Os perigos da trend do TikTok de usar limão para clarear as axilas

A CH conversou com um especialista para te contar tudo sobre o assunto!

Por Adrieny Magalhães 24 abr 2022, 14h00

O TikTok é uma plataforma ótima para compartilhar ideias e receitinhas caseiras, não é mesmo? No entanto, é fundamental tomar cuidado com algumas trends do aplicativo!

Nos últimos dias, uma receita com limão e bicarbonato de sódio – que promete clarear e tornar o tom das axilas mais uniforme – se popularizou na rede social e a CAPRICHO conversou com um especialistas que te conta todos os perigos da misturinha. Vem com a gente!

Por que nossas axilas escurecem?

Antes de tudo, é importante entender os motivos pelos quais nossas axilas tem tendência a escurecerem. De acordo com o dermatologista Dr. Daniel Cassiano, da Clínica Gru e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a condição é muito comum em pacientes com síndrome metabólica – que podem apresentar a região das dobras mais escuras, o que chamamos de acantose nigricante.

Outras causas incluem atrito frequente, que leva a um espessamento da pele que acaba escurecendo e inflamações repetidas por métodos depilatórios. Interessante, né?

Gif Hannah Montana surpresa
Eita! Giphy/Reprodução

O desodorante que você utiliza no dia a dia também pode ser um fator responsável por escurecer suas axilas, alguns produtos desodorantes contém substâncias irritantes , como o alumínio que podem causar sensibilidade e manchas na região. Fique atenta, amiga!

Como evitar o escurecimento das axilas?

Para evitar o escurecimento, basta ficar de olho nas causas citadas anteriormente e adotar algumas medidas. Indicamos que você diminua a frequência de processos agressivos na pele e invista em desodorantes em creme e com fórmulas mais naturais. Combinado?

Já no cotidiano, indicamos o uso de roupas arejadas que não causem atrito ou machuquem as axilas, além da adoção de métodos menos agressivos para depilação!

Continua após a publicidade

O limão e o bicarbonato de sódio realmente podem clarear as axilas?

O limão é um ingrediente muito associado a processos clareadores, ele já foi trend outras vezes com a promessa de clarear os fios de cabelo. Isso acontece e pode entregar resultados porque no limão existem dois ácidos com potencial clareador, sendo eles ácido L-Ascórbico (a famosa Vitamina C) e o ácido cítrico.

GIF de uma mão cortando o limão com uma faca
GIF Limão GIPHY/Reprodução

“O suco de limão e o bicarbonato de sódio contêm propriedade de absorção de umidade e neutralização de odores nas axilas, mas podem secar e irritar a pele sensível. No suco do limão há também uma substância chamada furocumarina, que, quando em contato com a radiação ultravioleta, se torna um irritante da pele, provocando dermatite (eczema de contato). A pele inflamada depois pode cicatrizar com manchas.“, explica o dermatologista Dr. Daniel Cassiano.

Sendo assim, a mistura de bicarbonato de sódio e limão pode, sim, te entregar resultados, mas eles são facilmente revertidos para um quadro ainda pior!

Quais são os melhores tratamentos para clarear as axilas?

“Inibidores da tirosinase são as substâncias escolhidas para clarear a pele. No entanto, o tratamento com cremes geralmente tem resultado limitado. Por essa razão, associamos com lasers de pigmento e peelings seriados”, explica Dr. Daniel Cassiano.

O profissional também alerta que usar clareadores sem indicação de um dermatologista pode irritar mais a região, o que piora a mancha. Dependendo da mancha, apenas os cremes não vão ter efeito e devemos associar com procedimentos médico.

Por esse motivo, destacamos a importância de um especialista para que o seu tratamento seja eficaz!

GIF de um limão sendo cortado no meio
GIF Limão GIPHY/Reprodução

E aqui fica o nosso alerta para algumas trends do TikTok!

Quem colaborou com a matéria: Dr. Daniel Cassiano, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Continua após a publicidade

Publicidade