Musculação atrapalha o crescimento?

Por Da Redação Atualizado em 17 ago 2016, 09h31 - Publicado em 18 dez 2015, 16h44

Não, mas quem começa a puxar peso ainda na adolescência precisa tomar alguns cuidados. Por duas razões:

1. Neste momento, o seu corpo está investindo toda a energia no seu crescimento. Se a musculação é pesada demais, o organismo pode desviar essa atenção para a recuperação dos ossos e dos músculos, desviando o foco do crescimento.

2. Enquanto se está crescendo, o corpo fica mais suscetível a lesões.

Por isso, a musculação deve ser feita sob a orientação de um profissional especializado (um instrutor de educação física), que vai ver o seu tamanho, a sua idade e pensar em um plano especial para você. Quem ainda não ficou menstruada deve tomar ainda mais cuidado: em geral, se opta por aulas de ginástica ou treinos com pouco carga, que priorizem a resistência e não tanto a hipertrofia muscular. Depois disso, já dá pra pegar um pouco mais pesado.

Mas, independentemente da idade, a orientação de um professor é essencial para quem quer ter resultado sem se machucar. Por isso é tão importante procurar academias sérias, com professores 100% do tempo dentro da sala de musculação.

Se tudo for feito da maneira certa, a malhação será muito bem-vinda: ela dá disposição, ajuda a emagrecer, define os músculos, te faz sentir mais bonita. Eu adoro!

Alguém aí faz? Como é o seu treino?

Beijo!!

Continua após a publicidade
Publicidade