Modelo estreia no SPFW após crise de acne: “Afetou muito minha autoestima”

Heloiza Rathke, de 16 anos, ficou de fora da temporada passada por causa das espinhas

Por Beatriz Arruda - Atualizado em 26 out 2018, 16h09 - Publicado em 26 out 2018, 16h01

A pressão para se ter uma pele perfeita ainda é bem grande e afeta a vida de muitas garotas. A modelo Heloiza Rathke, de 16 anos, é um exemplo. Ela teve que adiar seu sonho de desfilar na São Paulo Fashion Week após ter uma grave crise de acne no início de 2018. Nesta temporada, no entanto, ela estreou nas passarelas do evento e participou de nove desfiles, incluindo Lilly Sarti, Bobstore, e PatBo.

Heloiza-Rathke
Heloiza Rathke, que não pôde desfilar por causa da acne, estreou na SPFW Mega Models/Divulgação

Heloiza contou que sua pele começou a estourar no final de março e, apesar de ter sido selecionada para alguns castings, ficou de fora da temporada n45 da SPFW, que rolou no final de abril, por causa do seu problema de pele. A modelo ficou muito mal com o que ocorreu e isso acabou afetando bastante sua autoestima. Ela se sentia insegura de expor sua pele nos castings e ter que passar muita maquiagem para esconder as espinhas.

A modelo, então, começou a passar por tratamento, tanto estético quanto psicológico, e agora estreou com tudo nesta edição! Ela reforçou os cuidados com a pele, mas também entendeu que é algo que muitas meninas enfrentam, principalmente durante a adolescência.

Heloiza começou o tratamento depois de passar por um dermatologista, afinal, só um especialista pode indicar os cuidados específicos para o tipo de pele de cada pessoa, tá? E mudou alguns hábitos. Passou a tomar mais água, cuidar melhor da alimentação, limpar a pele diariamente antes de dormir e usar protetor solar, este último com uma atenção extra porque ela também tem sardas. As espinhas ainda aparecem, mas diminuíram muito.

Continua após a publicidade
Heloiza-Rathke- (1)
A modelo participou de nove desfiles da temporada n46 da São Paulo Fashion Week Mega Models/Divulgação

Atualmente, várias celebs, como Lili Reinhart, Bella Thorne e Lorde comentam abertamente sobre a questão da acne e Heloiza afirma que é essencial falar sobre o assunto. “Acho importante porque como mexe com a nossa autoestima, é uma fase ruim. É muito bom se abrir sobre isso”. E ressalta: “Não tenho vergonha de mostrar fotos de como eu estava, porque para mim é um orgulho ver tudo o que eu passei e como eu cresci com o que aconteceu. É importante esse assunto ser discutido”.

E para as garotas que estão passando por essa situação, ela aconselha: “É difícil passar por isso, mas não se abalem. Procurem um dermatologista, ele irá poder ter ajudar. É algo que acontece na vida de muita gente, vai passar e melhorar”.

Publicidade