade

Quais são os melhores tratamentos para clarear as axilas?

“Inibidores da tirosinase são as substâncias escolhidas para clarear a pele. No entanto, o tratamento com cremes geralmente tem resultado limitado. Por essa razão, associamos com lasers de pigmento e peelings seriados”, explica Dr. Daniel Cassiano.

O profissional também alerta que usar clareadores sem indicação de um dermatologista pode irritar mais a região, o que piora a mancha. Dependendo da mancha, apenas os cremes não vão ter efeito e devemos associar com procedimentos médico.

Por esse motivo, destacamos a importância de um especialista para que o seu tratamento seja eficaz!

Continua após a publicidade

GIF de um limão sendo cortado no meio
GIF Limão GIPHY/Reprodução

E aqui fica o nosso alerta para algumas trends do TikTok!

Quem colaborou com a matéria: Dr. Daniel Cassiano, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Publicidade