Óleos essenciais: o que são, como usar e seus principais benefícios

Eles podem reduzir a ansiedade e manchinhas na pele, melhorar a concentração e muito mais!

Por Sofia Duarte - Atualizado em 11 ago 2020, 20h56 - Publicado em 8 ago 2020, 10h00

Você sabia que os óleos essenciais são extraídos de plantas aromáticas que possuem propriedades terapêuticas para o corpo e para a mente? Alguns deles são ideais para reduzir a ansiedade ou aumentar a concentração, por exemplo, e, por isso, são tão falados quando se trata de autocuidado. Para te ajudar a conhecer os benefícios e os principais tipos de produtos, a CAPRICHO conversou com especialistas que explicaram tudo sobre este universo da aromaterapia.

Óleos essenciais: o que são, como usar e seus principais benefícios CAPRICHO/CAPRICHO

Como incluir os óleos essenciais na rotina?

A aromaterapia é uma prática que consiste no uso de óleos essenciais para promover melhora no bem-estar e pode ser feita de diferentes formas. Uma das mais comuns é por meio dos difusores, em que gotas do produto natural são colocadas em um aromatizador de ambientes ou em um colar aromático. A absorção da fragrância pelo olfato é indicada para quem tem problemas nas vias respiratórias e possui benefícios emocionais. “As moléculas aromáticas alcançam nossas estruturas cerebrais responsáveis pelo comportamento, emoções e memórias”, explica a aromaterapeuta Daiana Petry, fundadora da Harmonie Aromaterapia.

Existem também os óleos essenciais em creme ou em gel, que podem ser aplicados no corpo. “Podemos obter um grande alívio nas dores de cabeça e cólicas menstruais, além de reduzir a acne ou clarear manchinhas da pele”, acrescenta Daiana. Ainda tem um outro jeito de apostar no cosmético, que consiste em pingar um óleo com propriedades relaxantes no chão do box na hora de tomar banho, o que pode transformar esse momento do seu dia em uma experiência ainda mais incrível.

A médica especialista em saúde e beleza Dra. Karla Lessa explica que devemos evitar usar os óleos diretamente na pele, pois, por serem muito concentrados, podem irritar o local e causar alergias. O indicado é usar os cosméticos diluídos: “Se sugerido pelo seu dermatologista ou tricologista, você pode misturá-los em uma máscara facial ou capilar, no hidratante, sérum facial ou em outro óleo vegetal.” Segundo a profissional, os melhores óleos vegetais para serem combinados com os essenciais e carregá-los para a pele são: coco, rosa mosqueta, uva e argan.

Vale dizer que os óleos essenciais também podem estar presentes em produtos como velas, sprays de ambiente, sabonetes e outros cosméticos no geral. Deu para perceber que o aconselhamento de um especialista é muito importante para entender qual é a forma mais indicada para você apostar neles, né?

Os principais tipos de óleos essenciais

Lavanda: calmante natural, proporciona relaxamento. É indicada para pessoas que estão com dificuldade de dormir ou andam muito ansiosas;

Camomila: tem propriedades calmantes e é indicada para diminuir oscilações de humor e ter uma boa noite de sono;

Bergamota: auxilia na diminuição da fadiga e do estresse, indicada para quem possui problemas de ansiedade e baixa autoestima;

Alecrim: conhecido por suas propriedades estimulantes, é indicado para os momentos de estudo;

Louro: auxilia na concentração e na memória, ótimo para focar nos estudos;

Laranja doce: ajuda a reduzir a tensão e a ansiedade e é uma boa opção para auxiliar no descanso após um dia cansativo;

Continua após a publicidade

Melaleuca: ação antisséptica, anti-bacteriana e anti-inflamatória, diminui acne e manchas na pele;

Capim-limão: energizante, boa escolha para momentos que demandam criatividade e concentração;

Sálvia esclareia: poderoso analgésico natural, ótimo para aliviar cólicas menstruais. “Você pode misturar três gotas do óleo essencial com uma colher de sopa de óleo vegetal de sua preferência e aplicar na região do ventre, massageando para total absorção”, ensina a aromaterapeuta Daiana Petry.

View this post on Instagram

Quem tem seu óleo essencial de louro e difusor não quer guerra com ninguém! Óleo essencial de Louro promove foco, concentração, rendimento mental, pensamento forte e positividade pois ativa a crença de merecimento! Com louro o impossível é só questão de opinião, já que amplia nossa visão e nossos horizontes. O medo segue os nossos sonhos…ative a coragem para ter uma comunicação de forma objetiva, sem medos ou travas. Difusor ametista e óleo essencial de Louro você encontra onde? www.harmoniearimaterapia.com.br 💚 Bom domingo 💚 #aromaterapia #oleosessenciais #harmoniearomaterapia

A post shared by Harmonie Aromaterapia (@harmoniearomaterapia) on

Como saber qual técnica e quais tipos de óleos são ideais para mim?

O nosso conselho é que você consulte um aromaterapeuta. O profissional vai te indicar marcas confiáveis que garantem a pureza dos produtos e fazer recomendações seguras, até porque o uso em excesso pode causar efeitos colaterais, como tontura e náuseas.

Outro cuidado fundamental é com óleos essenciais que possuem substâncias fotossensibilizantes, conforme afirmam Carla Barrichello e Patricia Tobo, gerentes científicas do bem-estar da Natura. “Os óleos essenciais de laranja e limão, por exemplo, possuem substâncias que, ao entrar em contato com os raios solares, podem causar queimaduras. Por isso, evite usá-los quando estiver ao ar livre. Além disso, alguns grupos específicos, como grávidas, idosos, crianças menores de 3 anos, indivíduos com epilepsia, hipertensão ou outras patologias graves, assim como pessoas muito sensíveis a fragrâncias, devem ter cuidado redobrado e passar por uma avaliação médica antes de tentarem explorar os benefícios da aromaterapia.”

Fontes entrevistadas para essa matéria: Carla Barrichello, gerente de Ciências do bem-estar da Natura; Patricia Tobo, gerente científica de bem-estar da Natura; Diana Petry, aromaterapeuta e fundadora da Harmonie Aromaterapia; Dra. Karla Lessa, especialista em saúde e beleza.

Já segue a CH nas redes sociais?
INSTAGRAM | TIKTOK | TWITTER | FACEBOOK | YOUTUBE

Continua após a publicidade
Publicidade